Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Luiz Gherardi, Nícia, Giovana, Tatiana Gherardi, Bete Haas e Carla, curtindo o final de semana no sítio em Esmeradas - Crédito: Neilton Sávio
Luiz Gherardi, Nícia, Giovana, Tatiana Gherardi, Bete Haas e Carla, curtindo o final de semana no sítio em Esmeradas – Crédito: Neilton Sávio

APROVAÇÃO DA CULINÁRIA DO SUDESTE

A gastronomia foi um dos serviços mais bem avaliados por estrangeiros que visitaram o Sudeste em 2018, segundo o estudo da Demanda Turística Internacional no Brasil, que captou índices de aprovação de 94,4% a 97,3%. Segundo o levantamento, encomendado pelo Ministério do Turismo, Argentina, Estados Unidos e Portugal lideraram a emissão de viajantes à região. O Rio de Janeiro abriga o principal destino de viajantes a lazer. Já a capital paulista é a líder na chegada de turistas a negócios. A pesquisa também indica a aprovação da hospitalidade na região, com percentuais de 94,9% a 97,9%. De acordo com o estudo, além das capitais fluminense e paulista, alguns dos destinos mais procurados no Sudeste são Belo Horizonte, Uberlândia e Ouro Preto, em Minas Gerais; Macaé e Paraty, no Rio; Ubatuba e Campinas, em São Paulo, e Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. A pesquisa, realizada ao longo de 2018 com 39 mil turistas de outras nacionalidades, revelou que a experiência turística no Brasil superou ou atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados, e 95,4% pretendem voltar ao país. (Fonte: Ministério do Turismo)  

GOLPE DA TROCA DA MÁQUINA DE CARTÃO

Uma das fraudes mais comuns que tem acontecido diariamente nos bares e restaurantes é a troca da máquina de cartão. E pelo fato de os funcionários não tomarem os devidos cuidados, os proprietários acabam obtendo um prejuízo financeiro tão alto, que é capaz até de encerrar a atividade comercial. Funciona assim: o golpista vai no estabelecimento, avalia rapidamente a segurança da máquina e se possui algum identificador. Em seguida, ele troca a máquina sem que ninguém perceba, digita o valor a ser cobrado e o estabelecimento passa a dar lucros a esses bandidos. Se você perceber que caiu nesse golpe comunique, imediatamente, a empresa responsável pela máquina.

CANAL ABERTO

Crescem os acidentes com os radares desligados nas estradas federais. Com a justificativa de que existia uma indústria da multa, quase todos os radares fixos em operação no início do ano foram desativados desde março pelo governo federal. Os efeitos da mudança da política de fiscalização começam a ter reflexos negativos. Nos sete primeiros meses do ano, houve um crescimento no número de acidentes, com mortes e feridos nas estradas, pois os motoristas estão começando a pisar mais no acelerador após o desligamento dos radares. É preciso ter uma política de educação para se criar uma cultura de segurança ao volante, porque somente com prudência e respeito às leis de trânsito é que se poderá reduzir os acidentes automobilísticos.

Couvert artístico e a gorjeta de 10%. É comum a cobrança de gorjeta em bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, pousadas etc., como forma de gratificar garçons e outros empregados desses estabelecimentos no momento em que a conta do consumo é apresentada ao cliente, fazendo com que sobre o total seja acrescido 10% a tal título. No entanto, muitas vezes, essa cobrança é imposta ao consumidor, que acaba se sentindo constrangido pelos estabelecimentos. Trata-se de uma prática abusiva, e, portanto, ilegal. A Lei Municipal 10.489/2012 diz que os estabelecimentos são obrigados a informar que o pagamento dos 10% é opcional, ou seja, o cliente paga se quiser. Já para o couvert artístico, a cobrança do valor só pode ser feita se houver algum tipo de atração presencial, como bandas ou cantores ao vivo. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, todo o cliente tem o direito de saber o valor que será cobrado ao entrar no local. Esse aviso precisa ficar em um ponto de fácil acesso e visível. Caso o local não apresente nenhum tipo de especificação, o consumidor não é obrigado a pagar pelo couvert artístico. Então, ao sair para se divertir, fique atento e exija os seus direitos.