Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kalil na periferia

Embora tenha mais prestígio com o público formador de opinião, principalmente, por conta de sua presença nas redes sociais, a partir de agora, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), passou a ser o rei da periferia. Recentemente, ele mandou entregar milhares de cestas básicas às pessoas mais humildes da capital como ação para minimizar o sofrimento do povo em função dos problemas causados pela COVID-19.

Briga pela audiência

Nesta época na qual as pessoas estão em casa, a audiência das TVs , seja no Brasil ou no mundo, cresceu espetacularmente. Aqui, em Minas, a rivalidade pelo segundo lugar é entre a TV Record e a TV Alterosa. Cada uma divulga um número, uma loucura!

Sucessão em Lagoa Santa

Enquanto em Brasília se discute sobre a possibilidade de alteração no calendário eleitoral deste ano, em Lagoa Santa, o ex-prefeito Genesco Aparecido Filho não quer ouvir falar sobre prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos. Tanto que ele continua trabalhando diuturnamente na tentativa de voltar ao comando do município. Ou seja, está de olho na cadeira, atualmente, ocupada por Rogério Avelar (PPS).

Sucessão em Uberlândia

Quem conhece bem a política do Triângulo Mineiro sabe perfeitamente das pretensões dos políticos da região no que diz respeito à sucessão de Uberlândia. Consta, inclusive, que ser prefeito de lá é o sonho do ex-deputado estadual Felipe Attiê. Contudo, e segundo pessoas próximas, o ex-parlamentar não tem coragem de participar do pleito deste ano por entender que seria difícil desbancar o atual prefeito Odelmo Leão (PP). Coisas da política mineira.

Presença de Danilo

Embora sumido do noticiário cotidiano de BH, o ex-poderoso secretário de Governo Danilo de Castro, de acordo com pessoas próximas, está longe de ficar de pijama em casa. Ele tem se articulado politicamente, pois não consegue ficar quieto diante de tantas demandas de amigos e ex-aliados políticos.

Brant sumido

Não se sabe se é por causa desta pandemia de coronavíus, mas o certo é que o ilustre vice-governador Paulo Brant desfiliou-se do Partido Novo e tomou um chá de sumiço. Aí tem coisa, viu?

Saúde x Sofrimento

“Não é fácil. Pelo contrário. É muito sofrido enfrentar horas a fio para poder atender a pacientes infectados pela COVID-19, tanto que as pessoas envolvidas nesse processo, sejam médicos, enfermeiros ou técnicos, podem ser consideradas guerreiras. É uma ação de altíssimo risco, inclusive pessoal”. Opinião do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Prestígio de Mandetta

Em São Paulo, já existem movimentos para que seja prestada uma homenagem ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Mas, pessoas próximas ao governador João Doria (PSDB) estão preocupadas de que essa atitude seja vista como uma espécie de afronta. E, com isso, a homenagem pode até “melar”.

Saudade do ex-ministro

Em Brasília, a jornalista e cronista política Cristiana Lôbo lembra: “Vai ser difícil à nova equipe do Ministério da Saúde apostar e apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) como aconteceu até o final da administração do ex-ministro Mandetta”.

Anastasia ministro?

Nos corredores quase vazios do Congresso Nacional permanecem os comentários indicando que o senador mineiro e atual vice-presidente do Senado Federal, Antonio Anastasia, estaria com tudo acertado para se tornar ministro do Tribunal de Contas da União. Na verdade, trata-se de uma informação antiga que voltou a ser mencionada por vários grupos políticos. É espera para ver…

Pandemia nas favelas

Todos os especialistas brasileiros entendem que, a partir desta semana, a COVID-19 irá deixar de incomodar a classe média e alta para subir às favelas e comunidades de todo o Brasil. Aí ficará difícil de buscar uma solução para o problema, que também passa a ser social, pois essas pessoas não têm sequer água encanada. Cruz credo, gente!

Zé Maria e os políticos

Experiente jornalista, o mineiro José Maria Trindade, radicado em Brasília há mais de 30 anos, disse: “É engraçado, mas é muito difícil encontrar algum deputado que, efetivamente, esteja feliz. Parece que estão sempre em pé de guerra, com problemas urgentes e demandas insuperáveis”.

Preço da saúde

Em Minas e no Brasil, os preços de todos os produtos envolvidos no combate ao coronavírus estão acima da tabela de mercado. Um exemplo disso pode ser a cerca que foi colocada em torno da Praça do Papa, no alto da Avenida Afonso Pena, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Como foi comprada às pressas e sem licitação, ela pode ter custado muito mais do que vale.

Justiça x Médico

Durante 2 anos seguidos, a Polícia Federal e o poder Judiciário eram os verdadeiros donos do Brasil, com poder acima de todos. Agora, a ascensão dos meritíssimos diminui e a visibilidade dos médicos cresceu, ou seja, sai à toga e entra o jaleco branco. E, assim, o Brasil vai vivendo.

Outra civilização

Experiente médico e administrador Paulo Saldiva, membro da Academia Brasileira de Medicina, ao analisar o quadro da pandemia mundial reforça a tese de alguns especialistas: “Depois que tudo isso terminar, a humanidade vai reiniciar diferente. Não basta ter tudo se não tem saúde para poder continuar vivendo”, refletiu.

Reflexos da crise

Para o historiador Marco Antonio Villa, os reflexos da crise só serão extirpados lá pelo fim de 2021, pois, neste momento, os problemas financeiros não podem sequer ser mensurados. “Assim como aconteceu na China, aqui também teremos um crescimento menor para os próximos 15 meses”, avaliou o mestre.

Explanada em movimento

“A Explanada dos Ministérios, em Brasília, nunca foi tão movimentada como nestes últimos meses. Quando não é o presidente, são os parlamentares que fazem questão de subir a temperatura do ambiente político”. Opinião do cronista político Gerson Camarotti.

Preço da gasolina

Para o economista e professor da Fundação Getulio Vargas, Gesner Oliveira, os postos de combustíveis não querem diminuir o preço da gasolina tendo como base a decisão da Petrobras em conceder descontos nas refinarias. “Mas é só brasileiro deixar de comprar que eles vão ter que ceder, afinal, essa atitude é uma falta de patriotismo. É ganância comercial dos proprietários”, afiança Oliveira.