Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sonho Modesto
Quem é do meio empresarial sabe que o sonho do megaempresário Modesto Araujo (Drogaria Araujo) é ser presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Mas, por enquanto, ele teve de se contentar em ser vice-presidente de outra entidade do segmento: a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), uma espécie de prima pálida da Fecomércio.

Nely brilhou
Durante evento de posse da nova diretoria da ACMinas, realizada no auditório do Minas Tênis, uma personagem que se destacou foi a presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino (PRTB).

Arrogância da Vale
Ao ser empossado como presidente da ACMinas, o empresário Aguinaldo Diniz fez um discurso que, em determinado momento, defendeu o governo Bolsonaro (PSL) e o próximo assunto foi o desabamento da barragem em Brumadinho.
Cena um: Ele, a respeito deste tema, defendeu a Vale por ser uma instituição e solicitou punição aos seus dirigentes.
Cena dois: Para Diniz, a Vale cresceu, ficou arrogante e se distanciou de Minas. “Mas a empresa deve aos mineiros por ter nascido aqui e sermos um Estado minerador. O mínimo que ela poderia fazer para ressarcir seria o retorno do seu comando para nosso Estado”, disse o presidente.
Comentário único. Esta ideia do retorno da Vale a Minas seria o mesmo que imaginar o mar mudando de curso para que os mineiros pudessem ter acesso ao Atlântico. Ou seja, isso é um sonho de verão. Coitado do Sr. Aguinaldo Diniz.

Descaso com os mineiros
Na avaliação do deputado André Quintão (PT), líder da oposição na Assembleia, a situação financeira do Estado está caótica por conta da falta de sensibilidade com os mineiros. “Brasília distanciou-se de nós há anos. Agora, o caldo entornou. Vale dizer que para reverter a situação, vamos precisar jogar pesado. Demonstrar o nosso peso político”, acredita o deputado petista.

Sem ideologia
Usando um discurso mais ameno, o líder do bloco governista na Assembleia, Gustavo Valadares (PSDB), está levantando a bandeira branca para seus adversários, solicitando a eles um momento de trégua. “Para mim, uma das maneiras de minimizar a crise do Estado seria a união de todos, inclusive dos deputados estaduais, sem o viés ideológico”. comentou.
Comentário único. A fala do líder governista já deve ser uma preparação de terreno visando convencer seus pares a votarem nos projetos do governador Romeu Zema (Novo) em plenário. Mas vai ser um duelo de gigantes, é o que apostam os entendidos no assunto.

Savassi pede socorro
Os moradores da Savassi estão horrorizados com a falta de sensibilidade dos administradores da secretaria que atende a região. Eles querem que, após os grandes eventos realizados, os passeios em torno da praça sejam lavados, pois no dia seguinte o odor por lá é insuportável, principalmente porque ao final desses eventos sempre há pessoas fazendo suas necessidades fisiológicas, deixando as ruas emporcalhadas. Cruz credo, gente!

Por onde anda o senador Viana?
Por enquanto, o senador Carlos Viana (PHS) não tem aparecido nas grandes solenidades acontecidas em Belo Horizonte. Deve estar recluso em seu mundo, buscando novas táticas de ação.

Senador Anastasia
Enquanto isso, o tucano Antonio Anastasia, vice-presidente do Senado, tem dado um show. Semana passada, ao falar durante evento no Minas Tênis, foi aplaudido mais do que os donos da festa. Uma loucura!

Comunicação truncada
Em todos os eventos ocorridos em BH no mês de fevereiro, os comentários caminham na mesma direção: os formadores de opinião continuam acreditando no governador Romeu Zema (Novo) como um homem bem intencionado, mas reconhecem a necessidade de melhorar a comunicação do chefe do Executivo.
Cena única: Pelo visto, a possibilidade de Zema se valer apenas das redes sociais para seus posicionamentos não será suficiente para se manter popular, aliás, característica necessária para que ele consiga, entre outras coisas, aprovar as propostas de reformas que serão enviadas para Assembleia.

Apoio dos governadores
Em Brasília, a jornalista Cristiana Lôbo revelou um assunto que muitas pessoas já sabem. Para ela, poucos são os governadores que vão ter condições de ajudar a convencer as bancadas federais em seus respectivos Estados a votarem a Reforma da Previdência. Ela lista, inclusive, o governador Zema (Novo) que, em sua avaliação, teria um forte grau de dificuldade para contribuir com a ideia elaborada pelo Palácio do Planalto. Coisas da política nacional.

Posse sem pompa 
Recentemente, o conselheiro Mauri Torres tomou posse como presidente do Tribunal de Contas tendo como vice-presidente o conselheiro Dr. Viana. Detalhe: quem esperava por um vasto coquetel após o evento teve de se contentar com água servida em uma mesa no canto do salão, onde os empossados foram receber os cumprimentos. A crise no poder público está feia, gente!

Excesso de partidos
Há um comentário ensurdecedor no Brasil em relação ao excesso de partidos políticos. Mas para quem já considerava as 35 siglas um número elevado, veja a revelação da comentarista e apresentadora de TV Joyce Ribeiro: “Existem 72 processos de legendas parados no Tribunal Superior Eleitoral esperando por registro”. Ou seja, o que já é bastante demasiado, pode aumentar.

Zema X Imprensa
“O governador Romeu Zema (Novo) tem visitado grandes instituições da capital, como Faemg, CDL/BH, etc. Entretanto, com relação à imprensa, a Cidade Administrativa continua hermética”. Esses são alguns comentários ouvidos durante a posse da diretoria da ACMinas na semana passada. Vamos lá, governador!

Bolsonaro político
Em Brasília, na opinião do cientista político José Álvaro Moisés, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) dá ares de mais distensão política. Na avaliação do professor, o presidente está comedido em suas críticas à imprensa e a sua decisão de levar, pessoalmente, o projeto de Reforma da Previdência ao Congresso inaugurou seu estilo de querer dialogar mais de perto com a classe parlamentar. Tomara a Deus!

Bolsonaro e os filhos
Avaliando os bastidores do Governo Federal, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo Dimas Ramalho, durante programa a uma rede de TV, disse: “O presidente Bolsonaro (PSL) para demonstrar firmeza deve fazer o dever de casa e enquadrar seus filhos. Caso contrário, as cenas em que eles falam em nome do poder central vão terminar contaminando a Esplanada dos Ministérios”.

Política em Brumadinho
O prefeito Avimar de Melo, o Neném da Asa (PV), foi aconselhado a usar a imprensa para fazer cobrança pública em relação às promessas da Vale. Caso contrário, tudo poderia ficar só na promessa.
Cena um: Semana passada, o prefeito usou a Rádio Itatiaia para ironizar o compromisso do governador do Estado em relação aos repasses, o que não havia acontecido até então.

Política em MOC
Ex-deputado federal, ex-presidente do Tribunal de Contas da União e de família abastada, o atual prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), provavelmente, não aceitará o desafio de ser candidato à reeleição por conta de sua falta de paciência em discutir com as lideranças os diversos assuntos vindos da sociedade. Por outro lado, ele, com seus mais de 80 anos, estaria com boa disposição física. Esses comentários são comuns na porta do famoso Café Galo, onde diariamente reúnem-se pessoas para falar da vida de todos, especialmente dos políticos.

Política em Uberlândia
Circula nos bastidores da Assembleia que, em Uberlândia, o atual prefeito Odelmo Leão (PP) estaria propenso em abrir mão de sua candidatura à reeleição com a finalidade de dar espaço para sua esposa, a primeira-dama, Ana Maria Junqueira. A conferir…

Acabou o prestígio
Acostumado a ser reverenciado durante os 4 anos do governo Fernando Pimentel (PT), o ex-presidente da Codemig, o arrogante empresário Marco Antônio Castello Branco agora, por conta de sua anunciada demissão do cargo, tem se contentado em ficar na cadeira nos fundos dos auditórios durante as poucas solenidades para as quais ainda é convidado.
Título para Bolsonaro

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, no dia 26, requerimentos para que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Justiça Sérgio Moro recebam título de cidadão honorário de Minas Gerais.