Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em Contagem

O ex-prefeito Ademir Lucas não tem problema sério de saúde, como chegou a ser propalado na cidade. “Estou muito bem. Na minha opinião, o que vai mal é o radicalismo de alguns políticos, impulsionados pelas maldades nesta época de eleição”, disse Lucas em um vídeo divulgado na sua rede social. Aliás, ele é um dos nomes apontados como pré-candidato na eleição de 2020.

Cena cultural

Na esquina da Rua Grão Mongol com Avenida do Contorno, vândalos atearam fogo em livros de um senhor que fazia a venda do material para conseguir sua sobrevivência financeira. O ato repercutiu em todo o Brasil e o homem recebeu a doação de milhares de publicações. Mas uma cena chamou atenção de populares. Um carro da Polícia Militar foi até o local também levando sua contribuição com diversos exemplares.

Política em Montes Claros

Amigos do deputado federal Marco Freitas (PSL-MG) avisam: “ainda existe a possibilidade de o parlamentar disputar a Prefeitura de Montes Claros. Isso vai depender das convenções políticas que acontecerão até o fim de setembro”.

Sucessão em Ipatinga

Em Ipatinga, no Vale do Aço, as chances da candidatura do ex-prefeito Sebastião Quintão vingar são muito remotas. Segundo informações locais, ele tem problemas com a justiça. A conferir.

Endividamento do Brasil

Ao analisar a situação econômica do país em recente debate na TV, o cientista político Christian Lohbauer previu: “o endividamento do Brasil, por conta destes gastos emergenciais, deve chegar ao patamar de 90% do Produto Interno Bruto (PIB). Será, cientista?

Sem chance

Vejam só como o poder é fascinante. O deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos) já deixou claro a sua pretensão em ser candidato a prefeito de Belo Horizonte, cidade onde ele não tem a menor inserção política.

Política em Sabará

Candidato à reeleição, o atual prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB) de acordo com os comentários ouvidos na praça principal cidade, quando o momento for oportuno vai fazer um trabalho de corpo a corpo pedindo votos. Mas quem quiser deixá-lo irritado é perguntar se seu irmão, o ex-prefeito William Borges, irá ajudá-lo na campanha. Aí tem coisa!

Combate ao vírus

Para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o uso da máscara pelas pessoas de todo o Brasil deve ser visto como um símbolo no combate ao coronavírus. Ele considera um absurdo ter que levar esse assunto para ser discutido na justiça.

Disputa palaciana

Declaradamente contra o presidente Jair Bolsonaro, o jornalista Merval Pereira disse que a briga interna no Palácio do Planalto, protagonizada entre os militares e os amigos da ala ideológica do governo, está cada vez mais fratricida. Isto ainda vai dar xabu”, prevê o comunicador.

Emergência sem controle

Em recente debate na TV, a jornalista Juliana Rosa atacou: “Até pessoas que já morrem receberam o auxílio emergencial de R$ 600. A pergunta é onde está o serviço de informação e controle do governo federal. Isto é um absurdo inominável”.

Indústria prejudicada

As informações são do professor de economia da UFMG, Marco Flávio Cunha Resende. Para ele, a dificuldade na importação de produtos está prejudicando a indústria brasileira, especialmente aquelas que têm fortes dependências de matérias-primas vinda do exterior.

Internet sem controle

Quando fez um comentário a respeito do projeto de lei visando regulamentar a comunicação virtual no Brasil, a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Melo, lembrou: atualmente, as plataformas das contas que comandam as redes sociais agem sem qualquer tipo de controle e sem fiscalização alguma. E, claro, isso ainda vai terminar em problema sério”, avaliou.

Sucessão em Juiz de Fora

Aviso aos navegantes: o atual prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), tem evitado falar em política por estar envolvido nas ações de combate ao coronavírus. No entanto, é candidatíssimo à reeleição, comentam amigos.

Vereadora de prestígio

A atual presidente da Câmara Municipal Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos) tem sido lembrada para se tornar candidata à vice na chapa de alguns dos pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Menos, é claro, do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD), que se o pleito fosse hoje, indicaria o secretário da Fazenda, Fuad Noman.

Bolsonaro em BH

A jornalista Cristiana Lôbo, uma das mais destacadas cronistas políticas de Brasília, recentemente disse: “há um plano do Palácio do Planalto visando a presença do presidente Jair Bolsonaro para apoiar candidatos a prefeito nas principais capitas brasileiras. Neste caso, o chefe da nação deverá jogar pesado na sucessão de Belo Horizonte”, preveem os políticos da capital mineira.

Violência psicológica

O médico e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), Paulo Saldiva, sempre convocado a opinar sobre o quadro da crise sanitária no Brasil, disse semana passada que a COVID-19 provoca uma espécie de violência psicológica em todos, especialmente nas crianças que sofrem mais por não entenderem exatamente a força oculta do vírus.

Ferramenta para adestrar

Falando com relação à COVID-19, o filósofo Luiz Felipe Pondé rememorou: “Maquiavel, em sua época, já dizia que o medo é uma arma para adestrar. Então, quanto mais se fala na pandemia, mais as pessoas ficam propensas a aceitarem o isolamento social por pura pressão psicológica”.

Política oportunista?

Tida como uma das líderes dos movimentos de esquerda em Minas, Jô Morais (PCdoB) resolve se candidatar novamente a vereadora da capital. Porém, matemáticos da política de BH enxergam isso como puro oportunismo. “ tem gana pelo poder. Ela não sabe fazer outra coisa desde que chegou aqui, vinda do Nordeste do Brasil”, comentam. Cruz credo, gente!