Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Foto: Professor José Moran e o empresário Saulo Serrinha

A SP Inovações Institucionais, empresa credenciada em MG pela Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola do Futuro, participou da abertura do ano letivo da rede de ensino de Contagem, que contou com a presença do palestrante internacional professor José Moran, da USP, e do empresário Saulo Serrinha.

OI COBRA FATURA DO FILHO DE LULA – A companhia de telefonia Oi cobrou da Gamecorp S.A., que tem Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula (PT), como principal administrador, o pagamento de R$ 6,8 milhões com origem em empréstimos feitos entre 2006 e 2007 e nunca ressarcidos. Agora os sócios estão brigando e a empresa está em recuperação judicial. A Polícia Federal ainda investiga se parte dos R$ 83 milhões repassados a empresa foi usado no Sítio de Atibaia. Na verdade, Lulinha e seu sócio não esperavam ser cobrados por um dinheiro que não era empréstimo, e sim uma forma de repasse de propina e a iniciativa de pedir o ressarcimento ocorre anos depois de vencida a fatura.

ESQUISITA é a campanha eleitoral nos Estados Unidos, iniciada na última semana, onde os principais partidos daquele país, os Democratas e Republicanos, começaram a visitar colégios eleitorais em prévias que indicarão candidatos à Presidência. O interessante é que mesmo que o candidato seja vitorioso no voto popular, ele tem que repetir a mesma dose no chamado colégio eleitoral. Se o resultado for diferente, o candidato, mesmo com votação popular extraordinária, perde a eleição, pois a palavra final é a do colégio eleitoral.

POLÊMICA – O governador Romeu Zema (Novo) fez uma declaração que pode complicar seus projetos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele afirmou que somente após a aprovação do projeto que prevê o Plano de Regime de Recuperação Fiscal passar na Casa, poderá manter a palavra de pagar a dívida que o estado tem com os municípios desde o governo Fernando Pimentel. O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, disse que quando assinou o acordo com o governo, não havia nenhuma condicionante deste tipo. Sinal de que Zema encontrará dificuldade na ALMG.

DA COCHEIRA

A Câmara Municipal de BH está discutindo as enchentes na cidade e alguns vereadores estão sugerindo uma CPI para investigar as causas de tanta água. Deve ser muito interessante, será que um vereador vai convocar São Pedro para explicar por que ele abriu as torneiras? O grande problema é a quem entregar a convocação.

Ainda sobre enchentes, têm muitos vereadores contra as obras de reparação dos estragos provocados pelas chuvas, principalmente na Avenida Tereza Cristina, uma das mais prejudicadas pela água.

Em Ouro Preto e Belo Horizonte, as folias de Momo foram confirmadas pelos respectivos prefeitos Júlio Pimenta (MDB) e Alexandre Kalil (PSD). Em Sabará, depois da avalanche de lama sobre a cidade, a prefeitura não vai deixar de promover o Carnaval.

No Rio, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) tentou apoiar o Carnaval que ele sempre foi contra. Foi uma confusão, pancadaria e muita gente presa. É nisso que dá, gente que não entende da folia passar recibo de folião.

A Banda Mole, festividade pré-carnavalesca mais tradicional e aguardada de BH, que faz parte do calendário oficial da cidade comemora 45 anos de história com uma grande festa. No dia 15 de fevereiro, sábado, a partir das 13h, o clima de Carnaval vai invadir a Avenida Afonso Pena.

O prefeito de Itabirito (PPS), Orlando Caldeira, se reuniu com representantes do Batalhão de Operações Aéreas, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para adiantar o processo de liberação do projeto do heliponto da cidade.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 09 fevereiro
Radialista Tião Moreno
Marli Filleto
Dr. João Evangelista Carvalho

Segunda-feira, 10
Jairo Magalhães Alves
Juareza Bahia Mascarenhas
Carolina Lana

Terça-feira, 11
Jadir Elon Braga
Fernando de Castro – ex-prefeito de Caeté
Eduardo Nobre

Quarta-feira, 12
Ex-ministro Paulino Cícero de Vasconcelos
Maria de Lourdes Brandão
Hamilton Ferreira – Casa do Barbeiro
Leíse Costa – Edição do Brasil

Quinta-feira, 13
Engenheiro Roberto Coutinho
Sancler Maciel – Brumadinho

Sexta-feira, 14
Drª Clarissa Souza Medeiros
Cinésio Cândido Oliveira – Bom Jesus do Amparo

Sábado, 15
Simone Maria Barbosa – Gabinete do prefeito de BH
Ezequiel de Melo Campos
Sinara Lucas Diniz
Jornalista Fagundes Murta
Jornalista Lúcio Peres
Gabriel Martins de Castro

A todos, os nossos parabéns!