Home > Política > Pesquisa mostra que 54,5% dos mineiros aprovam o governador Romeu Zema

Pesquisa mostra que 54,5% dos mineiros aprovam o governador Romeu Zema

Na semana passada, a Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com instituto MDA Pesquisa, lançou a primeira “Pesquisa Estadual para Avaliação de Interesses do Estado e dos Municípios”. De acordo com o estudo, 54,5% dos mineiros aprovam o governador Romeu Zema (Novo).

Para chegar a esse resultado, a coleta dos dados foi feita por telefone, e entre os dias 23 a 27 de setembro ouviu 1.500 pessoas que moram em todas as regiões do estado sobre vários temas, como a percepção em relação ao governo estadual, ao presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), a opinião sobre a possível privatização da Cemig e da Copasa, entre outros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais com 95% de confiança.

Em relação ao governo mineiro, 36,4% dos entrevistados avaliam que Minas Gerais está no caminho certo; 33,1% consideram o contrário; 26,8% afirmam que está parcialmente na direção certa e 3,7% não responderam. Além disso, 36,5% acham que é bom ou ótimo contra 17,8% que qualificam como ruim ou péssimo. “Ainda estamos vivendo um momento de novidade, mas uma aprovação positiva não é muito difícil, pois pegar o estado do jeito que pegou e equilibrar as contas traz uma boa percepção. E é isso que está acontecendo. Há uma forma séria de cumprir e administrar a máquina pública que o Zema está implantando”, diz o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda (MDB).

Porém, Lacerda reitera que esse cenário positivo pode mudar dependendo da forma como o governador irá se portar em relação aos próximos desafios. “Há um grande número de pessoas que consideram a administração estadual como regular e elas podem mudar de posição a qualquer momento”.

Privatizações
A privatização da Cemig e Copasa é um dos temas sempre abordados por Zema, tanto durante a campanha eleitoral quanto após o pleito, porém isso não agrada os mineiros. Ainda segundo os dados da MDA Pesquisa, 47,7% são contra passar a companhia de energia para a iniciativa privada e 45,9% tem o mesmo posicionamento em relação à Copasa.

Além de promessa de campanha, a privatização dessas empresas é parte fundamental do Plano de Recuperação Fiscal anunciado pelo governador na primeira semana deste mês. Entretanto, o governo deve enviar o pedido de autorização para a desestatização apenas em 2020. “Zema chegou para mostrar uma bandeira liberal e tem que fazer esse trabalho de privatização. Ele já mandou para a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) um projeto para entregar para a iniciativa privada a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), uma empresa menos conhecida e com clamor popular menor. Caso seja aprovado, servirá como base para o futuro”, avalia Lacerda.

Os resultados da pesquisa são preocupantes para o governo estadual, pois, atualmente, a Constituição Estadual exige que seja feito um referendo popular para que as pessoas possam aprovar ou não a venda das duas estatais. Entretanto, o governo deve enviar, também no próximo ano, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retirar a exigência do referendo popular.

Avaliação presidencial
A pesquisa também perguntou sobre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e ele é aprovado por grande parte dos mineiros (49,5%) e desaprovado por 42,7%. O diretor-executivo da MDA Pesquisa, Marcelo Souza, disse que esses números refletem o quanto há ainda uma polarização no que diz respeito ao presidente. “Em uma das perguntas, 25,4% avaliam o governo Bolsonaro como regular e, em outra questão, há uma migração de pessoas para desaprovar ou aprovar, porém, ao contrário do que aconteceu com Zema, para o presidente, a maioria desses mineiros o desaprovam”, finaliza.