Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

O jornalista e escritor Itamaury Teles, presidente da Academia Montesclarense de Letras, foi homenageado no México. - Crédito: Arquivo pessoal
O jornalista e escritor Itamaury Teles, presidente da Academia Montesclarense de Letras, foi homenageado no México. – Crédito: Arquivo pessoal

Além de Itamaury Teles, foram feitas outras homenagens para Sônia Miquelin, Rede Sem Fronteira, Dyandreia Portugal e a embaixada do Brasil na cidade do México. Os escritores foram recebidos pelo ministro João Marcelo Galvão de Queiroz, Marcos Vinicius de Araújo Vieira – agregado Cultural e Márcia Maria Coutinho Adrono – agregada da Cooperacion Tecnica, Políticas Sociales y Deportes. Na ocasião foram doados cerca de 70 livros para o Centro Cultural da Embaixada.

AS REVELAÇÕES DE UM GOVERNO – A equipe de transição do governador eleito Romeu Zema (Novo) segue conhecendo a realidade de Minas. Para o administrador, é um absurdo que Fernando Pimentel (PT) tenha comprometido a folha de pagamento do Estado com nomeações partidárias, agasalhando, nas poucas empresas públicas que sobraram, vários elementos de seu partido. Essas nomeações estão na Codemig, Cemig, Ipsemg, Banco de Desenvolvimento, Copasa e outras empresas pertencentes à administração direta ou indireta do Governo. É claro que, neste momento de dificuldades, o fim dessas nomeações vai significar uma economia que pode refletir no balanço contábil de Minas. No entanto, é bom ressaltar que a crise econômica que se abateu sobre o Brasil, a partir do segundo governo de Dilma (PT), continua refletindo em nossa economia e se não fosse isso, ninguém estaria notando essas instituições. É claro que qualquer governo que chegasse ao Palácio da Liberdade iria desfazer-se disso, por ser algo exclusivo ao PT. O grande problema é esse: o país precisa crescer. Se isso não acontece, todas as mazelas aparecem. Pimentel também foi vítima de um sistema de governo do seu próprio partido, no qual Dilma, para facilitar sua reeleição, fez benesses com o caixa do Estado, baixando a conta de luz, segurando o preço da gasolina e do gás, desonerando a indústria automobilística e de bens de capital e facilitando o crédito fácil.

VAI DEMORAR – Jair Bolsonaro (PSL) continua alimentado o povo brasileiro com seus pensamentos polêmicos via redes sociais. Ele utiliza a web para alertar seus eleitores de que vai ser difícil “despetizar” o seu governo, apesar de todas as recomendações a seus auxiliares para fazer uma faxina. Ele entende que os mais de 13 anos de governo petista influenciou a máquina pública que, segundo ele, está contaminada, ele está alertando desde agora, que o PT vai fazer de tudo para atrapalhar sua gestão.

DA COCHEIRA

O deputado Agostinho Patrus Filho (PV) vai conquistando, a cada dia, mais apoio para sua campanha visando a presidência da Assembleia. Agora, a pequena bancada do Partido Novo já anunciou sua adesão.

Outro dia, o jornalista Antônio Achilles, em entrevista a este colunista na TV Horizonte, disse que o povo foi unânime em seu recado aos políticos e que só vai comentar os novos governos depois dos primeiros 6 meses das gestões em Minas e no Brasil.

Apesar de faltar o dinheiro do Estado nos chamados repasses de ICMS, muitas prefeituras do Estado estão pagando em dia seus funcionários. É o caso de Sabará, Nova Lima, Contagem e, mais recentemente, Belo Horizonte.

No dia 6 de dezembro a Emater-MG completou 70 anos. Nesse longo período, a empresa tem trabalhado pelo desenvolvimento sustentável da agropecuária mineira. Os resultados são a melhoria da qualidade dos produtos da agricultura familiar.

A Fecomércio MG está comemorando 80 anos de conquistas como representante do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais. Nesse período, o setor passou por rápidas e profundas transformações, envolvendo um consumidor mais exigente e informado.

ANIVERSARIANTES

Domingo, dia 09 de dezembro

Dra. Mirian Saboia

Jaqueline Sanches – Rádio Itatiaia

Sarah Ribeiro Baia

Segunda-feira, 10

Jornalista Ariosto da Silveira

Danielle Rodrigues – Rádio Itatiaia

Jair Schultz

Terça-feira, 11

Nilson Farias

Ricardo Acácio – Contagem

Onofre Mendes Júnior

Quarta-feira, 12

121 Anos de Belo Horizonte

Jornalista Neuber Soares

Rubem Correa Teixeira

Natália Macedo – Edição do Brasil

Quinta-feira, 13

Ricardo Sales – Brumadinho

Wellington Catá

Jornalista Kátia Pereira

Marco Antônio Souza

Sexta-feira, 14

Walter Pereira Almeida

Magela – Sete Cordas

Fued Dib – Prefeito Ituiutaba

Sábado, 15

Gê Rennó Guimarães de Andrade

Marlene Valadares

Maurício Tizumba

A todos os nossos parabéns