Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: Diretor da Rádio, Pe. Paulo Morais, Marcos da Luz e o bispo Dom Vicente Ferreira, da Arquidiocese de Belo Horizonte

Vereador Marcos da Luz (PT) entregou homenagem do Legislativo pelos 50 anos da Rádio Educadora, após missa comemorativa na Co-Cadetral de São Sebastião, em Coronel Fabriciano.

SERRA DO CURRAL – Na década de 1970, em plena ditadura, a Assembleia Legislativa se levantou contra a então toda-poderosa MBR, que havia recebido dos órgãos dos governos estadual e municipal licença para retirar minério de ferro abundante no local. Pela ação da Assembleia, que criou uma comissão parlamentar de inquérito, levantou-se toda a questão ambiental da capital, o que, inclusive, fez Carlos Drummond de Andrade se manifestar em seu artigo do Jornal do Brasil. A imprensa falou sobre o assunto e acabou contendo a MBR na Serra do Curral, preservando a parte do maciço do lado de BH, sendo que o outro lado, está lá hoje pra quem quiser ver: sobraram buracos. Quando achávamos que o assunto não voltaria a ser destaque na imprensa, porque a MBR foi embora, vem a notícia de que uma mineradora está destruindo a frente da Serra do Curral, ao lado do Hotel Taquaril. A mineradora diz que está documentada e que tem licença. Onde estão os órgãos ambientais que criam dificuldades para se cortar uma árvore e permite a destruição da Serra? O interessante é que os órgãos que cuidam do meio ambiente na cidade impedem que se instale um teleférico no Parque das Mangabeiras até o pico da Serra. Pra isso, aparecem os defensores do meio ambiente que, infelizmente, somem quando o assunto é enfrentar uma mineradora poderosa.

OUTRO ESCÂNDALO – Os moradores de Casa Branca, em Brumadinho, que também fica numa área de preservação permanente com parte da Serra do Rola Moça, construíram com recursos próprios uma estrada entre a localidade e o bairro Jardim Canadá. A estrada passa por cima da Serra, mostrando uma bela paisagem e descendo-a em lindas e perigosas curvas até chegar à Casa Branca. Só que há muitos anos, o governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vem se recusando a assumir a estrada que está pronta a alguns anos, mesmo passando por dentro de um parque estadual. É bom lembrar que no mesmo local está a MBR, destruindo uma outra localidade, região que sempre foi preservada, onde parte do terreno foi comprada pelo então prefeito JK. Como sempre os órgãos ambientais deram licença para a mineradora que se comprometeu a buscar água em Conselheiro Lafaiete, se secar as nascentes do local.

AS INTERVENÇÕES EM MINAS – O MDB e o PSB sofreram intervenções de suas cúpulas nos últimos tempos em Minas. O ex-prefeito Marcio Lacerda e mais os integrantes emedebistas passaram momentos difíceis nestes dias, devido a ingerência nas políticas internas dos partidos. Foi uma verdadeira corrida para não se perder prazo e uma decisão judicial prorrogada que deixou ainda os políticos quase sem poder se registrar para disputar as próximas eleições.

DA COCHEIRA

Reunião em favor da Lagoinha foi realizada na prefeitura outro dia. Os moradores representados pela publicitária Tereza Vergueiro, presidente do Movimento Lagoinha Viva, defendem uma revitalização da região, afastando o desejo da prefeitura de construir lá um abrigo para moradores de rua. Os moradores querem revitalização com os comerciantes voltando a investir na região, principalmente na Rua Itapecerica, que sempre foi um corredor de moveis antigos.

O Clube do Choro de Belo Horizonte será homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 11 de setembro. Homenagem presidida pelo vereador Arnaldo Godoy (PT), permanentemente preocupado com a cultura e o patrimônio da nossa cidade.

A Caixa Econômica está leiloando mais de 2.500 imóveis em nosso estado. São propriedades cujos mutuários deixaram de pagar suas prestações. Os adquirentes dos imóveis terão algumas dificuldades para ocupá-lo, pois os mutuários, em atraso, ainda estão dentro dos apartamentos.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 19 de agosto
Vicente de Paula Sandim, Santa Luzia
Oswaldo Calazans
Luciana Rocha Silva

Segunda-feira, 20
Washington Luiz Lara
Mauro Riso Lírio
Cássio Gonçalves
Carlos Bregunci
Vereador Mohamed Rachid
Jornalista Dimas Lopes

Terça-feira, 21
Publicitário Chico Bastos
Rita de Cássia Diniz
Manoel Bonifácio

Quarta-feira, 22
Ex-senador Ronan Tito
Luiz Ailton Amaral
Luiz de Castro

Quinta-feira, 23
Sra. Vera Lúcia Alves de Brito – esposa do Prof. Otávio Elísio
Terezinha Sampaio
Flávio e Berenice Rocha
Úrsula Nogueira – Rádio Itatiaia

Sexta-feira, 24
Manoel Hagem
Flávio Souza Lima
Daniel Fonseca Menezes

Sábado, 25
Roberto Gontijo
Alba Regina Lizardo – Rádio América
Francisco Rodrigues

A todos, os nossos parabéns!