Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: Na festa de fim de ano do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Ione Carvalho Oliveira, Manoel Mario e o diretor do sindicato, Marcelo Cerqueira, em pose para esta coluna

TRISTE HORIZONTE – Li um artigo de Stephen Kanitz, no qual ele dizia que o Brasil perde R$ 1 trilhão por ano por falta de uma política de turismo. Isso me levou à reflexão de como Belo Horizonte está perdendo espaço no setor. Não sabemos aproveitar a indústria da moda no Barro Preto e Prado. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) e as autoridades ignoram a importância, por exemplo, do Aeroporto da Pampulha que está às moscas. Em qualquer cidade do mundo, com um paredão que circunda a capital, já teríamos um teleférico nos levando ao topo da Serra do Curral, com um mirante, funcionando inclusive à noite. Veja o Rio de Janeiro, que soube aproveitar o Morro da Urca com o Bondinho e o Corcovado com o Cristo, que recebem milhões de turistas por ano. Aqui, encontramos todas as dificuldades do meio ambiente para tal, enquanto a mesma serra foi destruída pelas mineradoras. O Lago da Pampulha, está abandonado, apesar do conjunto arquitetônico ter sido considerado um Patrimônio da Humanidade. Algumas perguntas deveriam ser feitas ao setor de turismo da cidade. Onde está nossa primeira hidroelétrica? Cadê a nossa primeira igreja que toda cidade preserva? Estamos perdendo nossos hotéis e a própria prefeitura ajuda neste desmonte, quando permite a BHTrans colocar placa de é “proibido parar e estacionar” na porta desses empreendimentos. Enquanto isso, Sabará preserva sua culinária com Festivais de Jabuticaba e Ora Pro Nóbis, o que criou além de turismo, uma grande gastronomia para cidade. O estado mineiro como um todo está com seu turismo em baixa. A sensação é de completo abandono.

AGOSTINHO PATRUS FILHO – O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), ainda vê dificuldades para o próximo ano e acredita que a Casa cumpriu seu dever votando as prioridades, como a antecipação da arrecadação do estado com o nióbio de Araxá. No entanto, a ALMG, segundo Patrus, aperfeiçoou a proposta do governo, retirando a possibilidade da perda de milhões pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) que também explora uma parte do metal, evitando também a venda dos ativos da empresa em futura privatização. Ele falou ainda que a Assembleia Fiscaliza, inicialmente mal recebida pelo governo do Estado, é hoje uma grande oportunidade da administração pública se mostrar perante a ALMG numa conversa franca com os deputados. Agostinho descartou disputar outros cargos, disse que sua missão está terminando e que pode assumir funções na iniciativa privada.

VIOLÊNCIA TOMA CONTA DE BALDIM – Os moradores estão assustados com o número de assaltos com morte das vítimas na região. Eles, inclusive, estão pedindo socorro à polícia que, segundo os moradores, conhece os bandidos, mas que não pode prendê-los porque a lei determina que isso só ocorra em flagrante delito.

DA COCHEIRA

Zezé Perrella anunciou que vai se dedicar ao futebol do Cruzeiro e que seu trabalho agora é reestruturar o time, rebaixado para a segunda divisão. Partes dos jogadores já aceitaram a diminuição do salário e o primeiro a se manifestar foi o goleiro Fábio.

O rebaixamento do Cruzeiro foi uma morte anunciada já que, desde o inicio do ano, venho denunciando o péssimo futebol apresentado pela equipe, principalmente, sob o comando de Mano Menezes.

Lula (PT) se diz perseguido, pois a força-tarefa da Lava Jato anunciou que a propina repassada pela OI Telemar, grupo Gamecorp, controlado pelo filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, foi empregado na compra do sítio de Atibaia. A Polícia Federal já até pediu a prisão de Lulinha.

O deputado Mauro Tramonte (Republicanos), campeão de votos na última eleição, descartou qualquer tipo de negociação com o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), visando ser o vice em sua chapa.

122 anos de Belo Horizonte sem inauguração de nenhuma obra importante. O prefeito Kalil está cumprindo o que prometeu de não fazer nada novo na cidade.

Aniversários

Domingo, dia 15 de dezembro
Maurício Tizumba
Gê Rennó Guimarães de Andrade
Professora Maria Lúcia

Segunda-feira, 16
Ananias Neves Ferreira
Coronel Jonas Cruz
Leonora Michelin Labosierri

Terça-feira, 17
Jornalista Cecília Ribeiro
Jornalista Oswaldo Diniz – Rádio Itatiaia
Gerson Sacramento

Quarta-feira, 18
Larissa Lucas
Edson Tadeu de Jesus (Galinheiro)
Heberth Félix

Quinta-feira, 19
João Camilo Pena
Isabel Ferreira – Rádio Itatiaia
Dr. Marconi Teixeira

Sexta-feira, 20
Orlando José – Rádio Itatiaia
Helen Araújo – Rádio Itatiaia

Sábado, 21
Valéria Lucas Bambirra
Doralice Figueiredo
Efigênia Starling

A todos, os nossos parabéns!