Home > Política > Pré-candidata a vice-prefeita de Itapecerica pretende elevar patamar turístico da cidade

Pré-candidata a vice-prefeita de Itapecerica pretende elevar patamar turístico da cidade

Quando perguntada sobre suas lembranças de Itapecerica, a jornalista Joyce Rios (MDB) discorre com detalhes. Memórias na Escola Municipal Severo Ribeiro, brincadeiras na “Rua da Queimada” e as tradicionais cavalgadas. A afetividade à cidade a levou a ser pré-candidata a vice-prefeita de Itapecerica na chapa do atual prefeito e pré-candidato a reeleição, Wirley Reis (Podemos), conhecido como Têko, na coligação “Itapecerica Pode Mais”, que ainda engloba os partidos Avante, Democratas, PT, PL e PROS.

Joyce é filha do médico Doryval Moraes Rios, provedor da Santa Casa de Itapecerica, e da oficiala do Cartório de Registro de Imóveis, Eloisa Afonso Rios. Ela é casada com o empresário itapecericano Fabiano Lopes Ferreira, conhecido como Fabiano Cazeca e presidente da Multimarcas Consórcios, com quem tem um filho.

Segundo Joyce, a decisão de aceitar ser pré-candidata à vice-prefeita não foi fácil. “Tanto por motivos pessoais, como pelas dificuldades que os noticiários mostram diariamente dos bons governantes em administrar o bem público. Mas, sou apaixonada pela política em si, por me sentir bem em ajudar o próximo e acreditar ser capaz de contribuir com o desenvolvimento social e econômico da cidade, seja através de projetos sociais, parcerias público-privadas, ou por meio de articulação política estadual e federal”, diz.

Filha de vereadora, sua mãe cumpriu dois mandatos (1997/2000 – 2001/2004), ela acredita que o potencial da mulher na política ainda é pouco explorado. “Nós temos conquistado um respeito e espaço importante nos últimos anos, mas ainda está a q u é m d o ideal. Penso que a presença feminina na política, assim como em todas as outras áreas é de extrema importância, pois, dentre as inúmeras qualidades inerentes à mulher, destaco a sensibilidade para lutar por justiça social e um olhar crítico da realidade, podendo contribuir para a solução de problemas e inovar em projetos exequíveis”, afirma.

As bandeiras defendidas por Joyce e Têko para o município são saúde, educação, realização de obras e, principalmente, um projeto extenso para alavancar o potencial turístico de Itapecerica. “Nós iremos implementar propostas para fomentar ações nesta área, o que gerará emprego e renda aos itapecericanos, além de transformar a cidade em polo turístico e cultural. Hoje, a cidade já é referência na região, mas queremos ir além, vamos elevar o nome da cidade como destaque estadual. Para isso, a ideia é investir pesado e deixar um legado para as futuras gerações”, explica.

Criação do Mercado Municipal, construção de uma rodoviária nova, implementação de portais nas entradas da cidade, expansão de pontos turísticos, esportivos e culturais, incentivo ao artesanato local e a valorização artística são alguns dos exemplos de potencialidades da cidade citados pela pré-candidata no setor turístico.

A área social também é um dos focos de Joyce, que afirma ter “carta branca” do pré-candidato à reeleição em sua chapa, para implantar projetos sociais. “Eu e Têko estamos bem alinhados sobre o desenvolvimento social e econômico do município, incluindo a zona rural e distritos. Quero dar atenção especial às crianças carentes, bem como criar concursos esportivos, literários e artísticos entre escolas, a fim de incentivar crianças e jovens a buscar novas perspectiva de vida. Outra área que quero me dedicar é a intensificação de projetos psicológicos, já que Itpecerica tem um alto índice de suicídio”, conclui.