Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto,  os jornalistas Sérgio Moreira e Eduardo D’ Ávila 

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE ALERTA PARA EVITAR GOLPES

Diante dos relatos de golpes que vêm sendo aplicados por estelionatários por meio de chamadas telefônicas ou mensagens de WhatsApp, o Ministério da Saúde informa que não pede nem recebe doações em dinheiro, assim como não há fundo exclusivo para receber recursos da população para combate à pandemia da COVID-19. O Ministério da Saúde admite receber doações apenas de insumos, equipamentos e materiais médico-hospitalares relacionados ao combate à pandemia. Os interessados em fazer doações desse tipo devem procurar o órgão. Alias, é um absurdo aproveitarem do sentimento de fraqueza das pessoas em momentos como este que o país e o mundo estão passando para aplicar golpes.

 

LIXO CAUSA PREOCUPAÇÃO 

Diante dos graves problemas existentes no Brasil, um merece atenção das autoridades não é de hoje: os inúmeros lixões. Considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade, eles estão presentes em mais da metade dos municípios brasileiros e prejudica um grande número de habitantes. Isso sobrecarrega, ainda mais, o sistema de saúde pública. A estimativa é de que esses locais recebam, por ano, cerca de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Calcula-se que seriam necessários, pelo menos, 500 aterros sanitários para resolver o problema dos lixões no país. Medidas efetivas precisam ser tomadas com urgência, pelos governantes, para reverter esse quadro. Além disso, é necessário educar a sociedade sobre o descarte correto do lixo.

 

POPULAÇÃO E O CORONAVÍRUS

Como se não bastasse às notícias diárias, o Ministério da Saúde estima que nos próximos 3 meses a maioria da população brasileira será exposta ao novo coronavírus, principalmente de grandes centros urbanos. O pico da epidemia tende a ocorrer em abril e maio, e no inverno, entre junho e julho, porque as pessoas ficam mais juntas, quando as temperaturas são mais baixas. Alguns prefeitos de cidades mineiras estão flexibilizando as restrições e isso vai contra as orientações dos órgãos de saúde. No Brasil, a doença já havia matado mais de 841 pessoas até o último balanço do dia 9 de abril.

 

CANAL ABERTO

Ex-presidente da CBF volta para o Brasil. O ex-presidente da Confederação Brasileira de futebol (CBF), José Maria Marin, 87 anos, voltou para o Brasil depois de passar quase 5 anos detido na Suíça e nos Estados Unidos. A pena que acabaria em 2021 foi reduzida devido ao risco da COVID-19. 

 

Fundo eleitoral será usado para combater  coronavírus. Uma decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou que os repasses da União para o fundo eleitoral e ao fundo partidário sejam bloqueados e usados para combater a pandemia de coronavírus. Em sua decisão, o magistrado afirma que manter os recursos à disposição de partidos políticos, levando em consideração o atual cenário, fere a moralidade pública. O fundo eleitoral mantém em seu caixa o valor de R$ 2 bilhões para serem usados nas eleições municipais. Já o fundo partidário, verba usada para custear partidos políticos, tem uma reserva de R$ 1 bilhão. Esses fundos são dinheiros públicos que deveriam estar sendo aplicados nas áreas da saúde, educação, moradia e segurança, serviços essenciais para a população.