O cartão de crédito está bastante vinculado à vida dos brasileiros, seja para fazer compras de grande volume ou apenas um lanche. Essa modalidade está evoluindo e já é possível pagar usando a aproximação do cartão com a máquina ou utilizando o próprio celular. E a pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Comércio móvel no Brasil, de setembro de 2019, mostra que o pagamento via contactless está cada vez mais presente no mercado nacional. Segundo o estudo, 17% dos internautas brasileiros que têm smartphones experimentaram o recurso.
Além disso, quase 70% das maquininhas de cartão no Brasil possuem o recurso NFC (Near Field Communication) para realizar transações por aproximação. Fernando Paiva, editor do Mobile Time, afirma que essa tecnologia estava disponível há algum tempo, porém só agora está se popularizando. “Isso decorre de uma série de fatores, dentre as quais podemos citar a chegada, nos últimos 2 anos, de carteiras digitais ao Brasil, que permitem a adição de vários cartões de crédito e de débito para pagamento por aproximação, como Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay”.
O especialista diz ainda que a intensificação de publicidade na TV, por parte de bancos e bandeiras de cartão, ensinando sobre os pagamentos por aproximação foi um apoio importante. “Outra questão que facilita é a adaptação do parque de máquinas de POS para recebimento de pagamentos por NFC, junto à comunicação visual, com um símbolo padronizado para indicar que o equipamento está habilitado para essa tecnologia”.
Para se ter uma ideia de como essa modalidade de pagamento está se popularizando, o Banco do Brasil informou que, entre janeiro e junho deste ano, realizou 3,5 milhões de transações por NFC e que a quantidade de correntistas que usam essa tecnologia aumentou 400% nesse período. “A principal vantagem é a comodidade de não precisar andar com a carteira. O telefone faz as vezes desse objeto. E, se tiver o aparelho roubado, o ladrão não consegue usar o cartão em compras na internet, porque não aparece o número completo. E nem poderá usar para compras presenciais, porque a maioria dos serviços demanda que o telefone seja desbloqueado e que seja capturada a digital do consumidor”.
Perfil do usuário
Ainda de acordo com a pesquisa, o perfil de pessoas que realizam pagamento por aproximação são homens (21%) e das classes A e B (23%). Já as mulheres representam 13% e as classes C, D e E são 15%. Paiva diz que essa diferença se explica pela necessidade de ter um smartphone moderno e também um cartão de crédito. “O fato da tecnologia NFC ainda não estar disponível em qualquer telefone atrasa a popularização da modalidade”.
Aliás, essa forma de pagamento é mais popular entre donos de iPhone (25,8%) do que entre aqueles com Android (16,6%). E há também uma diferença por faixa etária, quanto mais jovem, maior a probabilidade de já ter usado o smartphone para pagar por aproximação. No grupo entre 16 e 29 anos, 21% já testaram essa tecnologia. A proporção cai para 16% no grupo entre 30 e 49 anos, e é de 12% naquele com 50 anos ou mais.
Uma das pessoas que já utilizam essa modalidade é a publicitária Larissa Silva, 29. Ela conta que o seu cartão de crédito tem NFC embutido e ele está salvo também na carteira digital do seu celular. “Acho bem prático essa forma de pagamento. Conheci essa maneira de pagar as coisas, há 2 meses, quando estava na China a trabalho. Acho que o pagamento por aproximação não vai demorar a se popularizar, pois é o futuro”, finaliza.