Home > Esporte > Caminhada é a modalidade mais praticada pelos brasileiros

Caminhada é a modalidade mais praticada pelos brasileiros

Conhecida por ser uma atividade física que inicia as pessoas sedentárias a esportes mais intensos, a caminhada é a modalidade mais praticada pelos brasileiros. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, 49,1% das pessoas que fazem exercício optam pela prática.

O educador físico Roger Andrade afirma que essa modalidade é mais praticada pelas pessoas devido a facilidade e o baixo custo de iniciação. “Andar é um dos primeiros exercícios que o ser humano faz. Então, é muito natural para qualquer um. Além do mais, caminhar não requer muito gasto material”.

Os principais benefícios da modalidade são a melhora da pressão arterial, da glicemia, prevenção à obesidade, perda de peso, diminuição da ansiedade e estresse. “Mas também temos que ressaltar que na caminhada há o fator emocional. Muitas pessoas a praticam acompanhada por colegas e isso gera uma interação social que, às vezes, não aconteceria sem a atividade. Ademais, para quem trabalha o dia todo é uma oportunidade para relaxar e se esquecer dos problemas”.

Andrade reitera que a caminhada de uma hora pode gerar a perda de 300 calorias, mas esse valor pode ser alterado de acordo com a intensidade da atividade. “Para qualquer prática física é preciso ir ao médico antes para ter o aval desse profissional. Recomendo que procurem um cardiologista. Após isso, é necessário também ter instruções de um professor de educação física. Todo esse processo trará a segurança para a pessoa fazer a caminhada sem riscos à saúde”.

Outro ponto destacado pelo educador é em relação à alimentação. “É importante lembrar que toda atividade física deve ser conciliada a uma alimentação saudável. Não adianta começar a caminhar se a pessoa mantém os mesmos hábitos antigos. Conciliar os dois fatores, com certeza, irá gerar um bom resultado”.

Saindo do sedentarismo

A dona de casa Maria de Lourdes Fonseca, 65 anos, está caminhando com as amigas do bairro desde o começo do ano. Ela conta que já notou diferença na sua disposição para fazer algumas atividades diárias. “Eu e mais três colegas vamos todas as manhãs caminhar aqui perto de casa. No começo dava preguiça, pois levantamos bem cedo para não atrapalhar o restante do dia, mas agora já acostumei e na semana do Carnaval, quando não fomos, até senti falta, acredita?”.

Ela relata que já perdeu dois quilos desde que começou a se exercitar. “Antes, ficava em casa o dia todo, então comia mais. Agora, além de distrair a mente porque sempre conversamos durante a caminhada, também estou maneirando na comida. Acho que comia mais de ansiedade e para a hora passar”.

Para o segundo semestre, Maria de Lourdes já está fazendo planos para entrar na academia. “Vi que a atividade física faz bem. Eu e minhas amigas vamos começar a fazer hidroginástica em julho, mas não vamos deixar a caminhada de lado”, finaliza.