Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Preocupação
“As empresas de telefones, especialmente de celulares só se preocupam em concretizar vendas, mas não tem o mínimo de respeito com o consumidor na hora de prestar assistência ou explicar sobre os defeitos de aparelhos, etc. Por conta disso, esse segmento está na berlinda. Basta ver que, no Procon da Assembleia, eles são os campeões de reclamações”. Palavra do diretor do órgão, o advogado Marcelo Barbosa.

Kalil governador
No recente encontro do PSD estadual destinado à filiação do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o que se ouviu foi o nome do chefe do Executivo da capital citado como candidato a governador em 2022.
Cena um – A solenidade, realizada no plenário da Assembleia, contou com a presença de dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças municipais.
Cena final. Presente no ato, o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, comentou: “Se a eleição para a prefeitura fosse hoje, Kalil ganharia de balaiada”.

Patrus e Kalil
Nos bastidores da política mineira fala-se de uma aproximação do presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PP), com Kalil (PSD). Aliás, o presidente fez questão de demonstrar isso, principalmente, no dia da filiação do prefeito ao novo partido. Na ocasião, Patrus fez vários afagos a Kalil e, inclusive, eles estiveram juntos por mais de 2 horas, com direito a discurso e tudo mais.

Viana não
Uma fonte ligada ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu que a transferência da presidência estadual da legenda para o prefeito Kalil foi uma decisão sábia. Em princípio, quem almejava o cargo era o senador Carlos Viana.

Protagonista
Para o cientista político e professor da UFMG, Carlos Ranulfo, a confusão do Planalto é tão intensa que levou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a ser protagonista do projeto da reforma da Previdência. “Ou seja, ele tem aparecido de maneira proativa perante a população brasileira”, entende o mestre.

Família x Governo
A convicção dos jornalistas da crônica política de Brasília é a mesma de pensadores políticos nacionais: eles sentem que a família do presidente Bolsonaro (PSL) quer mandar no governo, mesmo não estando em cargos de primeiro escalão. Uma loucura!

Demissão construída
Segundo comentários da jornalista Cristiana Lôbo, a demissão do general Santos Cruz, da Secretaria de Governo, já vinha sendo construída passo a passo há mais de um mês. “Ele já sabia disso, embora não tenha deixado transparecer”.

Acordo complicado
Filiado ao PSC, o deputado estadual mineiro Raul Belém, quando indagado a respeito de sua opinião sobre a reforma Fiscal no estado, disse: “É bom ver que o Rio de Janeiro pulou de cabeça nesse assunto e não está satisfeito com o resultado. Então, ele precisa ser amplamente debatido, inclusive com a presença dos prefeitos”.

Acidentes de motos
Segundo levantamento dos órgãos oficias do governo estadual, atualmente acontecem uma média de 21 acidentes de motos por dia em Belo Horizonte. Um dos motivos é a falta de respeito às sinalizações.

Apoio a Moro
“Não acredito que a atuação do então ex-juiz Sergio Moro tenha prejudicado a Lava Jato. Se houvesse algum tipo de exagero, não seria capaz de comprometer a operação. Na verdade, ele é um nome respeitado por grande parte da população brasileira”, opina o consultor político Gaudêncio Torquato.

Inteligência arcaica
Analistas de diferentes sistemas nacionais e internacionais chegaram à conclusão que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) trabalha com métodos ultrapassados e fora da realidade na era da inteligência artificial. “A comunicação agora é instantânea. Portanto, as informações vão e vêm na mesma velocidade e a ABIN parou no tempo”. Comentário ouvido na antessala do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).

Bom pagador
“Os ricos gostam de fazer grandes negócios e nem sempre conseguem pagar as dívidas. No entanto, os pobres são bons pagadores, pois o seu nome e o crédito pessoal são os únicos meios de continuar adquirindo bens. Por isso, a decisão de governo em facilitar empréstimos para pequenas empresas, é uma boa ideia. Isso pode dinamizar a economia”. Opinião do ator Flávio Galvão.

Oi, sumido
Nos primeiros 90 dias de governo, o vice-governador, Paulo Brant (Novo), estava mais presente na agenda diária do governo do estado. No entanto, não se sabe bem os motivos, ele está meio distante dos debates atuais. Aliás, essa foi uma observação feita por pessoas da Assembleia, quando vários secretários de estado foram a Casa discutir possíveis decisões do governo, como a reforma Fiscal.

Zema x Novo
Segundo fonte palaciana, o governador Romeu Zema (Novo) gostaria de ficar de fora dos debates do seu partido sobre o projeto político do próximo ano. “Seria desgastante para ele”, diz um amigo.

Vereador prestigiado
Um dos caciques do Partido Novo em Minas continua sendo o vereador Mateus Simões. Isso por conta de sua reconhecida aproximação com o chefe do Executivo mineiro. Claro que os três deputados estaduais da sigla, na Assembleia, vão bater pesado na hora de decidir pautas importantes. Mesmo porque, nesse caso, além do futuro do partido, o próprio destino político deles estará em jogo.

Defende as privatizações
Segundo a professora da USP, Arlene Clemesha, a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que empresas ligadas à Petrobras possam ser privatizadas vai ajudar a descentralizar o poderio da corporação e garantir um viés democrático para a questão do abastecimento de combustível no Brasil.

Contra o armamento
A decisão do Senado em barrar o decreto da Presidência da República para a liberação de armas recebeu aplausos do filósofo Luiz Felipe Pondé. “Os parlamentares tomaram uma decisão acertada. Esse assunto não pode ser tratado de maneira tão superficial”, afirma.

Sala Dídimo Paiva
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus (PV), anunciou um novo espaço para a imprensa, a sala Dídimo Paiva, localizada ao lado do plenário. Patrus explicou que o lugar era uma reivindicação do Sindicato dos Jornalistas e que vai garantir mais qualidade no trabalho da imprensa, facilitando o acesso dos profissionais aos parlamentares. Alessandra Melo, presidenta do sindicato, afirmou que a nova sala de imprensa atende à demanda da categoria.

Punição aos culpados
“Os culpados pelo ataque cibernético contra as autoridades brasileiras, que tiveram seus celulares invadidos, não pode ficar impune. A Polícia Federal e outros órgãos de inteligência precisam descobrir logo os responsáveis por essa barbaridade. Caso contrário, a população do país vai se sentir ainda mais insegurança”, avaliou o jornalista Merval Pereira.

Apoio dos governadores
Antes mesmo de finalizar o mês de junho, o Palácio do Planalto almeja uma nova rodada de entendimentos com todos os governadores dos estados para que eles ajudem a conquistar votos e aprovem a reforma da Previdência. A data desse encontro estava sendo escolhida no gabinete do ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.