Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Demissão de terceirizados
Atendendo orientação do governo, algumas empresas e entidades ligadas ao estado estão fazendo uma varredura para saber como cortar despesas. Nessa empreitada, não foi poupada sequer a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). A entidade já fechou e está prestes a encerrar as atividades de algumas unidades no interior, porém, as pessoas que demandam os serviços da autarquia não estão satisfeitas com o novo esquema de atendimento ao público.
Cena um – A direção da Jucemg alega que o serviço passa a ser cada vez mais digitalizado. No entanto, muitas questões carecem ser resolvidas presencialmente.
Cena dois – As reclamações mais contundentes vêm dos funcionários terceirizados que estão sendo dispensados enquanto os servidores concursados são, em sua maioria, realocados na Secretaria de Estado de Fazenda.
Comentário final. Traduzindo: eis aí mais um foco de problemas que irá cair no colo do governador Zema (Novo), mais dia menos dia, podem apostar.

Sucessão em BH
Nas rodas políticas de Belo Horizonte, um dos temas preferidos é a sucessão do prefeito Alexandre Kalil (PSD). Aliás, comenta-se que o deputado João Vítor Xavier, para ter certeza que dessa vez vai ser candidato ao posto, aceitou sair do PSDB e filiar-se ao Cidadania com a condição de se tornar presidente do partido. Ou seja, quer a garantia de aprovação de seu nome para participar do pleito. Esperto, não é mesmo gente?

Sucessão em Contagem
Ao participar de uma solenidade de inauguração do letreiro do Fórum de Contagem, que passa a ter o nome de Pedro Aleixo, o ex-prefeito do município Ademir Lucas, disse: “Já tenho convite de 5 partidos para me filiar. Mas ainda estou analisando para qual deles irei para disputar a eleição do ano que vem”.

Sucessão em Brumadinho
Em Brumadinho não se fala de política. Mas, nos barzinhos da cidade o assunto é levantado pelos populares. Não há qualquer informação sobre uma possível candidatura a reeleição do atual prefeito, o Neném da Asa (PV). A conferir.

Espaço da Assembleia
Na avaliação do jornalista Orion Teixeira, o protagonismo do presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), em temas relevantes, tem sido tão importante que está colocando a ALMG na dianteira da opinião pública mineira.
Cena final. Em Brasília, também tem acontecido esse fenômeno. Em relação a reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), conquistou mais espaço do que o presidente Bolsonaro (PSL).

Impostos elevados
Avaliando o cenário econômico brasileiro, o jornalista João Borges atacou: “Enquanto se discute as reformas, o brasileiro continua pagando as taxas de impostos mais altas do mundo. Resta saber até quando o povo vai aceitar essa situação”, disse o comunicador.

Todas as reformas
Outro jornalista de Brasília, Gerson Camarotti sinaliza que depois da aprovação da reforma da Previdência, as demais terão mais facilidade de receber um parecer favorável da Câmara dos Deputados. “A não ser que venha temas polêmicos”, aposta o jornalista.

Imposto indevido
Sobre a criação do novo CPMF, o advogado tributarista Roberto Queiroga atalha: “Seria melhor esperar para saber se o Palácio do Planalto vai ter força para conseguir vitória no Congresso com uma pauta tão cáustica como essa”.

Venda das estatais
Ao analisar a decisão do Governo Federal de vender tudo que for possível, o deputado Reginaldo Lopes (PT) comentou: “É verdade. O governo está privatizando tudo, mas, mesmo assim, chegará em 2023 com déficit em suas contas. Ou seja, ficará sem patrimônio e com dívida”, sentenciou o parlamentar.

Moro X Bolsonaro
A imprensa de Brasília está percebendo algo que não é novidade para os especialistas: existe um ruído entre o ministro Sergio Moro e seu patrão, o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Tema delicado, ora veja.

Poder dos bancos
O assunto não é novo, mas a crítica foi renovada. Semana passada, o educador financeiro Mauro Calil disse: “Os cinco maiores bancos do país concentram 95% do movimento bancário nacional”. Eita nós, hein gente.

Corrupção aqui e lá
“A corrupção não é um problema apenas no Brasil, é um fenômeno mundial. Então, não basta penalizar apenas os políticos e seus partidos, tem de mudar a cultura do povo brasileiro”, sentencia o cientista político Rubens Goyatá.

Oposição sem discurso
Sem meias palavras, a jornalista Cristiana Lôbo comentou: “A oposição está sem um discurso forte, a não ser defender a bandeira do Lula Livre”.

Venda da Copasa
“A Copasa é, comprovadamente, uma das empresas do ramo que gera maior lucro no país. Então, não sei como o Governo Estadual vai encontrar argumento para querer vendê-la”. Fala do deputado e segundo vice-presidente da Assembleia, Cristiano Silveira (PT).

Medalhões derrubaram?
O Café Nice em BH esteve movimentado com os torcedores cruzeirenses discutindo a saída do técnico Mano Menezes. Para alguns, Mano foi derrubado pelos medalhões do time, para outros o técnico já não tinha mais liderança dentro do clube. Uma pesquisa realizada entre os frequentadores do local aponta que 80% apoiaram a contratação de Rogério Ceni pelo fato de ele uma promessa do futebol brasileiro.

Sistema tributário
Sobre o sistema econômico nacional, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg acrescenta: “o sistema tributário brasileiro é um dos piores do mundo, então, a reforma tem que ser profunda e urgente para evitar o mal maior”, analisa o profissional.

Senador ausente
“Embora tenha comparecido a alguns eventos no interior do estado, o senador Carlos Viana (PSD) não tem sido muito frequente em acontecimentos da capital mineira”, reclamam alguns de seus amigos.

Emendas parlamentares
No âmbito geral, a liberação de emendas parlamentares pelo Governo Federal já foi assimilada. No entanto, alguns críticos recomendam que elas não sejam liberadas em dias de grandes votações no Congresso Nacional, pois isso lembra a velha política. Ora veja.

Primeira instância
Ainda repercutindo a informação de que o então juiz Sergio Moro teria investigado o ministro Gilmar Mendes, o historiador Marco Antonio Villa atacou: “isso não é bom para a democracia brasileira”. Segundo o mestre, qualquer leigo sabe que ministro do STF tem de ser investigado pela Procuradoria-Geral da República e fim de papo.

Liderança de Alencarzinho
O deputado Alencar da Silveira (PDT) marcou mais um ponto na política mineira ao influenciar na eleição para o cargo de novo prefeito de Itabirito, que será ocupado por Orlando Amorim Caldeira (PPS).

Prestigio de Sávio
Quem tem experiência na crônica política mineira sabe que o deputado Sávio Souza Cruz, parlamentar de várias legislaturas, é o nome forte do MDB mineiro. Então, essa história de João Magalhães ser o nome de proa da sigla pode ser uma preleção.