Home > Geral > Homens acima de 30 anos têm cuidado mais da aparência

Homens acima de 30 anos têm cuidado mais da aparência

“Se eu me olhar no espelho e ver que não estou com uma boa aparência, acho que entraria em depressão”. Para muitas pessoas, essa fala poderia ser de uma mulher, afinal, historicamente, são elas quem se preocupam mais com a imagem. Mas os tempos são outros e os homens também querem ficar bonitos, por isso, estão indo atrás de tratamentos para darem uma “tapa” na estética.

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pela Associação Brasileira de Clínicas e SPAs (ABC SPAs), o público masculino já representa 30% dos pacientes das clínicas de estética. Já outro estudo feito pela Minds&Hearts, com 414 homens entre 16 e 59 anos, aponta que eles estão abertos a se comunicar e consumir produtos de beleza. 45% afirmam que buscam informações sobre novidades, atualidades e lançamentos, já 30% se posicionam como vanguardistas, dizendo preferir criar coisas originais e pouco comuns a seguir modismos. E engana-se quem acha que esse comportamento é característico de alguma classe social, na realidade ele pouco oscilou ficando em 47% para classe A, 45% para classe B e 44% na classe C.

Em relação ao uso de cosméticos para o corpo, os resultados são mais reveladores. Além de artigos básicos como desodorante spray (69%), hidratante corporal (39%) e sabonete antisséptico (38%), outros artigos destacam-se por ter tradição feminina, como sabonete líquido para o corpo (28%), sabonete esfoliante (22%), hidratante específico para os tipos de pele (18%) e até cremes para depilação (11%).

A dermatologista Monalisy Rodrigues conta que os homens que usam esses serviços com mais intensidade têm entre 30 e 50 anos. “Não existe idade para se preocupar com a aparência, mas os homens mais maduros estão procurando cada vez mais procedimentos como tratamento para a calvície, aplicação de preenchedores, lasers e até mesmo aplicação de botox. Em resumo, esses pacientes querem ter uma expressão jovial”.

Ela reafirma que o perfil desses homens são os solteiros e recém-divorciados atrás de resultados imediatos e sem preocupação do quanto vão gastar. “É claro que cada pessoa reage de uma forma diferente aos procedimentos estéticos, mas, no geral, esses serviços dermatológicos apresentam resultados rápidos e muito satisfatórios”.

Por exemplo, no caso do botox, substância que paralisa as rugas e suaviza as linhas de expressão, o resultado é notado poucos dias depois e a aplicação de ácido hialurônico é observada logo após o procedimento.

O dentista Paulo Bastos, autor da frase inicial da matéria, de 32 anos, conta que o cuidado com a aparência para ele também é uma questão importante para o seu emprego. “Trabalho com harmonização facial, por isso tenho que estar bem sempre , pois o meu corpo é como uma propaganda. Os meus clientes vão me procurar para melhorar a aparência, então imagina se eu não cuidasse da minha imagem?”

Ele conta que os cuidados sempre fizeram parte da sua vida. “Tive muito contato com o meio da moda. Aprendi a gostar e não abro mão de me sentir bem. Inclusive, quando era mais novo, já ganhei até um prêmio de mister”.

Atualmente, os cuidados com a aparência vão de tratamentos para o cabelo e barba até visitas frequentes ao endocrinologista e nutrólogo. “Faço selagem com frequência, vou toda semana no barbeiro e a cada 4 meses faço aplicações de botox, além disso, estou sempre atento às tendências”, finaliza.