Home > Cidades > Creche Comunitária Pingo de Gente inaugura projeto sustentável em BH

Creche Comunitária Pingo de Gente inaugura projeto sustentável em BH

A Creche Comunitária Pingo de Gente, no bairro Tirol, região do Barreiro, inaugurou no último sábado, 14, o projeto “Um Pingo Conta Muito” e a cobertura do telhado do pátio. Segundo a coordenadora administrativa da instituição, Elza Araújo, a ideia é captar a água da chuva e reaproveitá-la para as tarefas de limpeza da própria instituição, como lavagem dos banheiros e da área externa, o que além de reduzir as despesas, preserva o meio ambiente e conscientiza as crianças e a comunidade sobre o bom uso deste recurso natural.

Além disso, Elza acrescenta que o telhado resolverá uma demanda antiga da creche. “Quando chovia ou o sol estava muito quente, as crianças ficavam impedidas de praticar atividades ao ar livre. Agora com a nova instalação, que funciona como o captador da água, temos também a possibilidade de diversificar o conteúdo pedagógico aplicado, independentemente das condições climáticas”.

O projeto, que foi selecionado entre mais de 90 inscritos no edital deste ano, recebeu um aporte financeiro de mais de R$ 49 mil da Fundação Balbina Camila de Araújo (FBCA). E, de acordo com o assistente social da fundação, Jerry Trindade, a escolha leva em consideração, principalmente, o viés assistencial. “Estamos falando de um reservatório com capacidade de captar 5 mil litros de água, mas esse volume pode aumentar, caso haja necessidade”.

Ele conta que, uma vez aprovado o edital, a FBCA assessora a execução e exige a prestação dentro das normas contábeis. “A verba é depositada numa conta para uso exclusivo da obra até o seu fim e o valor precisa ser zerado. 50% do dinheiro distribuído para os projetos patrocinados em creches, abrigos e entidades assistencialistas são provenientes do montante de aluguéis dos imóveis da FBCA de um ano. Ou seja, quando um inquilino aluga um imóvel nosso está doando 6 meses desta quantia para causas sociais dentro de Belo Horizonte”, finaliza.