Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Nova Lima

Depois de ter sido prefeito por dois mandatos em Nova Lima, Carlos Rodrigues (PT) continua tendo que acertar contas com a justiça da cidade por conta de possíveis erros em sua administração. E seria bom o prefeito ficar com as barbas de molho, afinal, depois de tantas prisões, ele seria, como dizem na Porta do Café Nice, um alvo fácil. Te cuida, Carlinhos.

Lacerda irritado

Quando participou da solenidade de posse da nova diretoria da Fiemg, o ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi o único dos pré-candidatos ao Governo de Minas que não fez parte da mesa diretora. Ele, segundo amigos, ficou fulo da vida.

Medioli não

Tido como um dos grandes empresários mineiros, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Podemos), não foi visto na referida solenidade na qual o empresário Flávio Roscoe se tornou presidente da poderosa Fiemg.

Marqueteiro sumido

Ao longo dos anos, o publicitário Paulo Vasconcelos chamava para si a responsabilidade de marqueteiro dos tucanos, especialmente do político Aécio Neves. Agora, com o PSDB em baixa e seu ex-patrão enrolado nos processos judiciais, Paulinho está sumido. Coisas da vida gente.

Imprensa criticada

A grande imprensa de Belo Horizonte, especialmente a escrita, tem recebido críticas das assessorias dos pré-candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Dinis Pinheiro (Solidariedade), por conta de veiculação de notas minimizando ou informando de maneira errada sobre projetos e bastidores de campanhas de ambos.

Cena única – Ainda de acordo com amigos de Dinis e Lacerda, o surgimento de notícias inverídicas a respeito deles, tem sido mais acentuado depois que o senador Antonio Anastasia (PSDB) resolveu entrar no páreo.

Coordenador de Anastasia

Ex-deputado federal, delegado de polícia licenciado e suplente de senador Alexandre Silveira é, atualmente, um dos principais coordenadores da campanha do senador Antonio Anastasia (PSDB) ao Governo de Minas, de quem, aliás, ele é o primeiro suplente. Ou seja, está ajudando o amigo na pré-campanha e, também, legislando em causa própria, claro.

Sucessão mineira

Comentários ouvidos nos corredores da ALMG dão conta que foi feita uma reunião do presidente da Casa, Adalclever Lopes (MDB), com a finalidade de divulgar sobre o pré-lançamento de sua candidatura ao Governo de Minas. No dia havia cerca de 50 deputados, no entanto, eram os mesmos parlamentares que 15 dias antes estiveram no lançamento do tucano Antonio Anastasia ao Palácio da Liberdade. Êta políticos danados, gente!

Olavo em Brasília

O mundo empresarial foi surpreendido com o convite feito ao vivo pelo presidente Michel Temer (MDB), na solenidade de posse da Fiemg, para que o ex-presidente Olavo Machado ocupasse uma assessoria direta da Presidência da República. Porém, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, já havia sido sondado por Temer e sabia do convite formal há 10 dias.

Apoio a Lacerda

Ao participar do programa Mundo Político, na TV Assembleia, o deputado Fábio Cherem (PDT) foi direto ao ponto. Mesmo ele sendo filiado a outro partido, apoia a candidatura de Marcio Lacerda (PSB) ao Governo de Minas.

Em tempo: o ex-prefeito é filiado ao PSB. Ou seja, pode ser que o badalado acordo entre o PDT e PSB esteja a caminho.

Força dos caminhoneiros

Com experiência internacional, o filósofo Luiz Felipe Pondé, disse à TV Cultura: “Se uma greve organizada como a dos caminhoneiros durar uma média de 10 dias, parte qualquer país ao meio e não tem presidente da República que se sustente no trono”.

Petrobras ou picaretagem?

“A presença de políticos interferindo nas decisões administrativas da Petrobras, especialmente quanto à discussão de preços e tudo mais, significa influência indevida para não dizer uma verdadeira   picaretagem”. Palavras do historiador paulistano Marco Antonio Villa.

Corrupção no Brasil

Especialistas em assuntos relacionados à corrupção consideram que a situação de falta de seriedade no Brasil chegou a tal ponto que, mesmo existindo a Operação Lava Jato, serão necessárias algumas décadas para poder livrar o nosso país desta verdadeira maldição. Cruz credo, gente.

Temer sem prestígio

Na sua rápida passagem por Minas, semana passada, o presidente Michel Temer (MDB) foi aplaudido e vaiado ao mesmo tempo. Um dos comentários de bastidores a respeito dele foi que sua rejeição bate os 70%%. Sendo assim, politicamente, não lhe sobrava alternativa a não ser desistir de se candidatar ao posto e indicar seu ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que também está com baixíssima possibilidade de crescer nas pesquisas eleitorais.

Perguntar não ofende

Até mesmo os velhos frequentadores do Café Nice, no centro de BH, encontram dificuldade de lembrar o nome do atual presidente do Atlético. Aí, muitos atalham: “Na verdade, o presidente de plantão é o prefeito Alexandre Kalil (PHS)”. Eu, hein?!

Julvan em Brasília

O popular presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, ao fazer uma incursão em Brasília, foi lembrado por muitos de seus colegas, de outros estados, como uma figura ideal para assumir a presidência da Associação Nacional de Prefeitos e Vice Prefeitos. Mas isso daqui a um ano. Quem sabe?

Popularidade de Pimentel

Segundo sondagens de bastidores, a popularidade do governador Fernando Pimentel (PT), tem melhorado na região do Alto Paranaíba. A assessoria política do governador comemorou, efusivamente, com certeza.

Incerteza política

No Médio Oeste Mineiro ninguém sabe nada a respeito do futuro político do ex-deputado e ex-prefeito de Pará de Minas Antonio Julio. Ele havia planejado candidatar-se a deputado estadual, mas ultimamente não tem comentado muito a respeito do assunto.

Ademir na oposição

Bem assediado durante a solenidade de posse da nova diretoria da Fiemg, o ex-deputado e ex-prefeito de Contagem Ademir Lucas ao ser indagado por amigos respondeu: “Estou me sentido muito bem, fazendo oposição à atual administração em Contagem”.

Cedeu muito

A história da greve dos caminhoneiros no Brasil já começa a ser escrita. Por exemplo, na opinião do cientista político Gaudêncio Torquato, o governo cedeu demais e isso irá incentivar com que outras categorias ajam da mesma forma, pressionando o poder central. Para ele, está em jogo o interesse da extrema direita e esquerda. Ave Maria, gente!

 Negociador desqualificado

Ainda sobre o tema greve: “O Problema é que o governo designou um ministro sem condições para manter os entendimentos com os grevistas: o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha é um desqualificado”. Opinião do jornalista Merval Pereira.

Cena final – Já para o jornalista Gerson Camarotti, o presidente Michel Temer (MDB) cedeu em excesso para atender as reivindicações dos grevistas e não resolveu o problema da greve no tempo devido, por conta da fragilidade do seu governo. Aí, os aproveitadores, especialmente os baderneiros da política partidária, entraram em ação. Que horror, gente!