Home > Opinião > Pandemia da COVID-19 pode ter objetivo espiritual?

Pandemia da COVID-19 pode ter objetivo espiritual?

Kélida

E m meio ao caos que todos vivemos devido à pandemia do novo coronavírus é comum nos questionarmos sobre o motivo pelo qual a terra passa por tanta dor. A resposta, porém, pode variar. No campo da espiritualidade, muitos tendem a acreditar que o mundo sofre, atualmente, uma espécie de castigo. Sobre este tema, o Edição do Brasil conversou com a cigana Kélida que, além de terapeuta holística, é espiritualista. Ela explicou que tudo isso pode não ser uma punição, mas uma espécie de ação e reação. “Não se pode colher frutos de uma árvore derrubada, querer água limpa da fonte quando se joga lixo nos rios e ruas; almejar pela paz quando se prega palavras de ódio ou desejar amor onde se espalha desunião de classes”.

Como ocorre a previsão de algo?
Ela vem por meio de metáforas. A espiritualidade de luz não tem a intenção de causar pânico e por esse motivo os seres nos alertam e são cautelosos. Às vezes, a forma faz parecer que determinada coisa é impossível de acontecer, por exemplo, em 2019, realizando um trabalho com a espiritualidade, disseram: “Vocês deverão se cuidar, pessoas serão vítimas de pessoas doentes. Morrerá uma pessoa por minuto na terra de vocês (ou seja, o Brasil). Mas, o que estará em jogo é o poder”. Ano passado, ninguém imaginava uma pandemia e que o Brasil, em meio a algo mundialmente temido, estaria preocupado com política. Na espiritualidade não existe tempo e espaço, os seres estão sempre a nossa frente.

Há quem diga que a pandemia tem um objetivo espiritual, qual poderia ser?
Não acredito que a espiritualidade prejudicaria pessoas em todo mundo como punição, alerta ou forma de trazer algum tipo de mensagem. Percebo o que está acontecendo de outra forma: o ser humano sempre teve dificuldades em lidar com o seu interior e quando se depara com algo do qual não se tem controle tende a soltar as rédeas da situação. É aquele famoso ditado: “Isso aconteceu porque Deus quis” ou “Não era a vontade de Deus”. É confortável pensar em objetivos espirituais quando não se pode ter uma explicação lógica para o caos.

Este momento será oportuno para as pessoas refletirem? Você vê isso acontecendo?
A reflexão deve ser um hábito para toda vida. É comum o ser humano agir e depois pensar, quando se deveria fazer o contrário. Mas, na prática, o raciocínio está presente em poucas situações, principalmente em um momento no qual as informações chegam a tempo real e todos estão conectados. Para ouvir o sexto sentido e receber informações corretas da espiritualidade ou das reflexões é preciso silenciar a mente.

A espiritualidade fala muito sobre a regeneração da humanidade. A pandemia pode fazer parte desse processo?
Estamos passando por um processo de mudança universal, mas a regeneração acontece desde um nascimento ou desencarne. Nas estações do ano é possível ver que a natureza se renova conforme a inteligência divina. O planeta sempre se recuperou é que agora os olhos estão voltados para essa informação. Perceba que as crianças que nasceram em 1980 tinham um tipo de comportamento até os 5 anos, hoje, em 2020, uma criança nessa idade consegue acessar uma rede social mais facilmente que um adulto e isso é uma regeneração da memória celular de cada indivíduo.

Muitos questionam os motivos de sermos expostos a tanto sofrimento. Há uma explicação para isso?
Lei de ação e reação. Muitos tendem a separar ciência de espiritualidade e isso é impossível. Não se pode colher frutos de uma árvore derrubada, querer água limpa da fonte quando se joga lixo nos rios e ruas; almejar pela paz quando se prega palavras de ódio ou desejar amor onde se espalha desunião de classes. A espiritualidade é solidária, ajuda o ser humano a enxergar suas falhas, corrigi-las e tem o profundo anseio de que seu sofrimento se cesse. Entretanto, as atitudes contribuem com as devolutivas do universo.

Como devemos tratar corpo e mente neste momento tão delicado?
Realizar uma reforma íntima é essencial e todos deveriam fazer dessa atitude uma prática quinzenal, conhecer seus pontos fortes e fracos, do que gosta e do que não gosta e suas limitações como ser humano. Isso evitaria dar ao outro o que não pode e receber de volta o que não deseja. Esvaziar-se diariamente é uma atividade que recomendo. O indivíduo deve fazer isso sentando em uma cadeira, fechando os olhos e perguntando ao seu corpo: Existe alguma energia ou sentimentos negativos ligados a mim? O corpo vai responder indiferente se é a primeira vez que faz esse exercício ou não. Você pode sentir uma dor em um determinado lugar ou enxergar mentalmente uma imagem, situação ou até uma pessoa. Quando sentir ou vir um pensamento, diga mentalmente ou fale: “Isso não me pertence, estou desligando minha energia dessa situação agora”. Isso trará uma leveza na alma e a prática vai ajudar nesse momento de pandemia.