Home > Cidades > Presépio sustentável é destaque no Parque Municipal em BH

Presépio sustentável é destaque no Parque Municipal em BH

Nesta época do ano, quem passar pelo Parque Municipal de Belo Horizonte já pode conferir o presépio sustentável, representando o momento do nascimento do menino Jesus. A responsável pelo projeto é a ajudante de serviços operacionais do espaço Joana Aparecida Teixeira. Usando a criatividade para confecção das peças, a funcionária utiliza materiais que encontra dentro do próprio parque como folhas de palmeiras, bananeiras, sementes, flores e frutos secos. A cena de Natal pode ser vista de terça a domingo, das 6h às 18h, até 6 de janeiro de 2019.

A tradição já se mantém há 12 anos. Ao todo, o presépio possui oito personagens (José, Maria, menino Jesus, os três Reis Magos, um pastor e um anjo). Além disso, outros elementos também constroem a cena, como uma estrela guia, uma ovelha com dois filhotes, uma vaca, um burro e um galo. E mesmo que a estrutura das figuras seja a mesma de anos anteriores, a cada ano os personagens bíblicos ganham nova vida com roupas exuberantes e também com toques artísticos que variam conforme a criatividade de Joana.

O talento da artista vem da infância. “Minha mãe e avó tinham o costume de montar o presépio todo ano. Na época, nos brincávamos de fazer boizinhos e vaquinhas com argila. Os meus bichinhos sempre eram os mais bonitos e perfeitos. Depois de casada continuei montando o presépio, mas dessa vez com peças compradas”, conta.

Ela diz que sempre gostou de fazer artesanato. No parque confeccionou um pequeno presépio para ficar em sua sala. “O diretor ficou encantado com a beleza das peças e sugeriu que eu fizesse um de tamanho grande. E assim começou essa linda tradição que já dura anos. Todos os materiais para criação são recolhidos no parque mesmo. Os únicos elementos químicos são a cola e o verniz para acabamento”.

Normalmente, a temática do presépio segue o tema oficial da Campanha da Fraternidade. Em 2018 é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”. Joana adaptou o lema e trouxe para sua criação o mote “Somos todos irmãos em Cristo”, relacionando essa mensagem bíblica à necessidade de uma sociedade mais fraterna, igualitária e com menos violência. “Representei a Maria com a pele negra e com o filho branco no colo. A ideia é passar uma mensagem de que somos todos irmãos, independentemente da cor, raça ou posição social”, diz.

A funcionária do parque diz que ver o presépio montado é uma sensação muito boa. “É uma vibração inexplicável. Quando vemos as pessoas elogiando e fazendo fotos, as crianças apaixonadas pelos personagens e perguntando aos seus pais onde está o menino Jesus. Tudo é muito gratificante”, encerra.