Home > Destaques > Custódio Mattos cresce na estrutura do governo Zema

Custódio Mattos cresce na estrutura do governo Zema

Pausadamente, mas com firmeza de decisão, o secretário de Governo de Minas, Custódio Mattos, vai conquistando a confiança do governador Romeu Zema (Novo). Experiente, ex-prefeito de Juiz de Fora, ex-deputado federal e ex-secretário de Estado na administração de Aécio Neves (PSDB), Mattos, segundo fontes palacianas, tem sido um elo importante junto aos políticos em geral. “Inclusive, aumentando a cada segundo o volume de demandas em sua mesa, algumas pleiteando medidas urgentes e que não podem ser deixadas para o dia seguinte”, comenta a fonte.

A presença do ex-parlamentar tucano no governo Zema certamente faz parte de uma aliança entabulada pelo governador mineiro. Tanto que nos bastidores, há 15 dias, já se falava no nome do deputado do PSDB Luiz Humberto Carneiro para líder do Governo, um cargo da maior importância para garantir o relacionamento entre Executivo e Legislativo. Nos corredores da Assembleia, o nome de Humberto é respeitado, afinal se trata de um político de diálogo e com longa experiência na Casa.

Diante desse quadro, o grupo antigo que dominou o Governo do Estado, entre eles, o ex-governador Alberto Pinto Coelho e, o então poderoso secretário de Governo na época, Danilo de Castro, teriam todos os motivos para ajudar em uma caminhada mais tranquila dos temas de interesse do Executivo perante ao Legislativo. Também consta nos bastidores o nome do ex-presidente do Legislativo estadual Dinis Pinheiro, sondado para ser o titular da Secretaria do Governo. Ele estaria auxiliando na conciliação visando atenuar os ânimos entre os políticos experientes e os novos, que aliás, prometem movimentar o plenário da Assembleia.

Problema no PSDB
Entretanto, nem tudo é maravilha no que diz respeito ao PSDB. Por exemplo, o seu cacique maior, o agora deputado Aécio Neves, depois da eleição, simplesmente desapareceu. Agora, veio a confirmação da desfiliação do prefeito de Contagem, Alex de Freitas. Aliás, ele era a joia da coroa. O único prefeito de cidade grande eleito no último pleito e, à época, filiado na sigla dos tucanos. O ex-poderoso partido em Minas está em uma situação cada vez mais incerta. Um de seus líderes emblemáticos, o ex-prefeito de Valadares deputado por várias legislaturas Bonifácio Mourão foi uma baixa que trouxe um enorme prejuízo. Em Minas Gerais, nesta safra de eleitos em 2016, coube ao tucanato comandar a maioria de prefeituras de pequeno porte: os grotões.

Até mesmo a liderança do seu presidente estadual, o deputado federal Domingos Sávio está tendo dificuldades. Ele foi reeleito para mais um mandato, porém, viu seu grupo político minguar de maneira espetacular em todo o Oeste Mineiro, inclusive em Divinópolis, sua terra natal, onde já foi prefeito na década de 90.

Para além dos fatos aqui relatados, é sempre bom rememorar que o atual prefeito de Juiz de Fora, no comando do município desde o ano passado, pertence também aos tucanos. Habilidoso, o chefe do Executivo, Antônio Almas, diante desta presença de seu colega de partido, Custódio Mattos no governo estadual e, também, por conta de sua liderança regional, pode ser a esperança no sentido de que nossa “Manchester Mineira” seja a salvação do partido em Minas.