Home > Artigo > Como podemos reagir nos momentos difíceis da vida?

Como podemos reagir nos momentos difíceis da vida?

Pesquisadores afirmam que diante de situações catastróficas, guerras, terrorismo, algumas pessoas adoecem seriamente em sua dimensão psíquica e mental, elevando o nível de agressividade na população, mortes e assassinatos. Até certo ponto essas pesquisas têm razão. O nosso cérebro pode adoecer muito diante dessas situações, gerando o que psicólogos chamam de sintomas de stress pós-traumático (TEPT), por exemplo.

Mas a boa notícia é que já passamos por tantas adversidades, tantas catástrofes, e o mundo não se tornou pior, porque dentro de nós existe uma capacidade gigante de superar as situações mais terríveis. O Brasil foi construído e colonizado por pessoas que vieram refugiadas da 2ª Guerra Mundial e de outras guerras. Olha a força que nós temos geneticamente falando dentro de nós, uma herança transgeracional. Quantos dons, capacidades que nós herdamos, isso é um ponto muito bonito de se ver.

Religiosos que estavam em Nova York quando as Torres Gêmeas caíram no dia 11 de setembro de 2001, me diziam assim: “Estou vendo aqui muito amor. É como se as pessoas tivessem acordado para o amor, a solidariedade, para a capacidade de um cuidar do outro…” Então, que decisão você vai tomar diante de tudo que você está vivendo?

No meu livro “A cura dos sentimentos em mim e no mundo”, cito Viktor Frankl, que foi prisioneiro em Auschwitz, com este trecho: “Sigmund Freud, que afirmou: Deixe alguém tentar expor à fome diversas pessoas, de maneira uniforme. Com o aumento da urgência imperativa da fome, todas as diferenças individuais [desaparecerão]”. Graças a Deus, Sigmund Freud foi poupado de viver a experiência dos campos de concentração. Seus textos deitam-se nos sofás de veludo da cultura vitoriana, não na sujeira de Auschwitz. Lá, as “diferenças individuais” não obscureceram, ao contrário, as pessoas tornaram-se mais diferentes; as pessoas se desmascararam… O homem é essencialmente autodeterminante. Ele se transforma no que fez de si mesmo. Nos campos de concentração, por exemplo, nesse laboratório vivo e nesse solo de testes, nós presenciamos e testemunhamos alguns de nossos companheiros comportarem-se como porcos, enquanto outros se comportavam como santos. “O homem tem ambas as potencialidades dentro de si mesmo: a que se efetiva depende das decisões, não das condições”.

Entenderam a profundidade disso? Diante de tudo que você está vivendo: o que você vai decidir? “Ah, mas já perdi tudo, estou desempregado.” O que você pode estar fazendo durante este período? Voltando a estudar? Existem cursos que estão sendo oferecidos gratuitamente, inclusive por universidades. Descobrir novos dons, redescobrir talentos que tinha lá na infância e que você pode trazer agora. Pode fazer aquele pão caseiro e oferecer para sua vizinhança. Lembro-me da “Espiga Dourada”, perto de Vargem Grande Paulista (SP), onde existe o centro do movimento Focolares, é uma panificadora que me dá água na boca de lembrar, e como ela começou? Com as consagradas vendendo pão na esquina da rodovia. Começou pequena. Enfim, dentro de nós existem heranças de nossos antepassados, dons, e forças capazes de enfrentar situações mais adversas. Então, o que você vai fazer nesse período vai determinar se você é “porco” ou santo.

*Adriana Potexki
Psicóloga

[box title=”O conteúdo deste artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]