Home > Cidades > Samba das Pretas ressalta protagonismo de mulheres

Samba das Pretas ressalta protagonismo de mulheres

A 3ª edição do projeto Samba das Pretas BH já tem data e horário confirmados: sábado, 8 de junho, das 18h às 23h, no Deu Brasa Espeteria, Rua Santa Apolônia, 435, Fernão Dias.

De acordo com as idealizadoras do projeto Camila Alves e Fatini Forbeck, a ideia surgiu a partir de conversas entre amigos sobre o lugar da mulher preta no samba. “Geralmente, elas são sempre convidadas a darem apenas uma palinha e o que queremos é justamente destacar o protagonismo delas no gênero musical”.

Elas contam que, antes de conceberem o projeto, já percebiam que o samba é mais um meio machista. “É exatamente por isso que temos mulheres pretas em todas as esferas: da portaria ao palco. O intuito é mostrar para elas, que nem sempre têm visibilidade, o seu valor e potencializar esse reconhecimento social”, asseguram.
A cada edição, uma sambista preta de Belo Horizonte é homenageada e convidada a partilhar projetos autorais e clássicos dos grandes nomes do samba brasileiro.

Na primeira, a homenageada foi Adriana Araújo, uma das vocalistas do Grupo Simplicidade Samba e madrinha do projeto, na segunda foi a vez da sambista solo Dóris e, agora, quem recebe a homenagem é a cantora de rap Tamara Franklin.
Nesta edição a versatilidade, irreverência e resistência serão as palavras-chave do encontro. “A musicalidade vai ultrapassar os limites sonoros e as vozes serão como gritos de almas sedentas por amor, luta, alegria, representatividade e fé”, garantem as idealizadoras.

Camila e Fatini finalizam dizendo que: “O samba é versátil como a beleza preta, bem bolado como o abraço afetado e subjetivo como as nações africanas. Sendo assim, sigamos firmes no amor e na cor”.