Home > Destaques > “Faxina ética” pode aniquilar o PSDB

“Faxina ética” pode aniquilar o PSDB

Informações de Brasília e São Paulo profetizam um fim dramático para o PSDB Nacional, devido ao descrédito da população no que diz respeito ao partido, assim como o PT. No entanto, a militância petista está em franca recuperação pelo Brasil afora, de acordo com levantamento feito pela própria sigla.

Semana passada, o ex-governador Eduardo Azeredo enviou carta ao presidente estadual do PSDB solicitando sua desfiliação, mas no bojo do escrito fez referência a sua trajetória de fundador e até de ex-presidente dos tucanos nacionais: “Uma época de glória, na qual tive oportunidade de oferecer relevante serviço à nação como dirigente máximo”. Com certeza, o ex-governador demonstrou seu desprendimento.

“Faxina ética”
Segundo fontes no meio político, já está pronto na mesa de João Doria, governador de São Paulo, uma espécie de memorando com a explícita recomendação para que os filiados ao PSDB com problemas na justiça sejam, imediatamente, convidados a se afastar da sigla. Em Brasília, voltou a circular o comentário indicando que o grupo do governador paulistano almeja um partido mais leve, sem mácula. Portanto, antes que mais condenações sejam anunciadas, o ideal seria fazer essa faxina antecipada no tucanato.

Essa “faxina ética” estaria sendo levada a efeito por meio do conselho do partido. Com isso, figuras expoentes, como o ex-governador José Serra (SP), o ex-governador Beto Richa (PR), o ex-governador Marconi Perillo (GO), entre muitas outras seriam eliminadas da sigla.

Para os especialistas em política, o desgaste do PSDB é de tal ordem que, talvez, o ideal seja sua extinção, passando inclusive por uma fusão junto às outras instituições, buscando vida nova no mundo político. Essas mesmas pessoas acrescentam ainda que mesmo que Doria consiga jogar para fora todos os nomes que estão com problemas na justiça, ele ficará sozinho. “Aliás, sozinho mesmo, pois Doria nunca foi tucano, ele está tucano”, afirmam.

Entre os mineiros, o deputado Aécio Neves deverá ser um dos primeiros a receber cartão vermelho. O senador Antonio Anastasia é outro investigado judicialmente. Então, o certo seria ele também se afastar ou ser convencido a fazê-lo. Recentemente, a imprensa mineira veiculou informações indicando uma possível ida de Anastasia para o Democrata a convite do seu amigo, o senador Rodrigo Pacheco.

Diante desse cenário, o novo presidente do PSDB estadual, deputado federal Paulo Abi-Ackel, não terá uma tarefa fácil. Um dos seus dilemas é como convencer o denunciado Nárcio Rodrigues a tomar o mesmo destino de Azeredo. Só para rememorar: Nárcio, ex-deputado federal e presidente do diretório estadual, foi preso por problemas de supostas má administração de dinheiro público quando era secretário de estado no governo de Aécio Neves.

Cansado de esperar, o jornalista e deputado estadual João Vitor Xavier decidiu jogar a toalha. Ele já se filiou ao Cidadania, depois de uma longa trajetória no PSDB. Ele começou como vereador em Belo Horizonte, e, agora, está como deputado em seu terceiro mandato. “Estava sufocado. Não tinha mais espaço. Todas as minhas opiniões e sugestões não eram levadas a sério, mas não quero ‘jogar farofa’ sobre o passado. Prefiro apostar em uma nova vida e projetos para os próximos anos”, disse.