Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Menin presidente?

Nas imediações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mesmo no período de pandemia o assunto político, como não poderia deixar de ser, toma conta das rodadas. Agora, já existem pessoas defendo o nome do mega empresário mineiro Rubens Menin para ser candidato a presidente da República. Recentemente, ele foi cogitado para disputar o governo de Minas. “Seu foco, por enquanto, é no mundo dos negócios”, dizem amigos.

Sucessão em Contagem

Em Contagem, terceiro colégio eleitoral de Minas, o assunto sucessão do atual prefeito Alex de Freitas está temporariamente proibido, mesmo porque, o próprio chefe do Executivo já declarou não ser candidato à reeleição. Contudo, segundo comentários ouvidos por lá, sua estrutura para disputar a Câmara Federal em 2022 já está montada. A conferir.

Política em Nova Lima

Com seus mais de 78 anos, o prefeito Vitor Penido (DEM), agora impedido de disputar mais um mandato como prefeito de Nova Lima, muito possivelmente deve pendurar a chuteira e se aposentar da vida pública. O problema é que ele não tem herdeiro político à altura de sucedê-lo. É o que diz a turma de fofoqueiros na Praça Bernardino de Lima, em frente à prefeitura local. Coisas da política mineira.

Domínio chinês

Durante este período de fechamento do comércio de Belo Horizonte por conta da COVID-19, muitas informações circularam nas redes sociais. Umas até controversas, por exemplo, o comentário segundo o qual os chineses teriam um projeto para dominar definitivamente o segmento popular de vendas no centro da cidade. Atualmente, eles já são fortíssimos no “Shopping Oi”, o que ainda não estaria suficiente para o grupo asiático, declaram as fontes.

Prestígio de Patrus

Um levantamento informal aponta que o atual presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), é o político de projeção estadual a conquistar maior espaço semanalmente na denominada mídia tradicional de Belo Horizonte. Logo depois, vem o governador Romeu Zema (Novo), ambos seguidos pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Política em JF

Informações procedentes da Zona da Mata Mineira confirmam: o ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (MDB), tem planos de ficar quieto neste pleito de 2020, ou seja, não irá disputar cargo algum. Porém, fontes garantem que ele não ficará longe da cena política no município.

Alberto conselheiro

Nestes 20 dias de isolamento social não houve trégua para o ex-governador Alberto Pinto Coelho, que como diz a imprensa da capital, é atualmente destacado como conselheiro político do Estado, pois está sempre discutindo e debatendo assuntos de interesse de Minas, com experiência de quem já foi presidente da ALMG e ex-comandante titular do Palácio da Liberdade.

Nos meandros da Justiça

Aviso aos navegantes: o desembargador Nelson Missias, que nos próximos dias deixa a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), não irá pendurar a chuteira. Pelo contrário, continuará na ativa por quase uma década, é o que comenta os amigos.

Sucessão em MOC

O delegado e deputado federal Marcelo de Feitas (PSL-MG) tem planos de disputar a Prefeitura de Montes Claros. Se possível, ainda neste ano, mas caso não tenha ambiente para tal, estará disposto para daqui a 4 anos.

Chineses maltratados

O jornalista Gerson Camarotti aconselha: “Apesar de ser a maior compradora de produtos do Brasil, ultimamente, a China está sendo muito maltratada por nós. Eles podem ficar zangados em determinado momento e tomar atitudes mais drásticas”.

Americanos ciumentos

Com experiência de professor de várias universidades em São Paulo, o economista Gesner Oliveira disse à uma rede de TV semana passada: “Os norte-americanos morrem de inveja do Brasil que tem um agronegócio potente, capaz de fazer frente à própria produção daqueles gringos”.

Germe infernal

Respeitado médico e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), o paulistano Paulo Saldiva, assustou os brasileiros ao declarar: “Em geral, quando um paciente vai para uma UTI por conta da COVID-19, termina saindo de lá com algum tipo de complicação viral, ou seja, contaminando-se por outro tipo de vírus”. Cruz credo, doutor!

Vazando informações

No auge da Operação Lava Jato, muitas pessoas achavam bonito o vazamento de informações, que em última análise, já condenava os denunciados antes do julgamento. “Recentemente, houve exposição de dados do presidente da República e de alguns ministros e, neste caso, os responsáveis pelo ato ainda não foram punidos. Ou seja, o assunto é muito sério e deve ser levado ao pé da letra. Todos os crimes devem ser mais investigados”. Opinião do cientista político Ricardo Sennes.

Regina sem cultura

“Onde está a cultura de Regina? Cadê Regina? Quais eram os planos de Regina?”. Essas foram as indagações da atriz Denise Fraga, ironizando a respeito da rápida passagem de sua colega de profissão, Regina Duarte, na Secretaria Especial da Cultura. Para Denise, isto foi o fiasco do ano, diga-se de passagem.

Sem politização

Irritado com os acontecimentos nacionais, o diretor do Instituto Butantan Dimas Covas alertou: “As autoridades brasileiras precisam parar de ficar fazendo manifestações políticas e colocar o assunto pandemia em pauta. Os procedimentos para erradicar e tratar a COVID-19 são dos médicos e não dos políticos. Estas marchas e encontros grandiosos nada contribuem para minimizar o avanço do vírus. É abominável politizar um assunto tão sério como este”.