Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: O montes-clarense Diogo Cangussu com o deputado Tadeu Martins Leite (MDB) que, por sinal, vem realizando um excelente trabalho como primeiro secretário da Assembleia Legislativa

AEROPORTO CARLOS PRATES – Mais um acidente com uma aeronave que havia decolado do Aeroporto Carlos Prates e caiu no bairro Caiçara. Dessa vez, o ocorrido matou quatro pessoas. A queda foi entre as ruas Minerva e Belmiro Braga e é a segunda vez que um monomotor cai neste mesmo local. Agora, a população está condenando a presença do aeroporto, visto que é uma região densamente povoada. Mas, quando o aeroporto foi inaugurado, em 1944, os bairros próximos eram vazios, com poucas casas e nenhum edifício havia sido construído à frente da pista. É válido ressaltar que, a prefeitura de BH nunca se preocupou em licenciar construções de até 15 andares no local, mesmo sabendo da existência do aeroporto. Aliás, Alexandre Kalil (PSD), em entrevista a Rádio Itatiaia, informou que não fará nada para retirá-lo de onde ele está há mais de 50 anos.

JUSTIÇA ANULA SENTENÇAS – Há alguns anos, o então governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) iria disputar a reeleição. A situação era difícil, já que o candidato da oposição era Itamar Franco, junto com Newton Cardoso. Se em sua eleição, Azeredo teve Hélio Garcia como chefe da sua campanha, na reeleição, a situação era diferente. Sem o apoio explícito de Garcia, seus auxiliares montaram um esquema para arranjar dinheiro. Sob a batuta de Marcos Valério que havia sido contratado por Clésio Andrade para administrar a SMPB, que também precisava de dinheiro. Diante disso, inventaram então o Enduro da Independência e colocaram a Copasa, Cemig e Codemig como principais patrocinadoras. Parte do dinheiro salvou a agência de publicidade e outra entrou na campanha de Eduardo. O governador, confiando em seus auxiliares, nada sabia. De repente, após a eleição, veio o escândalo. O vice-governador da época, Walfrido dos Mares Guia, se livrou do processo porque chegou aos 70 anos. Azeredo, que já ocupava o posto de deputado federal, deixou o mandato e o processo saiu do Supremo para o Tribunal de Minas que, se julgado em 2ª Instância, teria uma pena de 20 anos. Todos os envolvidos declaram que Azeredo não sabia da trama, mas a justiça o condenou. Agora, o candidato à vice em sua chapa e o seu secretário de imprensa da época, Eduardo Guedes, tiveram suas penas anuladas. Ou os advogados de Clésio e Guedes são muito bons ou a defesa de Azeredo dormiu no ponto.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Foi só a reforma passar em segundo turno no Senado que a fila de pedidos de aposentadoria no INSS e no serviço público cresceu absurdamente. Só na Polícia Militar são mais de 15 mil servidores solicitando passagem para a reserva. É importante lembrar que um coronel da PM, antes da reforma, normalmente, aposentava aos 45 anos. Agora, depois de sancionado o projeto, quem entrar no mercado de trabalho deverá atuar até os 65 anos.

DA COCHEIRA

Em BH, a Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, foi considerada a mais bonita e conservada da cidade. Já o Jardim Zoológico foi o local com maiores críticas no que se refere à conservação. A praça é conservada pela Unimed, enquanto que o zoológico é de uma fundação que cuida também das praças e dos cemitérios. Todos em abandono.

Aécio Neves (PSDB) reapareceu em Minas após um longo e tenebroso inverno. Ele esteve na Assembleia e deu o seu pitaco no governo Zema. Para ele, não adianta vender a Cemig, Copasa e Codemig, pois isso resolve parte dos pagamentos em atraso agora, mas depois pode causar problemas, visto que não vai mais entrar mais dinheiro no caixa do estado no futuro.

Jair Bolsonaro (PSL) viajou para a Ásia e o governo foi entregue ao Presidente do Senado. Sinal que não teremos crises até a sua volta ao Brasil.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 27 de outubro
Ex-presidente Lula
Senhora Glorinha Brant
Padre Ramiro Gregório – São João del-Rei

Segunda-feira, 28
Dia de São Judas Tadeu
Gracinha Barbosa
Álvaro Bitencourt
Fabíola Barros

Terça-feira, 29
Hugo Penido Gattoni
Lourdes Januária
José Antônio da Rocha

Quarta-feira, 30
João Eraldo Lima
Sra. Neide Batista de Castro – esposa de Danilo de Castro
Eustáquio Rocha

Quinta-feira, 31
Rogério Vasconcelos Guimarães
Quintino José de Carvalho
Rômulo Palhares

Sexta-feira, dia 1° de novembro
Humorista Carlos Nunes
Maira Bonita – Sabará

Sábado, 02
Waldemar Piló
Desembargador Antônio Armando dos Anjos
A todos, os nossos parabéns!