Home > Cidades > Museu dos Brinquedos inaugura serviços de audiodescrição para pessoas com deficiência

Museu dos Brinquedos inaugura serviços de audiodescrição para pessoas com deficiência

Desde o último sábado do mês passado (27), o Museu dos Brinquedos, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, está com novos serviços para atender as pessoas com deficiência. O local, que já era adaptado para receber cadeirantes, terá legendas em braile, aparelhos de audiodescrição e tradução em libras.

Tatiana Camargo, diretora executiva do museu, conta que essas novidades fazem parte da cultura do local, que tem como princípio a inclusão de todas as crianças, independentemente da sua condição social e limitação física. “De acordo com dados do último Censo, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Esse número representa quase 24% da população. Ou seja, há uma demanda latente por inclusão e nós temos um compromisso com a sociedade de tornar o nosso espaço mais adequado a todos os públicos”.

Tatiana diz que, na inauguração do novo serviço, foram criadas atividades que estimularam a empatia em relação às pessoas com deficiência. “Os visitantes tiveram várias experiências, por exemplo, vendamos os olhos para que eles sentissem como é não enxergar, andaram de cadeiras de rodas para perceberem as dificuldades que um cadeirante enfrenta, entre outros. Esses experimentos têm como objetivo principal desenvolver a empatia, pois só nos colocando no lugar do próximo, vamos conseguir ser empáticos”.

E, a partir de agora, todas as atividades serão inclusivas. “Esse já era um desejo nosso há muito tempo, mas fizemos as reformas e adaptações de acordo com a nossa verba. Desde sábado, todo o material em braile já está disponível e o agendamento será necessário apenas para quem precisar do atendimento em libras”.

Ainda segundo a diretora, até o momento, não é possível notar aumento na quantidade de visitantes. “Creio que falta divulgação e há também um certo receio das pessoas com deficiência em visitar um local que não conhecem. Outro empecilho é a dificuldade de locomoção. Estamos dando pequenos passos, mas ainda há um longo processo”.

Dia das Mães
Para comemorar o Dia das Mães, o Museu dos Brinquedos está com uma programação especial no sábado, dia 11. A contadora de histórias Beatriz Myrrha e o músico Marcos Albricker farão um show, às 16h, para crianças e adultos. “Rimos e Rimas” é um espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras que trazem, por meio de palavras e sons, o universo de autores conhecidos, como Cecília Meireles, Elias José, Leo Cunha, Vinicius de Moraes, além de músicas de domínio público como as de Edith Derdyk, Paulo Tatit e Marcos Albricker.

Além disso, haverá uma oficina especial de construção de um presente para as mães e as atividades serão realizadas às 11h, 14h e 15h. Os visitantes também poderão conferir a nova exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”.