Home > Destaques > Como começar 2019 com o organismo desintoxicado

Como começar 2019 com o organismo desintoxicado

As tentações das guloseimas durante todo o mês de dezembro são inúmeras. Carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, frituras e doces marcam a ceia de Natal e a festa de Réveillon. A sensação de corpo pesado após a semana de festas vai além dos eventuais quilos a mais: alguns alimentos, o álcool e os açúcares inflamam as células e apesar de todo o marketing por trás da palavra “detox”, a necessidade de eliminar essas toxinas é real.

“O consumo exagerado de álcool, refrigerantes, carboidratos, frituras e açúcares, alimentos que chamamos de inflamatórios, causam vários sintomas, principalmente, gases, distensão abdominal e empachamento. O ideal é fazer esse processo de detox após essas festividades”, explica o nutrólogo Leônidas Neto.

Ele esclarece que a combinação da bebida alcoólica com os aperitivos de acompanhamento pode aumentar o mecanismo de inflamação do corpo e, consequentemente, deixá-lo mais inchado. Neto esclarece que cada organismo é um caso, mas em geral, o tempo de desintoxicação é proporcional ao grau de exposição e consumo. “Se a pessoa exagerou um dia, o corpo leva de 48h a 72h para eliminar as toxinas. Se for uma quantidade muito alta pode demorar de 3 a 4 dias para limpeza do corpo”.

Nesse período, o álcool precisa ser banido. “Não deve beber de jeito nenhum. O álcool é antidiurético porque inibe o hormônio ADH que causa desidratação”, diz. Depois do período de desintoxicação, a dica para reduzir os danos do álcool é intercalar um copo de água a cada copo de qualquer bebida alcoólica, que evita a ressaca, um sintoma de intoxicação.  Procure evitar também carnes vermelhas em excesso, por causa da quantidade de gordura e se tratar de um alimento inflamatório. “Priorize as carnes brancas, que são mais limpas”.

Sucos verdes, detox, chás, uma alimentação mais limpa e saudável composta de frutas, carnes brancas, magras e carboidratos como batata doce, mandioca e arroz integral auxiliam o corpo a limpar as impurezas. Ele ainda aconselha que a dieta seja realizada junto à prática de atividade física pelo menos 3 vezes na semana.

É o que a auxiliar administrativo Bruna Ribeiro, 25, tem feito desde o Natal. “Meu colesterol está um pouco alto. Vinha me alimentando muito mal, não em questão de quantidade, mas a frequência com que comia hambúrguer e outras besteiras, sempre à noite”, conta. Ela passou a tomar chá verde (mix de folhas) diurético. “Também tenho almoçado salada com alguma carne e a noite tomo shake ou faço um omelete, algo mais leve”. E já tem sentido os efeitos. “Estou mais disposta, inclusive para correr porque me sentia pesada antes”.