Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Zema x Funcionários
Depois que colocar o pagamento de funcionários em dia, como previsto para o final deste ano, o governador Romeu Zema (Novo) vai flutuar por nuvens mais suaves. Com isso, fica mais fácil atender às demandas dos prefeitos.

Líder do governo
Nos bastidores da Assembleia Legislativa, comenta-se que não há segurança alguma em relação à continuidade ou não do líder do governo, Luiz Humberto Carneiro (PSDB). Ele, de acordo com informações, já esteve para deixar o cargo várias vezes. E sua intenção poderá se confirmar no início de 2020.

Destino de Adalclever
Após deixar a Secretaria de Governo do prefeito Alexandre Kalil (PSD), o ex-presidente da Assembleia Adalclever Lopes (MDB) sumiu dos meandros políticos. Consta que ele estaria esperando para se tornar presidente do Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (IPLEMG), entidade que reúne os ex-deputados estaduais. Ao longo de duas décadas, o posto esteve sob o comando de Gerardo Renault.

PT, o retorno
Participando de um programa de TV, o novo presidente do PT mineiro Cristiano Silveira afirmou: “Vamos eleger a maioria dos prefeitos de Minas no próximo ano. O partido está se organizando para voltar com tudo ao poder em Minas e em Brasília”. Será?

Política em Ipatinga
À medida em que vai se aproximando o ano eleitoral, o ex-prefeito de Ipatinga Sebastião Quintão (MDB) é visto, cada vez mais, circulando na periferia da cidade, visitando aniversariantes, líderes comunitários, correligionários políticos e tudo mais. Ou seja, já está em plena campanha. Seus adversários que se cuidem.

Política em BH
Amigos do vice-governador Paulo Brant (Novo) são unânimes em afirmar que ele não será candidato a prefeito de Belo Horizonte. No entanto, as informações de bastidores não passam de mera especulação.

Política nacional
Foi uma semana turbulenta para o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL). Depois de comentar sobre a implementação do Ato Institucional 5 (AI-5), a turma adversária do Planalto caiu em cima dele. “O parlamentar terá momentos de dificuldades”, aposta o jornalista Gerson Camarotti.

Ajudando os estados
Em certa medida, os novos projetos enviados pelo Governo ao Congresso têm a intenção de ajudar os estados que estão em calamidade financeira. “A partir da implementação de uma nova legislação, esses entes federativos seriam reorganizados”, diz a jornalista Juliana Rosa.

Deputada x Presídios
Quando esteve em um debate no programa Roda Viva, na TV Cultura, a deputada Janaina Paschoal (PSL), que teve mais de 2 milhões de votos, disse ser a favor de privatizações de um modo geral, porém, quando se trata de presídios, ela é contra.

Segmento da energia
Envolvido em temas nacionais, o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos) disse, recentemente, que está buscando novas informações para sugerir uma legislação atual que permita o crescimento do setor energético do Brasil. “O segmento cresce de maneira exponencial, inclusive com investimentos externos”, comentou.

Carros elétricos
De acordo com informações vindas de Brasília, em 10 anos, 40% da frota de veículos do Brasil será de carros elétricos. A conferir….

Tortura nunca mais
Sem meias palavras, o economista Roberto Gianneti da Fonseca bateu pesado. Ao ser indagado sobre o AI-5, sugerido pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), ele afirmou: “É um absurdo alguém defender a volta do regime militar quando se sabe que naquele período houve tortura, exílio político, prisões e muitas outras atrocidades, seja ele de direita ou esquerda”.

Tragédia política
“Estamos vivendo uma tragédia na política nacional. Os filhos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), fazem questão de desrespeitar a liturgia do chefe da nação. Isso é péssimo para o Brasil e para sua imagem no exterior”. Essa é a opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Tragédia da Samarco
“Quando a barragem de Fundão, em Mariana, pertencente à Samarco, derreteu morro abaixo trouxe uma série de problemas, inclusive para a vida de milhares de pessoas que vivem em torno do Rio do Doce. Aliás, as águas do rio vão ficar contaminadas por décadas”, opinião do professor titular do setor de Engenharia de Minas da Escola Politécnica (Poli) da USP, Sérgio Médici.

Melhora na economia
Otimista, o jornalista e comentarista econômico João Borges disse, na semana passada, que apesar dos pequenos sinais, a verdade é que a recuperação da economia, mesmo lenta, pode sinalizar que estamos saindo da crise. “Os mais de 12 milhões de desempregados do Brasil, agradecem”, comentou.

Que venha 2020
Em Brasília, há uma tese que diz que, este ano, os políticos ficaram batendo boca incansavelmente. Na sala de imprensa da Câmara, os jornalistas aguardam para ver se no próximo ano teremos mais ação e menos palavrão.

Brasil x Mundo
Professor de Relações Internacionais da PUC Minas Javier Vadell lembra que, para garantir uma boa posição na comunidade europeia, o Brasil precisa estar fortalecido na América do Sul. Portanto, não deve sequer pensar em abandonar o Mercosul. “Isso seria um sinal de enfraquecimento político”, aconselha o especialista.

Óleo contaminante
As coisas no Brasil acontecem por falta de precaução. Assim foi o caso do óleo que impactou negativamente as praias nordestinas do Brasil. Ao fazer essa reflexão, a mestre e doutora em direito ambiental Erika Bechara disse que, se houvesse respeito ao meio ambiente no país, tudo poderia ser diferente, inclusive as leis brasileiras. Mas, atualmente, o que se vê é a desordem.