Home > Destaques > Deputados vão travar duelos na disputa pelas prefeituras

Deputados vão travar duelos na disputa pelas prefeituras

Foto: Inácio Franco almeja a Prefeitura de Pará de Minas

É a primeira vez que o deputado estadual Inácio Franco (PV) está sinalizando sua pretensão em enfrentar o ex-deputado Antônio Júlio na disputa pela Prefeitura de Pará de Minas. Os dois já comandaram a cidade, mas Franco, sabendo da popularidade de seu adversário, à época, não aceitou o desafio. Porém, este ano, tudo leva a caminhos e decisões políticas diferentes, é o que dizem os assessores.

Há 4 anos, o grupo de Franco derrotou Júlio. Agora, o ringue está pronto a espera dos dois nomes para o duelo que desperta a atenção nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em Contagem, segundo maior colégio eleitoral do estado, o deputado estadual professor Irineu anunciou que entrará na disputa pela prefeitura. Ele foi eleito parlamentar por causa de sua filiação ao PSL e, como a candidatura de Bolsonaro cresceu, o professor surfou na onda positiva. Agora tudo vai ser diferente, visto que Bolsonaro se elegeu e o PSL é coisa do passado.

Ainda em relação a Contagem, a deputada Marília Campos (PT) tem dois discursos. Internamente, ela confessa que não está tão entusiasmada para enfrentar uma “máquina pesada” como a prefeitura, mas, perante as lideranças locais, anuncia abertamente sua pré-candidatura.

Os únicos deputados estaduais eleitos por Juiz de Fora, Noraldino Júnior (PSC) e a delegada Sheila (PSL) afirmaram à imprensa que colocarão seus nomes na disputa para comandar o município. Antes de chegar à ALMG, delegada Sheila, inclusive, foi a vereadora mais votada da Manchester Mineira, com mais de 5 mil votos. O deputado Júlio Delgado (PSB) e a petista Margarida Salamão se mantêm em silêncio e ninguém sabe precisar qual seria o caminho escolhido por eles.

O atual prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), muito discreto quando se trata de assuntos políticos, está se organizando para buscar a reeleição. Amigos dizem que, no momento, ele conversa com possíveis aliados, mas que vai deixar para tomar decisões mais concretas em meados de maio.

Mesmo sabendo da popularidade do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), a deputada petista Leninha está otimista. Ela anuncia aos quatro ventos sua candidatura e o desejo de desbancar o atual chefe do Executivo. Na porta do Café Galo, localizado no Centro da cidade, essa decisão da parlamentar é vista como uma aventura.
Ao ser procurado pela imprensa, o deputado estadual Bosco (Avante) confirmou sua candidatura à Prefeitura de Araxá. Porém, sua fala não mereceu maiores considerações junto às lideranças. Mesmo porque, como se trata da terra do governador Romeu Zema (Novo), esse assunto pode ser levado ao conhecimento do chefe do Executivo estadual, em momento oportuno, segundo os políticos locais.

Por fim, na capital mineira, tudo continua como antes, ou seja, poucos políticos de prestígio estão interessados em bater de frente com Alexandre Kalil (PSD), a não ser o deputado João Vítor Xavier (Cidadania), que tem usado as redes sociais para destilar duras críticas ao prefeito. Por enquanto, ninguém está levando a sério outros nomes, inclusive, o de Mauro Tramonte (PRB), Alencar da Silveira (PDT) e professor Wendel (Solidariedade).