Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Mulher papagaio

Por conta de problemas relacionados a denúncias e outros fatos desagradáveis, a deputada federal Raquel Muniz (PSD) passou um longo período sem discursar em grandes eventos de Montes Claros, sua terra natal. Mas agora, em plena época de campanha, ela, assim como os demais candidatos, faz de tudo para aparecer. Aliás, Raquel posou “coladinha” no tucano Geraldo Alckmin durante encontro com o candidato a governador Antonio Anastasia (PSDB), em BH. Alguns parlamentares ficaram com uma certa dose de inquietação, afinal, muitos almejavam aparecer na televisão, como a senhora Muniz. Política e esperta, com certeza.

Ciúmes

Ao longo dos anos, o ex-deputado federal Danilo de Castro comandou, em Minas, a estrutura do PSDB no estado, junto ao seu amigo Aécio Neves. A parceria fez com que o grupo conquistasse várias vitórias em mais de uma década. Agora, segundo consta o rosário político, esse trabalho operacional de campanha do tucano Anastasia está entregue ao suplente de senador Alexandre Silveira, que morre de ciúmes quando ouve falar no nome de Danilo. Coisas da política.

 Amou com fé

Recentemente, o famoso padre Fábio de Melo foi perguntado, em um programa de TV, se já namorou. Respondeu que sim, quando era mais jovem. “Porém, depois disso, me engajei no mundo da igreja e essa minha experiência fez crescer minha convicção e fé, que levo comigo até hoje nas pregações”.

 Meles, o ausente…

Fazendeiro, deputado federal de vários mandatos e ex-ministro do Turismo Carlos Melles, praticamente, se manteve ausente nos últimos acontecimentos de seu partido, o Democratas.

Cena final. Apenas para rememorar: Melles era presidente da legenda em Minas até o início deste ano, quando foi afastado do posto para ceder lugar ao agora candidato ao Senado Rodrigo Pacheco. Aliás, os dois mal se cumprimentam.

 Candidato “limpa trilho”

“A função de Henrique Meirelles (MDB) como candidato à Presidência da República é assumir o desgaste do governo do presidente Michel Temer (MDB), facilitando a vida do tucano Geraldo Alckmin”. Opinião do professor universitário e cientista político Oswaldo Dehon. Pegou pesado, professor!

 Jogo democrático

Na avaliação do filósofo paulistano Mário Sergio Cortella, esse entra e sai de candidatos e mudanças de coligações partidárias são movimentos importantes no jogo democrático. “O que temos de avaliar é se as leis estão sendo respeitadas, pois, neste caso, a democracia irá permanecer viva. As cenas deste ano são comum e é melhor assim do que o jogo dos regimes fechados”, sentencia o mestre.

 Importância da TV

Para o jornalista da crônica política de Brasília Valdo Cruz, 70% dos eleitores estariam esperando o horário gratuito da TV para definir os seus votos e os outros 25% se orientaram por meio das redes sociais. Entretanto, o comunicador não mencionou o nome do instituto que realizou essa consulta à população brasileira.

 Romeu Zema

Recentemente, o candidato a governador Romeu Zema (Novo) apareceu em uma pesquisa com média de 3% de popularidade. Foi aí que o conhecido cientista político mineiro Adriano Cerqueira comentou: “Trata-se de um número significante para um empresário de sucesso e que entra na política pela primeira vez”.

Cena única – Há uma expectativa de que, nas próximas semanas, o candidato em questão conquiste uma pontuação ainda mais expressiva nas pesquisas eleitorais, pois ele é uma espécie de cidadão que venceu na vida. “Isso servirá de espelho para muitas pessoas”, analisam os marqueteiros políticos.

 A vez dos jovens

Debatendo diversos temas na TV Cultura, o jornalista e apresentador Marcelo Tas comentou que os jovens eleitores na faixa dos 16 anos não devem ser tratados como idiotas, pois muitos têm opinião formada e, nestas eleições, a presença deles nas urnas pode ajudar no início das mudanças a que o país almeja. Será?

 Condenando a segurança

Com autoridade de pesquisador da Fundação João Pinheiro, uma das instituições mais respeitadas no segmento em Minas, Luiz Felipe Zilli atacou: “Realmente tem de haver mudanças no regime de segurança nacional, como proposto pelo governo de Brasília, afinal, o atual está vigente desde de 1978. Algo bem arcaico, carcomido que as polícias Civil e Militar atuam distantes uma da outra, como se não fizessem parte de um mesmo esquema, cuja finalidade é proteger o cidadão”, sentenciou o pesquisador.

Jogo pesado

A semana terminou com o jornalista Carlos Viana, pré-candidato ao Senado pelo PHS, sendo literalmente descartado pelo grupo do tucano Antonio Anastasia (PSDB) que, por sinal, assumiu publicamente o compromisso com outros dois candidatos: Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (MDB). Coitado do experiente comunicador, gente!

Dilma poderosa

Segundo comentários dos bastidores da Assembleia Legislativa, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), candidata ao Senado por Minas Gerais, estaria trazendo de Brasília um grupo de profissionais para assessorar sua campanha.

Entre o ruim e o pior

A esperança do advogado criminalista de São Paulo Roberto Delmanto Junior parece com a de muitos brasileiros. Segundo ele, os debates até agora, deixaram o eleitor confuso, sem saber escolher entre os candidatos à Presidência da República, oscilando entre o ruim e o pior. “Somente com o período de debate na TV vamos ver quem, efetivamente, tem uma proposta capaz de unir os brasileiros”, avalia o advogado.

Secretário fora

Se tratando de sucessão mineira, uma das poucas informações vindas do Palácio da Liberdade é que o influente secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Helvécio Magalhães (PT), neste pleito, estaria fora da coordenação da campanha do candidato Fernando Pimentel (PT).

Presidente controverso

Sobre a sucessão presidencial, em São Paulo, o diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva, saiu com esta: “Recentemente, o presidente Michel Temer (MDB) apresentou uma carta à nação, indicando o seu ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) como seu candidato na disputa ao Palácio do Planalto. Temer teria sido muito mais coerente se tivesse apresentado uma carta de renúncia”, vaticinou o professor. Que maldade, mestre!

Grupo poderoso

O empresário Vittorio Medioli (Pode), atual prefeito de Betim e, no momento, o nome mais influente da comunicação mineira, estaria namorando a compra de um canal de TV em Curitiba, no Paraná, que conta com exibição de seus programas em todo o Brasil, por meio de satélite. Por enquanto, trata-se de uma especulação ouvida pelos corredores do Palácio do Planalto, em Brasília.

Ficha Limpa

“Não há para onde correr. É fato: a Lei da Ficha Limpa é legal, constitucional, votada no Congresso Nacional, sancionada pelo presidente da República e reconhecida nas Cortes Superiores. Quem procura questioná-la neste pleito já sabe: os condenados em segunda instância estão fora do jogo eleitoral de 2018. O que inclui o ex-presidente Lula (PT)”. Avaliação do jornalista de Brasília, Gerson Camarotti.

Lula inteligente

Em um programa da TV Assembleia, o cientista político mineiro Carlos Ranulfo comentou: “O ex-presidente Lula (PT), mesmo preso, agiu ligeiro ao ajudar construir um cenário em que afasta a possibilidade de Ciro Gomes (PDT) ganhar, já que o candidato tinha interesse em ser uma espécie de herdeiro dos votos do PT”.

Política em Uberlândia

As convenções do Democratas e do Partido Progressista, realizadas no último dia 5, aconteceram no Ouro Minas, em BH. Os hóspedes do local se sentiram incomodados por conta de uma multidão de convencionais que compareceram, com fanfarras e muito barulho.

Cena final. Tudo isso foi pouco, maior deve ter sido a decepção do experiente prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP). Dois dias antes do evento, ele se hospedou no local, em companhia de sua esposa, Ana Paula Junqueira (PP). Ela chegou a ser confirmada como candidata a vice-governadora, em convite formal e pessoal do então candidato a governador Rodrigo Pacheco (DEM). Só que, em menos de 24h, o próprio candidato jogou a toalha e resolveu disputar o Senadode modo que o grupo do prefeito de Uberlândia deve estar tiririca com Rodrigo até hoje. Coisa feia, gente!