Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Polêmica na Cemig
A informação ainda precisa ser confirmada, no entanto, há comentários que afirmam existir um projeto de lei que propõe a criação de novas diretorias para a Cemig. Esse assunto pode se tornar uma bomba prestes a explodir, já que o governador Romeu Zema (Novo) tem propalado sobre a possibilidade de privatizar as empresas do governo mineiro.

República e democracia
Em relação ao último feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, a historiadora da UFMG, Heloísa Starling, lembrou que nos países como o Brasil, onde a ideia do republicanismo está presente, não se pode falar em totalitarismo.

Sucessão em Brumadinho
Em Brumadinho, o atual prefeito Avimar de Melo Barcelos, o Neném da Asa (PV), não se mostra entusiasmado para falar sobre eleições, mas de acordo com políticos locais, por enquanto, não há nomes fortes de oposição. Ou seja, caso não haja mudanças no cenário, ele poderia ser reeleito. Contudo, daqui a um ano, tudo pode mudar, óbvio!

Política em Contagem
Relativamente ao município de Contagem, a grande incógnita é saber qual será o caminho seguido pelo PT. Mesmo porque, lá, a sigla, não existe sem Marília Campos. Então, se ela não se candidatar, nada é certo.

Dinis, o retorno
Paulatinamente, o ex-presidente da Assembleia Dinis Pinheiro (Solidariedade), começa a aparecer nos meandros políticos. Inclusive, consta nos bastidores que ele tem apoiado várias ações de seu partido.

Lacerda x Thiago
Em Belo Horizonte, já se tornou motivo de chacota a história de que o ex-prefeito Marcio Lacerda tem vontade de retornar à vida pública, mas que seu filho Thiago estaria o impedindo de realizar esse sonho. Ou seja, a típica desavença em família.

Direita contra direita
No âmbito da Assembleia Legislativa, onde a vida dos parlamentares é sempre passada a limpo, circulam boatos de que estaria havendo uma disputa velada entre deputados do PSL e do partido Novo para saber qual é mais ligado à direita. Essa é uma briga sem o menor sentido.

Vale e Brumadinho
O pânico está tomando conta da população de Brumadinho. Como se sabe, todos os moradores de lá, sem exceção, depois do rompimento da Barragem da mina do Córrego do Feijão, estão recebendo um salário mínimo. No entanto, a mineradora assumiu esse compromisso perante a justiça até dezembro. A partir daí, tudo volta à estaca zero.

Ainda sobre Brumadinho
Fica aqui outro registro feito a pedido dos moradores da cidade. Atualmente, quando algum passageiro precisa ir até o vizinho município de Mario Campos, tem que desembolsar R$ 6,70 de passagem. Ou seja, o mesmo valor do trecho entre Brumadinho e Belo Horizonte. Com a palavra o megaempresário Rubens Lessa, diretor de Desenvolvimento da Saritur.

Sem prestígio
Ao comentar as recentes declarações referentes ao aumento do desmatamento da Amazônia, o ex-ministro do Meio Ambiente José Carlos Carvalho lembrou que um dos instrumentos para ajudar a combater a atuação dos criminosos ambientais é o fortalecimento do Conselho Nacional de Meio Ambiente que, por sinal, está sem prestígio na atual administração federal.

Deputado presente
Em quase todas as entrevistas concedidas pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), nota-se ao fundo, a presença do deputado mineiro Lafayette Andrada (Republicanos). Esse é um político esperto, com certeza!

Imprensa x PSDB
A tradicional sala de imprensa da Assembleia passou por modificações que ainda geram desconforto entre seus frequentadores. Agora, surgem informações que a atual Mesa Diretora da Casa teria tomado tais medidas para limitar o assento dos jornalistas devido a uma sugestão do PSDB. Explica isso aí, deputado Gustavo Valadares!

PT com o governo
O governador Romeu Zema (Novo) elogiou a postura do deputado petista André Quintão. Ele, na qualidade de líder de oposição, teria tido o comportamento republicano na tramitação do projeto que propõe o empréstimo bilionário, com aval da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), para quitar o 13º salário dos funcionários públicos.

Brasil e China
O empresário e ex-deputado federal Emerson Kapaz, durante debate na TV Cultura, disse que os recentes contatos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com a China podem representar um aumento de 100% do faturamento das empresas brasileiras com o país asiático. Será?

Brasil e China 2
Ainda sobre a aproximação para mais abertura comercial entre as duas nações, o cientista político Sergio Fausto aconselhou: “É bom os brasileiros irem com calma. Afinal, os chineses não são tão confiáveis assim”, sentenciou.

Falta condição técnica
Jornalista e comentarista econômico João Borges faz outro tipo de comentário relativamente a esse mesmo tema: “O nosso país não tem capacidade técnica de concretizar um Acordo de Livre Comércio com a China”. Eu, hein?!

Apoio internacional
Em Belo horizonte, o professor de assuntos internacionais do IBMEC, Oswaldo Dheon disse que o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, caiu e perdeu o posto por absoluta falta de apoio internacional. “Foi melhor se retirar e evitar o derramamento de sangue”, disparou.

Nova Constituinte?
Antes mesmo de ser levada a um debate mais amplo, a tese sobre a possibilidade de se convocar uma Nova Constituinte já coloca de lados opostos o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Com isso, a jornalista Natuza Nery indagou: “Quem foi mesmo o pai dessa ideia absurda?”.

O pai da ideia
O jornalista Merval Pereira vai direto ao assunto. Segundo ele, depois de consultar várias fontes, fica claro que o pai da ideia da Constituinte é e sempre foi o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).

Ponderação do professor
Enquanto isso, o professor de economia da USP, Antonio Corrêa de Lacerda, garantiu que não se pode convocar uma Constituinte apenas por ser constatada uma dificuldade momentânea.

Resultado positivo
“A presença das Forças Armadas na Amazônia, mesmo que na reta final de 2019, teve uma repercussão positiva. E se esse pessoal continuar monitorando a região, os benefícios serão enormes”, avaliou o jornalista Gerson Camarotti.

Democracia consolidada
“Em comparação com os demais países da América Latina, o Brasil tem uma situação tranquila quando o assunto é democracia. Mas, o ideal é que todos fiquem vigilantes para não acontecer nada de errado neste sentido”, analisa o apresentador e jornalista, Marcelo Tas.