Home > Destaques > Devido ao coronavírus, busca por exame de rotina reduz 33% na capital mineira

Devido ao coronavírus, busca por exame de rotina reduz 33% na capital mineira

O dito popular traz uma importante mensagem: “é melhor prevenir do que remediar” e quando o assunto é saúde, estar com os exames de rotina em dia pode evitar que sejamos pegos de surpresa por doenças indesejadas. No entanto, a procura por este check-up tem diminuído em meio à pandemia do novo coronavírus. O medo da COVID-19 reduziu em 33% a busca por exames simples, segundo dados divulgados por um laboratório de Belo Horizonte. Os que tiveram menor procura foram hemograma, glicose, colesterol, total triglicérides, vitamina D, creatinina, ureia, exames de coagulação (TP, TTP e RNI), entre outros.

O patologista clínico e hematologista Daniel Dias Ribeiro explica que há uma insegurança natural de parte da população de ir a locais públicos. “Mas não há necessidade de deixar de fazer os exames, desde que o local escolhido esteja preparado para receber as pessoas corretamente. Por isso é bom que, antes de se deslocar a um laboratório, se certificar das ações tomadas pelo local em relação à COVID-19”.

O especialista frisa a importância do check-up. “É uma maneira de detectar problemas de saúde que ainda não se manifestaram clinicamente ou que apresentaram sintomas discretos. A periodicidade vai variar de acordo com a idade e sexo do paciente, além dos resultados anteriores”.

Ele acrescenta que o acompanhamento médico aliado aos exames de rotina é fundamental. “A partir disso é possível evitar doenças mais sérias, mas os resultados precisam ser analisados clinicamente para que o processo seja eficaz”.

Ribeiro ressalta que o tipo de avaliação também varia de acordo com sexo e idade. “Caso exista algum sinal ou sintoma mais específico podem ocorrer variações no perfil de exames solicitados. Habitualmente são realizados testes que avaliam a função renal, hepática, tireoidiana, perfil lipídico, hemograma, glicemia de jejum, exame de urina rotina, entre outros”.

Aos 26 anos, a confeiteira Karina Souza costuma fazer um check-up anual. Porém, com a pandemia, adiou o processo. “Acho que não custa nada tirar alguns dias para saber como vai a saúde. Contudo, o medo de sair de casa tem falado mais alto. Neste momento prefiro esperar a poeira baixar um pouco para ir fazer os exames de rotina”.

Já a personal stylist Iara Carvalho, 34, foi motivada pela pandemia a ir checar como está a saúde. “Confesso que tinha uns 3 anos que não fazia um exame básico. Mas a gente tem ouvido falar tanto em imunidade, em grupos de risco e tudo mais que me vi pensando: ‘não sei se faço parte’ e corri para verificar tudo. Ainda bem que os resultados não apontaram nada. No entanto, foi sim o susto da pandemia que me acendeu este alerta e pretendo seguir a recomendação de fazer um check-up por ano. A prevenção é Manter a rotina de exames é importante para evitar surpresas sempre o melhor caminho”.