Home > Cidades > CCBB tem programação especial para público infantil nas férias

CCBB tem programação especial para público infantil nas férias

Não é apenas durante o período escolar que as crianças aprendem coisas novas, as férias também podem ser recheadas de novos saberes e diversão. É com essa intenção que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) desenvolveu o Programa CCBB Educativo - Arte & Educação, no qual desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais.

O programa se estrutura em quatro eixos: transbordar, outros saberes, processos compartilhados e acessibilidade e inclusão. O primeiro desenvolve projetos que estabelecem relações entre a arte, educação e o patrimônio, com o interesse na promoção de intercâmbios entre os educadores do CCBB e os integrantes da comunidade escolar – alunos, professores, pais, funcionários e gestores. Já o escopo outros saberes é voltado para encontros, reflexões e construções coletivas, a interculturalidade e a experiência com as múltiplas formas de criar e se apropriar das práticas artísticas e culturais.

Os processos compartilhados abordam aspectos da concepção, montagem, expografia e refletem sobre as especificidades da exposição presente. E, por fim, acessibilidade e inclusão são princípios que perpassam por toda programação apresentada, pois acredita-se que a partilha só pode acontecer em um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia da democratização e do acesso à cultura para os diversos públicos.

Francisca Caporaeli, coordenadora-geral do projeto, conta que ele está no CCBB desde abril de 2018 e tem como principal objetivo levar as pessoas que não frequentariam o local para conhecer melhor a arte. “Temos programação durante todo o ano e para todos os públicos, desde cursos para quem entende mais do assunto até oficinas para completar a formação de professores. Além disso, também há programação voltada para as crianças e suas famílias”.
Ela reafirma o compromisso do CCBB com a inclusão. “Há uma grande variedade na programação, justamente para abranger todos, inclusive aqueles que possuem alguma deficiência”.

Quem quiser participar de alguma atividade no local, basta chegar no horário marcado, as vagas estão sujeitas à quantidade de interessados e são definidas por ordem de chegada. Para visitas especiais, deve haver agendamento por meio do agendamentobh@ccbbeducativo.com e para os cursos também é necessário uma inscrição prévia, cujo formulários sempre estarão no site www.ccbbeducativo.com/