Home > Destaques > Pesquisa aponta Anastasia como preferido na disputa pela PBH

Pesquisa aponta Anastasia como preferido na disputa pela PBH

Em geral, as pesquisas eleitorais são sempre questionadas, especialmente, pelos candidatos que se consideram injustiçados com o efeito da divulgação dos resultados. E, quando o levantamento é realizado com antecedência de um ano, como o de agora, o tema se torna ainda mais polêmico.

Eis que, na semana passada, uma sondagem divulgada pela empresa Multidados, relativa à sucessão no Executivo de Belo Horizonte, esquentou a temperatura nos meandros da política da capital mineira. Segundo a divulgação, o senador Antonio Anastasia (PSDB) aparece em primeiro lugar como preferido para o cargo na PBH com 22%, deixando o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), com 20%.

Sobre o tema, o diretor da Multidados, Marco Aurélio Machado, explica que a pesquisa foi dividida em três fases: na primeira parte, os dados foram coletados em junho. A segunda foi feita agora em agosto e a terceira será realizada em breve. Segundo o diretor, existem 28 potenciais pré-candidatos. “Nomes influentes que fizeram parte dos questionários, no primeiro momento, como o deputado João Vitor Xavier (Cidadania), não foram citados nesta segunda avaliação, pois procuramos incluir personalidades diferentes, como o deputado Mauro Tramonte (PRB)”, diz Machado. Inclusive, de acordo com a pesquisa, Tramonte estaria na terceira posição da preferência do eleitor, com 12%.

O desconforto no ranking dessa pesquisa fica por conta do ex-prefeito Marcio Lacerda, até o momento, sem filiação partidária. Ele aparece com apenas 8% da preferência dos entrevistados. Bem diferente do ano passado, quando Lacerda chegou a ser bem avaliado para disputar o governo de Minas.

Mas, a real novidade em relação à sucessão da PBH, no próximo ano, é o estreante deputado estadual Coronel Sandro (PSL). Conservador, ele tem batido de frente com petistas e outros defensores de temas que chocam com sua ideologia. Faz críticas até mesmo ao prefeito Alexandre Kalil, sem medo de ser abordado pelo chefe do Executivo municipal. O parlamentar foi eleito, tendo como base eleitoral a região de Governador Valadares, onde é conhecido desde sempre. Coronel Sandro conquista, segundo a Multidados, a popularidade de 6%. Certamente, por ser filiado a mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Na mesma posição de 6%, vem o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). A deputada estadual Ione Pinheiro, do Democratas tem 4%; o vereador Mateus Simões (Novo) também tem 4%; Sargento Rodrigues (PDT) emplaca 2%, assim como Cida Falabella, do Psol. A atual presidente da Câmara de Vereadores de BH, Nely Aquino (PRTB), aparece com 1%, assim como o vereador Juninho Los Hermanos, do Avante.

Indagado se a análise foi devidamente registrada, o diretor da Multidados esclarece: “Não é possível registrar uma pesquisa de um pleito a ser realizado no ano seguinte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só permite o registro no mesmo ano da realização da eleição”. Ou seja, a partir do dia 1º de janeiro de 2020. “Mas podem ficar tranquilos. Temos seriedade e um histórico que comprova que nosso trabalho é sempre feito com muito rigor, até para garantir a nossa permanência no mercado como uma empresa de tradição no ramo de pesquisas em geral”, disse.

Outras fontes ouvidas pelo Edição do Brasil consideraram que os dados divulgados são apenas preliminares. Por exemplo, em um eventual segundo turno, os eleitores que hoje preferem votar no deputado Mauro Tramonte (PRB), tenderiam a acompanhar o Alexandre Kalil. Aliás, todos os cenários anteriores comprovaram ser reais as chances de reeleição do atual prefeito, inclusive, se tiverem de disputar com o senador Anastasia (PSDB). Fontes de Brasília, no entanto, garantem que Anastasia não será candidato a prefeito.