Home > Geral > 70 milhões de pessoas querem ir embora do país

70 milhões de pessoas querem ir embora do país

Para melhorar de vida, muitas pessoas almejam uma oportunidade de sair do país. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto Datafolha apontou que 70 milhões de brasileiros, com mais de 16 anos, iriam para o exterior se tivessem oportunidade.

O estudo aponta que 43% da população adulta tem o desejo de se mudar. Na faixa-etária de 16 a 24 anos, a porcentagem é ainda maior, chegando a 62%. São 19 milhões de jovens que deixariam o Brasil, o número equivale a toda a população de Minas Gerais.

Mas, será que essa mudança representa, de fato, uma melhoria de vida? A psicóloga organizacional e clínica Livia Marques explica que é preciso entender que, quando se toma a decisão de sair do país, toda a rotina é alterada. “Por isso, a primeira coisa a se aprender é ter resiliência, porque alguns momentos podem não ser confortáveis”.

Segundo ela, apesar de ser uma novidade boa, a pessoa precisa lidar com a ansiedade. “Vão existir coisas que precisarão ser superadas. Estar longe da sua cultura, língua e, principalmente, das pessoas que ama, dói. Não é um passeio, é uma mudança que precisa ser bem compreendida para evitar frustrações”.

Para que a mudança não seja tão assustadora, Lívia diz que a melhor saída é o planejamento. “O primeiro passo é entender o porquê de estar indo. Depois, ter sempre em mente que as coisas podem dar certo, como podem não dar. Agora, um ponto importantíssimo é ter consciência de que se trata de uma nova cultura, pessoas com hábitos diferentes, uma nova sociedade”.

Por isso, a psicóloga aconselha a pesquisar bastante sobre o lugar de destino. “Se a pessoa sai do Brasil, que é um país no qual a maioria das pessoas são amigáveis, calorosas e praticam a ajuda mútua, e vai para outro que a população é mais fria, é algo brusco que requer mais tempo de adaptação”.

Foi exatamente o que aconteceu com a profissional de marketing Luciana Carpinelli. Ela morou um ano na Alemanha e recorda que a experiência de adaptação foi difícil, mas incrível e rica em aprendizado. “Não falava nem cinco palavras em alemão. Não conhecia ninguém, mas ainda sim, valeu a pena”.

Luciana conta que estava infeliz no trabalho e decidiu arriscar a mudança que foi bem planejada. “Já falava inglês e decidi aproveitar para aprender outro idioma. Berlim foi uma alternativa interessante, acessível e culturalmente rica. Tinha umas economias guardadas, fiz um acordo na empresa que trabalhava e comprei minha passagem com 3 meses de antecedência”.

A primeira coisa que procurou foi uma escola para aprender a falar alemão. “Contratei um pacote de um curso para iniciante e um mês de estadia na casa de família. Esse tipo de hospedagem é mais cara, mas preferi ter essa estrutura para começar e me adaptar”.

Luciana acrescenta que a experiência foi muito importante para sua autoestima. “Aprendi a me virar. Eu era a minha única companhia para o bem ou mal. Fiquei mais confiante e isso me ajudou, inclusive, profissionalmente”.

Apesar de não ter tido a oportunidade de morar lá, para ela, o ano que passou no país valeu a pena. “Eu não consegui o visto de trabalho e isso dificultava para conseguir alguma atividade fixa. Na mesma época, minha avó estava com problemas sérios de saúde e, agregado a saudade, a melhor alternativa foi voltar. Mas isso não significa que tenha dado errado. A bagagem que criei foi um aprendizado enorme”.

O que é preciso?
Mudar de país requer, além de preparo pessoal e emocional, toda uma organização burocrática. De acordo com o fundador da Elite International Realty, consultoria imobiliária com sede em Miami, Leo Ickowicz, é fundamental que o brasileiro se atende às leis e regulamentos do país de destino, uma vez que há legislações diferentes para cada um.

No caso de quem pretende investir em um negócio próprio fora do país, o conselho é buscar um advogado de visto. “Ele vai orientar melhor nesse processo. É fundamental começar da forma correta no novo país, tanto em termos de negócios, quanto em investimentos. Um contador para indicar as melhores formas de recolher taxas e impostos também seria interessante”.

Outro ponto destacado por Ickowicz diz respeito a residência. “Pensar em um bairro que atenda suas demandas, escola para os filhos, se houver, além de pesquisar lugares próximos a hospitais, mercados e do local de trabalho”.

Para ele, o processo pode levar de 6 meses a um ano. “Há vários fatores envolvidos, como econômicos e psicológicos, mas o melhor é analisar bem todo o cenário. O ideal é não fazer nada com pressa. O visto de estudante é uma opção para não tomar decisões erradas e acabar elevando ainda mais os custos”, conclui.