Home > Artigo > Conhecimento e tendências para o varejo

Conhecimento e tendências para o varejo

Com um mercado em constante transformação, no qual as novas tecnologias alteraram radicalmente a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam com o mundo, todos os segmentos da economia tiveram que se reinventar para permanecerem vivos em um mercado competitivo. E não é diferente para os setores de comércio e serviços, por isso a busca por novos conhecimentos e melhores práticas para administração dos negócios se tornou imprescindível para o sucesso das empresas.

É importante que os empresários estejam conectados com as tendências e as novidades tecnológicas que surgem a todo momento e que podem contribuir para o bom desempenho dos negócios, reduzindo custos, melhorando os processos internos e a experiência do cliente. Buscar aperfeiçoamento e novas formas de atuar, com foco na inovação, tem sido cada vez mais necessário.

De forma rápida e dinâmica, o mercado tem se alterado, assim como o comportamento dos consumidores. Desta maneira, estar em contato com esse novo cenário é fundamental para proporcionar experiências inovadoras aos clientes e, com isso, fidelizá-los. Atualmente, não apenas os grandes varejistas precisam estar atentos às novas tecnologias, essa é uma realidade que todos os negócios devem acompanhar, inclusive os micro e pequenos.

Dentro deste contexto, para proporcionar aos empresários de Belo Horizonte um espaço diferenciado para a aquisição de conhecimento e contato com soluções inovadoras, é que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Sebrae Minas se juntaram para realizar o evento SUMMIT Experience Comércio e Serviços, de 18 a 20 de novembro.

Por 3 dias, os empresários terão a oportunidade de participar de um evento de alto nível, com palestrantes renomados. Eles poderão ainda conhecer startups com soluções voltadas aos setores de comércio e serviços e serem provocados para a mudança de mindset.

Serão discutidas as principais tendências do varejo para os próximos anos, além da apresentação de cases de empresas inovadoras em Minas Gerais, que podem servir de inspiração para a mudança de outros negócios.
Assuntos como e-commerce, sustentabilidade nos negócios, tendências para o setor varejista, expansão de mercado, empreendedorismo na terceira idade, transformação digital e estratégias para faturar mais, entre outros temas relevantes para os setores de comércio em serviços serão abordados por um time de especialistas.

Entre os palestrantes, está o publicitário e administrador de empresas Walter Longo, que abre o evento com palestra sobre o mercado digital e as novas tecnologias. No segundo dia, um dos destaques é Alejandro Vazquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente, que explicará sobre a transformação das pequenas e médias empresas na era digital. Faz parte também da programação do dia, Allan Costa, diretor de inovação da multinacional ISH, que vai dizer como inovar pode ser mais simples do que parece.

Já na quarta-feira, último dia do evento, uma das palestrantes será Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money, ligado a iniciativas para educação, empreendedorismo e inclusão financeira da população negra. O jornalista Marcos Piangers, autor de “O Papai é Pop”, e Gustavo Cerbasi, autor de best-sellers como “Casais inteligentes enriquecem juntos” e “Cartas a um jovem investidor” também participam no dia 20.

Este será um dos maiores eventos de Belo Horizonte, que trará as tendências do varejo e oferecerá aos participantes conhecer e experimentar as novas tecnologias e, principalmente, como poderão aplicar todo o aprendizado que será disponibilizado nos 3 dias de intenso conhecimento. Os interessados em participar e ter mais informações sobre Summtit Experience Varejo e Serviços podem acessar o site: www.summit2019.cdlbh.com.br.

*Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)