Home > Cidades > Bloco “Então, Brilha” promove oficinas artísticas para moradores de comunidades

Bloco “Então, Brilha” promove oficinas artísticas para moradores de comunidades

“Pessoa foi feita pra brilhar”. Esse é o lema do bloco carnavalesco “Então, Brilha”. Para colocar em prática a ideia, o grupo está construindo o Carnaval 2019 junto a oficinas de formação artística para moradores de comunidades. As aulas são gratuitas e a expectativa é capacitar tecnicamente cerca de 50 novos músicos na ala de bateria e canto.

A Escola Brilhante de Artes nasceu da vontade de ampliar a atuação do bloco nas questões sociais. “O Di Souza, idealizador do bloco, foi morador da Vila Acaba Mundo e boa parte de sua formação de música se deu em projetos sociais que aconteciam ali. Ele se projetou na cidade como um artista importante e regente de um dos principais blocos de Carnaval de BH”, explica o escritor do projeto e vocalista do bloco Rubens Aredes.

Ele acrescenta que quando isso aconteceu, veio a vontade de retribuir. “Elaboramos o projeto e conseguimos aprová-lo na lei estadual de incentivo à cultura. E, com o patrocínio da Cemig, começamos a executá-lo”.

Aredes diz que a música é importante na formação para a sociedade. “A música tem o poder de criar relações, quando a pessoa propõe estar em uma oficina, ela tem o objetivo de aprender a tocar, mas acaba por desenvolver laços e empatia, o que fortalece o convívio em comunidade”.

Segundo o vocalista, o bloco tem outros “braços” além do Carnaval. “Um deles é a preparação de shows e espetáculos. Na festa momesca, o ‘Então, Brilha!’ se preocupa em levar paz, amor e brilho. Lutamos para que todos sejam individualmente diferentes, socialmente iguais e completamente livres”.

As oficinas serão em duas comunidades: o Aglomerado da Serra e a Vila Acaba Mundo, ambas na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A realização do projeto tem parceria com ONGs, centros culturais, associações de moradores e instituições comprometidas com ações sociais.

Por consequência do projeto, esses locais também serão beneficiados. “De alguma maneira, vai gerar renda para as comunidades a partir de suas necessidades. Os alunos estão convidados a somar à frente da bateria e no canto”.

Spoiler do Carnaval 2019
Aredes conta que, para o ano que vem, algumas novidades serão apresentadas. “Vamos expandir nosso repertório a partir do impacto que a relação nas comunidades tem nos proporcionado. Teremos novos ritmos na bateria em função da musicalidade dos alunos do projeto e de acordo com as suas vivências. Estamos trabalhando com algo novo e diferente do que fizemos até hoje. Temos certeza de que o público vai gostar”.