Home > Geral > Dia de Doar: campanha mundial conta com a participação de 45 países

Dia de Doar: campanha mundial conta com a participação de 45 países

Já ouviu aquele provérbio popular “faça o bem sem olhar a quem”? Então, é justamente pensando nessa frase que em 2013 chegou ao Brasil o Dia de Doar que, neste não, será realizado na terça-feira, 3 de dezembro. Organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a ideia é mobilizar as pessoas a fazerem atos generosos, solidários e promover a cultura de doação.

No ano passado, o movimento arrecadou mais de R$ 1,2 milhão em doações e impactou 22 milhões de pessoas nas mídias sociais com a #DiaDeDoar. Para 2019, Márcia Woods, presidente da (ABCR), diz que espera um aumento de 20% a 30%. “Estamos vendo mais mobilização em duas frentes, nas campanhas comunitárias, nas quais pessoas de cidades ou bairros se juntam para fazer uma ação; e aquelas que estão preparando kits para as crianças carentes. Sinto que a população está mais preocupada com a educação, seja para dar o exemplo para os pequenos ou fomentar atividades educativas”.

Márcia conta que a data foi criada em 2012 pela organização nova-iorquina 92Y, com o intuito de “dar uma pausa” em um período voltado para o consumismo, principalmente, devido à Black Friday e Cyber Monday. “Atualmente, a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 45 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças)”.

Qualquer pessoa ou instituição podem participar do Dia de Doar. Para quem quer se dedicar um pouco ao próximo, basta separar uma parte do seu dia para fazer alguma doação, seja de tempo, dinheiro, etc. Já as instituições que desejam fazer parte do movimento, podem realizar o cadastro no site. No endereço eletrônico também é possível encontrar materiais gráficos para divulgar o dia. “É uma campanha comemorativa que quer juntar quem está precisando de ajuda com quem quer fazer a diferença”.

Dia de Doar em Minas 

Em Minas Gerais, há apenas duas instituições que farão parte do Dia de Doar:

  • Instituto Noa

Local: Itabira

Título: O que os olhos não LEEM, o coração SENTE!

Descrição: Nós coordenamos o programa Escolas do Bem, o primeiro programa de responsabilidade social para escolas públicas e privadas. Vamos movimentar a nossa rede, propondo um dia de leitura de poesias infantis para crianças com deficiência visual. Toda a ação será pelas redes social, articulando e mobilizando voluntários para que façam uma postagem com a leitura de um poema e compartilhem com seus amigos.

  • NAEPT

Local: Betim (MG)

Título: Dia de Doar NAEPT Lar de Idosos

Descrição: O NAEPT é um Lar que acolhe 25 idosos de ambos sexos. Vamos promover um café na nossa instituição no dia 03 de dezembro de 2019 para mobilizar pessoas a doar um gesto de carinho, um pouquinho do seu tempo, sabedoria, donativos, dinheiro e o que a de melhor, amor.