Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Cientista 

A respeito do MDB mineiro, que pretende ter candidatura própria ao Governo de Minas, o cientista político Malco Camargo opina: “Aqui, como no resto do Brasil, esse partido nunca atua unido para se tornar competitivo. Eles preferem agir como coadjuvante ao longo da história”.

Cientista II

Ainda com relação ao cientista Malco Camargo, para ele, a recente pesquisa do DataFolha indicando a popularidade de Lula (PT) na disputa presidencial mantém o mesmo quadro de 90 dias atrás. Em sua avaliação, o ideal é esperar para ver a opinião do eleitor no início de julho, já que agora a população só que saber de Copa do Mundo.

Dirlene

Sem meias palavras, a economista Dirlene Marques, candidata ao Governo de Minas pelo PSOL, ataca: “Apenas o valor do auxílio moradia de um juiz em Minas equivale ao salário de um professor do estado”.

Dirlene II

Sobre a violência, tema recorrente em todo o Brasil, a economista, que também é ex-professora do estado, comenta que não adianta superlotar as penitenciárias. “Para diminuir esse drama, tem que haver mais investimento em programas sociais e na própria educação básica. Enfim, oferecer um nível de vida melhor para as famílias”.

Críicas ao governo

“Enquanto as famílias sofrem nas filas dos postos médicos por falta de investimento do governo federal, o Brasil tem, em sua conta bancária internacional, uma reserva de US$ 380 bilhões. Acho que parte desse valor deveria ser usado para minimizar os nossos problemas sociais”, avalia o advogado e ex-deputado, Airton Soares.

Comentário único. Ao final de seu comentário na TV Cultura, semana passada, Airton Soares arrematou: “As autoridades do Banco Central, e quem sabe o próprio presidente Michel Temer (MDB), deveriam ter compaixão dos velhos que morrem à espera de socorro nas filas espalhadas pelo Brasil afora”.

Atuação de Andréa

Com as devidas restrições de uma pessoa que está com problemas na Justiça, a ex-poderosa Andrea Neves irá prestar sua contribuição, nos bastidores, com a candidatura ao Governo de Minas de Antonio Anastasia (PSDB). A conferir…

PT prejudicado

Um dos desafios dos petistas mineiros é recuperar o prestígio no Vale do Aço, onde, atualmente, as principais prefeituras estão nas mãos de outras legendas. E olha que, no passado, a região era denominada Vale Vermelho por conta da presença das bandeiras do PT tremulando.

Política em Uberaba

A cúpula do MDB mineiro ficou irritada com a presença do prefeito de Uberaba, Paulo Piau (MDB), ao lado de Marcos Montes (PSD) quando o segundo foi convidado, pelo senador Anastasia (PSDB), para ser vice-governador. A cobra vai fumar, afinal o MDB trabalha com a hipótese de candidatura própria.

Newtão ausente

Segundo comentários de bastidores, o ex-governador Newton Cardoso, com seus 80 anos, estaria pendurando a chuteira. Ou seja, ele, pela primeira vez em 40 anos de vida pública, deverá ficar fora dos meandros da sucessão para governador do estado. Porém, Newtão vai passar a bola para o seu filho, Newton Cardoso Júnior (MDB). Tudo em família, claro.

Fora FMI

Ao fazer uma análise sobre a conjuntura da economia do Brasil, o filósofo Luiz Felipe Pondé comentou que a nossa situação é delicada, mas não pode ser equiparada à situação da Argentina, pois aquele país, no início deste mês, se viu obrigado a pedir ajuda do Fundo Monetário Internacional. “Tomara que o FMI desapareça. Nada de ficar rondando o Brasil”, ironiza.

Governo fraco

“Quando o governo é fraco e protagoniza cenas desagradáveis, como o tabelamento de preço do óleo diesel, cujo decreto foi refeito algumas vezes, acaba por desmoralizar o que ainda restava de otimismo do Governo de Temer (MDB)”, fuzila o jornalista Gerson Camarotti.

Pampulha esquecida

Apenas a Igrejinha da Pampulha começou a ser restaurada, porém o projeto de recuperação da lagoa, por conta de sua eleição como Patrimônio Cultural da Humanidade, é assunto proibido de ser discutido nos bastidores da PBH. O motivo? Falta verba. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.

Conselheiro de Pimentel

Embora seja homem de negócios, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, seguindo fontes da Assembleia Legislativa, tem se tornado um dos principais conselheiros políticos do governador Fernando Pimentel (PT).

Liderança de Bruno

Semana passada, o ex-prefeito de Juiz de Fora Bruno Siqueira (MDB) apareceu no noticiário político ao comandar uma recepção, em sua cidade, ao presidenciável do MDB, Henrique Meirelles. Aí surgiu o comentário de que Bruno é uma das lideranças emergentes mais saudáveis do partido.

Economia X Política

Do alto de sua experiência como diretor da faculdade de economia da PUC/SP, o professor Antonio Corrêa de Lacerda lembrou que, devido ao debate frenético sobre eleições, os brasileiros irão sofrer turbulências na economia. “Um tema puxa o outro para o roldão dos problemas”. Cruz credo, professor!

Volta dos militares

Sem explicar de onde vieram os números, o cientista político Carlos Ranulfo disse que, atualmente, 51% dos brasileiros apoiam o retorno de um governo militar. O motivo? A bagunça generalizada em nosso país. Ave Maria, gente!

Para todos

“A lei é para todos, inclusive para os caminhoneiros. Então, se algum deles estiver insatisfeito que espere pelo próximo movimento, afinal eles já foram atendidos pelo governo, embora a conta disso seja paga por toda a sociedade”. Comentários do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

TSE sem estrutura

“Se efetivamente tivesse que fiscalizar detalhadamente os votos dos eleitores, inclusive por conta da impressão em papel de toda votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não teria condições técnicas de atender a demanda. Isso prova que pode haver falha nas urnas eletrônicas”, suspeita a professora da USP Janaína Paschoal, aquela que entrou com o pedido de cassação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Assunto complicado.

Temer na berlinda

“É de assustar o noticiário nacional apontando que Michel Temer (MDB) está envolvido em atos de corrupção praticados no período anterior à sua chegada à presidência. Isso denigre a imagem do Brasil até no exterior. É ruim para todo mundo”. Opinião do jornalista Merval Pereira.

Temer pode cair

A jornalista Natuza Nery acredita que se chegar ao Congresso Nacional a terceira denúncia, solicitando a cassação de Temer (MDB), a “vaca vai pro brejo”. “Aí ele cai, pois já não tem mais moeda de troca. Aliás, seu governo já está mal cheiroso”.

Contas malditas

Embora o fato já tenha acontecido há 2 anos, ainda hoje têm pessoas analisando o motivo que levou o Congresso Nacional a cassar a então presidente Dilma Rousseff (PT). Na avaliação do jornalista e escritor Raimundo Pereira, isso aconteceu por conta do descontrole da economia tendo, como pano de fundo, o agravamento das contas públicas. Será gente?