Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU?

A lei 13.467/17, denominada como reforma Trabalhista, completou 2 anos de vigência no dia 11 de novembro. Considerada como uma medida importante para o fomento do ambiente de negócios no Brasil, seus efeitos não foram eficazes. Algumas de suas principais novidades ainda não foram implementadas. Essa medida se tornou tendência global, principalmente, na última década com foco na tentativa de redução dos custos do trabalho. Segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 110 países promoveram mudanças em suas legislações trabalhistas entre os anos de 2008 e 2014, com ênfase em alterações relativas à jornada de trabalho, contratos permanentes e negociações coletivas.

QUEIMADAS AUMENTAM EM MINAS GERAIS

O número de queimadas registrados em Minas Gerais vem causando preocupação nas autoridades e na população. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, Minas Gerais teve 10.827 queimadas entre janeiro e outubro de 2018; agora, registra 17.213 focos no mesmo período (58,98% a mais). Na região metropolitana, o número de incêndios de vegetação passou de 2.385 entre janeiro e outubro de 2018 para 3.496 em 2019. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as queimadas são favorecidas pela falta de chuvas, baixa umidade e altas temperaturas, mas também pela interferência humana. É preciso ter consciência de que, além de destruir a vegetação, atingir a rede elétrica, secar nascentes e reduzir a disponibilidade de água potável, os incêndios podem atingir diretamente à saúde da população.

DESCONFIANÇA REDUZ COMPRAS PELA INTERNET

As fraudes financeiras levam os consumidores que foram vítimas a repensar seu comportamento na internet e a adotar medidas de segurança. A conclusão é de um estudo feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). De acordo com o levantamento, em cada 10 consumidores que foram vítimas de fraudes, sete já deixaram de comprar em algum site por desconfiar da idoneidade. O estudo mostra que 62% acreditam que os fraudadores estão sempre um passo à frente das medidas de segurança. As festas de final de ano estão chegando e os criminosos aproveitam este momento para agirem. Portanto, os consumidores têm que tomar os devidos cuidados nas compras, sobretudo com os cartões de crédito e débito, e números de celulares para evitar clonagens. (Fonte: CNDL)

CANAL ABERTO

A história do comércio de BH. Contar a história de Belo Horizonte a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais. Esse é o objetivo do Ponto Cultural CDL, um espaço criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) que leva o visitante a conhecer a evolução do varejo local do século XVIII aos dias atuais. Quem visitar o espaço poderá ver itens que têm uma relação com a memória do comércio e da capital mineira, como xícaras originais do tradicional Café Nice dos anos 1950, além das fichas que, até hoje, são entregues aos clientes. Diversos documentos e fotografias ajudam a entender o contexto de cada década, desde 1890 até 2010. A estrutura, inaugurada em junho, comporta, entre outros itens, vídeos, fotografias e objetos que contam a trajetória do varejo da capital e suas interações com a cidade. Vale a pena fazer a visita e conferir essas e outras preciosidades. O Ponto Cultural CDL funciona das 10h às 18h, na sede da CDL-BH: Avenida João Pinheiro, 496 – Bairro Boa Viagem – Belo Horizonte.

Bombas de combustíveis terão certificação digital. A partir de dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) só vai aprovar modelos de bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital. O objetivo é coibir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor final. As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. O Inmetro observou que muitas das fraudes ocorriam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. A aprovação de novos modelos de bombas não significa que todas serão substituídas instantaneamente no mercado. A substituição será feita de forma gradual, em função do ano de fabricação. (Fonte: Agência Brasil).