Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em Juiz de Fora
Reeleito no ano passado para mais um mandato, o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), segundo o que se comenta nos bastidores da Assembleia, só pensa em mobilizar sua candidatura a prefeito de sua cidade, Juiz de Fora, no próximo ano. Ele, de acordo com informações, quer desbancar de vez a chance da petista Margarida Salomão ser candidata ao posto.

Sucessão em Montes Claros
Batendo recorde de popularidade, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), já sabe que terá oposição ferrenha caso decida disputar a reeleição. O primeiro na fila é o ex-prefeito Ruy Muniz (PSD). O deputado federal Marcelo de Freitas (PSL) e o petista Paulo Guedes também têm conversado sobre o pleito.

Força de Minas
Logo após audiência com o ministro do STF Gilmar Mendes, quando foi debater o ressarcimento dos valores devidos da União ao governo de Minas referente à Lei Kandir, o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), convocou os políticos mineiros a entrarem na briga, com o intuito de pressionar as autoridades de Brasília a reconhecer a bilionária dívida. “Temos que mostrar ao presidente da República a força política de nosso estado”, arrematou Patrus.
Cena final. Toda essa ira de Patrus surgiu devido à ausência de um representante do Governo Federal durante audiência de conciliação no STF. Para muitos presentes, foi o desrespeito à Corte Suprema. Mas convenhamos que no governo Bolsonaro (PSL) tudo pode acontecer.

Sucessão em Ouro Preto
Por enquanto, o ex-secretário de Estado de Cultura Ângelo Oswaldo (MDB) não decidiu se realmente pretende ser candidato à prefeitura de Ouro Preto, cidade comandada por ele por dois períodos. Atualmente, o prefeito de lá é Júlio Pimenta (MDB), político ligado a Oswaldo de quem foi, inclusive, secretário municipal de Obras.

Deixando o Novo?
Começa a circular nos bastidores que o governador Romeu Zema (Novo) já estaria sendo convencido a desfilar-se de seu atual partido. O motivo seria conseguir mais condições de apoio e administrar com mais desenvoltura. O assunto, claro, é polêmico e com possibilidade de gerar um debate acalorado.

Trabalhadores prejudicados
Na avaliação da diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Alaíde Lúcia Moraes, pelo ritmo da reforma da Previdência, que está sendo aprovada no Congresso, vai ficar difícil para o trabalhador rural se aposentar no futuro.

Invasão dos celulares
“A recente invasão dos celulares das autoridades dos três Poderes, por parte de hackers, pode ser o princípio de uma crise institucional séria, caso não seja contida”. Essa é a opinião de vários jornalistas de Brasília. Aliás, por lá, o clima é de tensão. Ministros, políticos e assessores não querem falar mais nada por celular. Inclusive, uma das medidas adotadas é realizar ligações apenas pelo telefone fixo.

Economia pífia
O experiente empresário paulistano e ex-deputado federal Emerson Kapaz, debatendo recentemente em um programa na TV Cultura, disse que, na opinião do setor empresarial, a economia no primeiro semestre foi pífia em todos os sentidos. “Vamos renovar as esperanças de que neste segundo semestre as coisas melhorem. Eu gosto de ver números. Para mim, só essas promessas das autoridades do governo não bastam”, pontuou.

Reforma tributária
Avaliando o cenário político de Brasília, a jornalista Cristiana Lôbo prevê: “Dessa vez, o projeto de reforma Tributária, gestado na residência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), tendo como testemunhas o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), deve andar mais rápido, pois um texto é nascido do consenso”.

Política internacional
“O presidente dos EUA, Donald Trump, é um lunático que só sabe destilar ódio. Sua gestão já enfrentou diversas tragédias com mortes de pessoas inocentes. E ele tem parte da culpa pelos acontecimentos atuais, pois vive destilando o ódio entre seus cidadãos”. Opinião do cientista político Paulo Niccoli.

Judiciário X Políticos
O redator-chefe da revista Veja São Paulo, Raul Juste Lores, ao ser indagado sobre os problemas brasileiros, atacou: “Está havendo uma verdadeira inversão de valores. Neste momento, o Judiciário avança firme contra o mundo dos políticos e tenta administrá-los. Isso pode gerar um problema no futuro”.

Comissão da verdade
Ao tomar conhecimento de que o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), mandou mudar 5 dos 7 membros da Comissão da Verdade, colegiado instituído pelo governo para investigar as graves violações de direitos humanos durante a Ditadura, o ex-presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, pareceu aflito. A preocupação é de que os novos integrantes contestem arquivos já apurados ou deixem de atuar com lisura.

Bolsonaro e os militares
“Em geral, quando Bolsonaro (PSL) faz críticas à atuação da Comissão da Verdade, tem o aval de muitos oficiais da ativa das Forças Armadas”. É o que se comenta na Sala de Imprensa da Câmara de Deputados Federais.

Só comemorações
Depois de circular um dia inteiro nos bastidores do Palácio do Planalto, o jornalista Gerson Camarotti soltou: “Os assessores da presidência e ministros influentes estão radiantes com o acordo comercial anunciado entre Brasil e Estados Unidos. Para eles, esse é o caminho para a independência econômica brasileira”, disse. Será, jornalista?

Baixa autoestima
“A falta de emprego, os baixos salários e uma educação questionável são temas que deixam as pessoas sem autoestima. Precisamos criar um ambiente mais positivo e proativo” diz o ex-deputado e advogado Airton Soares.

Eduardo Bolsonaro
O levantamento é informal, mas, de acordo com a crônica política de Brasília, o nome do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) para ser embaixador dos Estados Unidos deverá ser aprovado com folga no plenário do Senado. É esperar para conferir.

Eduardo II
“A possibilidade de aprovação do filho do presidente para a embaixada americana aumentou depois da declaração de Donald Trump sobre Eduardo Bolsonaro (PSL) ser um nome de peso e amigo dos atuais ocupantes da Casa Branca”. A avaliação é da jornalista Natuza Nery.

Asneiras
“Não acredito que as constantes asneiras ditas pelo presidente Bolsonaro (PSL) vão interferir no processo de votação por parte do Congresso no tangente às reformas em curso”, avaliou o cientista político Ricardo Sennes.

Liberdade de imprensa
Após dizer que o Supremo Tribunal Federal e os procuradores da Operação Lava Jato estão em lados opostos, o jornalista Carlos Lindenberg acrescentou: “Inclusive, a liberdade de imprensa vem sendo objeto de discussão em Brasília, o que não é bom para nenhum país democrático”, disse o comunicador no programa Mundo Político, da TV Assembleia.

Delação lá fora
“Nos Estados Unidos e na Europa, crimes relatados por delações premiadas geram penas para os responsáveis pelos atos praticados e não para suas empresas. Aqui no Brasil, aconteceu o contrário, os membros do Judiciário puniram as duas partes: os empresários e suas firmas. Vamos ter que aprender muito ainda quando o assunto for colaboração premiada”. Opinião do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz.