Home > Vigílias > Vigília

Vigília

Governador de Minas?

Ao assumir a presidência do MDB de Minas, o deputado federal Newton Cardoso Junior deixou claro sua intenção de abrir caminhos na estrada que pode levá-lo ao governo de Minas. Aliás, comandar o Palácio da Liberdade é o sonho de todo político mineiro, mas, entre a imaginação e a realidade, existe um caminho extenso, presidente.

Presidente da Cemig

Consta nos bastidores que o presidente da Cemig, Cledorvino Belini, não anda satisfeito com o posto. Ele estaria preocupado, pois está no meio da briga entre a pretensão do governo em privatizar a estatal e o debate na Assembleia Legislativa. “Estou no meio do fogo cruzado”. Teria dito o dirigente.

Comentário único – Só para rememorar: Belini é ex-presidente da Fiat para a América Latina e tinha uma vida tranquila. E, então, foi alçado ao posto atual pelo governador Romeu Zema (Novo), certamente, por ter se declarado liberal.

Zema no interior

Nas últimas semanas, o governador Romeu Zema (Novo) resolveu deixar seu gabinete na Cidade Administrativa para realizar inúmeras viagens ao interior, agora, devidamente acompanhado pelos deputados que têm ligações nas respectivas regiões. Com isso, os parlamentares ficam mais calmos.

Anastasia sem futuro?

Em Brasília, aumenta o tititi em relação a uma possível indicação do senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) uma Corte Superior da Justiça. As fontes rememoraram que, politicamente, Anastasia está com dificuldades, pois sempre venceu as campanhas quando tinha como condutor o deputado Aécio Neves (PSDB). Uma prova é que, na tentativa de retornar ao governo de Minas, ano passado, não conquistou êxito e, coincidentemente, não pode contar com a presença de Aécio na época. Coisas da política mineira.

O vice sumiu

Lá se vão 90 dias que o atual vice-governador Paulo Brant (Novo) tem priorizado sua agenda relacionada a eventos internos. Ele tem evitado aparecer em público, especialmente, onde possa estar a imprensa, pois ainda tem receio de ser questionando em relação ao deslocamento do seu helicóptero de uma pousada de Nova Lima para participar de uma solenidade em Ouro Preto.

Política em Ouro Preto

Ao circular pelos meios intelectuais de Belo Horizonte, o ex-secretário e ex-prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, tem deixado claro sua pretensão em participar do pleito eleitoral do próximo ano na cidade. Isso deixa o atual prefeito Julio Machado de Araujo em estado de alerta.

Cena única – Aliás, Araujo é tido como um político de rompantes, mas sem a essência dos grandes nomes de Minas.

Bolsonaro internacional

Segundo o professor do Núcleo de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC), Mário Schettino, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) pretende agir internacionalmente diferente de todos os governos brasileiros em períodos anteriores. “É uma jogada pesada. Vamos ver se isso vai dar certo”.

Aposentadoria dos magistrados

Com quase 40 anos de experiência, o consultor político Gaudêncio Torquato lembra que o tema relacionado às aposentadorias dos juízes de todas as instâncias é um assunto que ainda pode parar nos tribunais. A mudança do atual regime público para a previdência, após a reforma, deixa brechas capazes de gerar muita confusão. A conferir…

Diminuição dos juros

A tão temida decisão dos banqueiros brasileiros em manter os juros do Brasil como um dos mais altos do mundo pode estar com os dias contados. Segundo apurou o empresário paulistano e ex-deputado federal Emerson Kapaz, logo depois das reformas, o Banco Central vai atuar firme no mercado para forçar a diminuição das taxas e juros cobrados pelo sistema. Será?

Uma semana proativa

Até mesmo o jornalista Merval Pereira concordou que, desta vez, a atuação do Palácio do Planalto foi muito positiva, sobretudo nos últimos 10 dias, já que conseguiu convencer os parlamentares a ficarem ao lado do governo neste momento de grandes debates nacionais.

Críticas a Zema

Mesmo sem externar motivos para ser contra o governo Zema, o deputado Ulysses Gomes (PT) considera que a atual administração do estado não tem o que comemorar nesses 6 meses. Segundo avalia o deputado, o governador tem de se preocupar em criar uma base de apoio na Assembeia Legislativa para evitar maiores dificuldades.

Parlamentarismo à brasileira

“Atualmente, o Brasil vive um parlamentarismo disfarçado. E o primeiro ministro, neste caso, é o poderoso presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM)”. Opinião do filósofo, Luiz Felipe Pondé.

Recuperação da economia

“Os próximos passos do Congresso Nacional no tangente às demais reformas previstas pelo governo serão essenciais para permitir a retomada do desenvolvimento econômico”. É o que garante o comentarista econômico e jornalista Carlos Alberto Sardenberg.

Primeiro ministro

“O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), tem realmente o estilo de primeiro ministro. Ele é, de longe, o político de maior prestígio no Brasil neste momento”. Opinião do historiador Jaime Pinsky. Será verdade, gente?

À espera de investimentos

“Os investidores internacionais estão esperando o início do segundo semestre para saber se vão investir no Brasil. Só depois do dinheiro externo é que haverá uma recomposição da nossa economia interna. Mas antes, eles esperam por sinalização de mais reformas na área econômica. Caso isso não aconteça, tudo ficará parado”, opina o jornalista e comentarista econômico João Borges.

Batendo no governo

Semana passada, sem meias palavras, o deputado João Vítor Xavier (Cidadania), criticou duramente o governador Romeu Zema (Novo) por sua inabilidade política. Completando seu quadro de reticências contra o Zema, o parlamentar acrescentou: “Em relação à venda da Cemig, o governo não tem a menor chance de conseguir a autorização da Assembleia”.

Um país dividido

Pesquisadores de todo país, ao analisarem a recente pesquisa divulgada pelo Instituto DataFolha, comentaram que a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PSL), com média de 33%, contra outros 33% que o desaprovam, sinaliza que, atualmente, temos um país dividido, assim como ocorreu ao longo da campanha eleitoral. Segundo os comentários, isso não é bom para o futuro do Brasil.

Toda semana no Sion

Não tem erro. Toda semana, carros se batem no cruzamento da Rua Grão Mogol com a Washington, no bairro Sion, região Centro-sul da capital. Não há sinalização no local e a poucos metros dali fica o colégio Santa Dorotéia, de onde sai e entra milhares de crianças e adolescentes. Semana passada, uma batida envolvendo três carros foi tão forte que adentrou a calçada e vitimou a placa do sacolão que fica na esquina.

Tabata Amaral

Apesar da reforma da Previdência ter sido aprovada por 379 votos a favor, nas redes sociais só se fala de um voto: o de Tabata Amaral (PDT). A parlamentar contrariou a orientação partidária e votou a favor do texto base da reforma. Agora, seu partido vai abrir um processo interno na Comissão de Ética contra ela e mais 7 deputados da sigla. No Twitter, Ciro Gomes (PDT) já se posicionou: “Defenderei que expulsem aqueles que votaram contra o povo nesta reforma de Previdência elitista”.

Frio mata

Belo Horizonte e as cidades da região metropolitana estão vivendo dias bem frios. Se você encontrar alguém em situação de rua, numa noite com temperatura igual ou abaixo de 13ºC, ligue para o 156 e informe o local. Neste número há atendimento com encaminhamento para algum abrigo municipal.