Home > Geral > Estados Unidos foi principal destino procurado pelos brasileiros em 2019

Estados Unidos foi principal destino procurado pelos brasileiros em 2019

O começo de um novo ano pode ser o momento ideal para planejar aquela viagem dos sonhos. Mas você sabe qual destino internacional anda mais popular entre os brasileiros? Uma pesquisa feita pelo Preferred Hotels & Resorts apontou que os Estados Unidos foi o país de maior preferência. Especialistas da área assinalam, inclusive, que o lugar continuará em primeiro lugar no ranking em 2020.

O diretor da World Study BH, agência de intercâmbio, Paulo Silva, explica que a preferência pelos Estados Unidos é cultural. “Trata-se de uma potência que nos influencia diretamente por meio de filmes, músicas, seriados, moda e celebridades. Isso acaba gerando uma identificação com o país e, com isso, nasce a curiosidade de conhecê-lo”.

México, Colômbia, Argentina, Itália, Espanha, Paraguai, Reino Unido, Peru e França seguem os EUA no ranking de preferência entre os brasileiros. Chama a atenção o fato de 5 dos 10 países estarem na América Latina. Isso porque, em 2018, nenhum destino latino ficou no top 10. Silva atribui isso, principalmente, ao aumento do preço das moedas. “Na América Latina elas são bem mais acessíveis. E os brasileiros podem descobrir novos pontos turísticos e culturais que estão perto deles e que são tão interessantes quanto os destinos tradicionais”.

Para este ano, o especialista acredita que Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Canadá serão os mais procurados entre os brasileiros. Ele reforça que, para fazer uma viagem, é preciso planejamento. “Escolher as datas com antecedência, estudar bem os locais que pretende ir, definir o valor de investimento e ter auxílio de uma agência séria e comprometida que ajude com toda a documentação necessária e demais procedimentos”.

A gestora de qualidade Luciana Honorato seguiu esses passos e não teve nenhum problema em sua viagem de 16 dias para Orlando, na Flórida, Estados Unidos. “Eu e minha noiva planejamos a viagem por cerca de 5 meses. Deixamos o visto para a última hora, o que é um pouco arriscado e gastamos mais, mas, fora isso, foi tudo tranquilo”.

O planejamento, na opinião dela, foi de suma importância. “Nós não tivemos dificuldade nenhuma, viajamos com seguro e isso dá uma segurança a mais na hora de ir”.

Já a psicóloga Bianca Fiori decidiu viajar para a Argentina de repente e se arrependeu. “Consegui acertar a minha agenda para tirar 7 dias de férias, eu e uma amiga organizamos a viagem em duas semanas. O passeio foi ótimo, porém, quando voltei percebi que o gasto seria bem menor se tivéssemos feito tudo com calma”.

Ela pretende fazer outra viagem internacional este ano, só que com calma dessa vez. “De um modo geral, conhecer a Argentina foi incrível, mas penso que pequenos estresses poderiam ser evitados. Não pensamos em comprar, por exemplo, um pacote com traslado e, quando chegamos lá, tivemos que nos virar para achar um carro. Por isso é melhor já sair daqui com tudo acertado”.

Silva reforça a ideia de estudar bem o destino. “Até mesmo para a pessoa saber se, de fato, ela vai gostar da escolha. Verificar o clima na época pretendida da viagem, aprender sobre a cultura local, descobrir que tipos de atividades de lazer o país pode proporcionar, se existem pontos turísticos interessantes, se são de fácil deslocamento, qual a média de gastos com alimentação e hospedagem, entre outros. Tudo isso tem que estar de acordo com as expectativas do viajante para que não haja frustrações ou surpresas desagradáveis”, finaliza.