Home > Artigo > Mobilização para um trânsito seguro

Mobilização para um trânsito seguro

A frota de motos cresce a cada dia em Belo Horizonte. De acordo com dados do Detran-MG, atualmente, circulam na capital mais de 217 mil motocicletas, o que representa 11,2% do total de veículos da cidade. E junto com o aumento vem a necessidade constante da realização de ações que visem a melhoria das condições do trânsito e mobilidade urbana de forma geral. Por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), por meio da Câmara Setorial Duas Rodas Motos, realiza, pelo quinto ano consecutivo, a campanha “Ande Seguro”.

Essa iniciativa promove paradas educativas elaboradas para os motociclistas, com o objetivo de informar, conscientizar e propor a mudança de comportamento, chamando atenção para a importância da manutenção preventiva dos veículos, do uso adequado de itens de proteção e da direção defensiva. Garantindo com isso mais segurança no trânsito e contribuindo para a redução do índice de acidentes envolvendo motos. Em Belo Horizonte, de janeiro a junho deste ano, de acordo com a Fhemig, foram registrados 3.969 acidentes de trânsito, sendo que 2.073 foram com motociclistas, o que corresponde a 52,2% do total.

Durante a campanha “Ande Seguro”, os motociclistas que transitam pelos corredores em que as ações estiverem ocorrendo são convidados a parar e permitir que seus veículos e equipamentos sejam avaliados. A condição de itens como capacetes, freios, pneus e rodas são verificados. Quem participar das  paradas, além do check-up da moto, ganham a instalação de antena corta cerol, cartilha educativa e kit lanche. Eles também participam de sorteios de brindes.

Este ano, a campanha entra em numa segunda fase, que visa conhecer o histórico dos motociclistas. Por isso, foram incluídas novas perguntas no questionário. Serão abordados pontos como: quantos quilômetros e o tempo que roda por dia, se já sofreu ou não acidentes, caso tenha sofrido, quantos dias ficou parado por isso, e se possui plano de saúde. Com isso a CDL/BH quer conhecer melhor quem são os motociclistas que circulam na capital e saber quais são as reais necessidades do setor, para poder propor medidas efetivas que gerem a conscientização e a redução do número de acidentes envolvendo motocicletas.

Em 2017, no período da realização da campanha, houve redução de 6,1% no número de acidentes envolvendo motocicletas, o que gerou uma economia de cerca de R$ 2,5 bilhões para os cofres públicos. Na última edição, foram realizadas 18 paradas com a participação de 3.210 motociclistas e como resultado foi constatado que 76% das motocicletas, que circulavam em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, estavam em boas condições de uso. Os veículos em estado razoável somavam 20%, e apenas 4% estavam ruins.

A expectativa da CDL/BH para este ano é de que quatro mil motos passem pelas paradas e, como resultado das ações, haja redução de 10% no número de acidentes. A campanha tem a duração de três meses e nesse período haverá abordagens educativas em pontos estratégicos de Belo Horizonte nas Regionais Centro-Sul, Venda Nova, Oeste e Noroeste. As paradas são realizadas sempre às terças e quintas-feiras.

Atuar para tornar o trânsito da capital mais seguro é uma das metas da CDL/BH. Problemas referentes à mobilidade urbana em Belo Horizonte refletem, diretamente, no bem-estar da sociedade e no comércio. E nosso trabalho é, justamente, para garantir o desenvolvimento dos setores de comércio e serviços e da cidade como um todo. Por isso, a CDL/BH segue atuando, junto aos demais agentes, para um trânsito mais eficiente e seguro para motociclistas e para a população.