Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

ANASTASIA CANDIDATO – Depois de relutar muito em ser candidato a governador, o senador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou, em alto e bom som, outro dia que aceitou concorrer ao pleito depois de receber uma série de apelos de seus companheiros de partido e do povo em geral. Para ele, a missão é reconstruir Minas Gerais depois de uma avalanche que destruiu tudo que foi feito, principalmente, no seu governo. Ele exemplificou: “É como deixar uma casa bem arrumada e encontrá-la totalmente destruída. Vamos ter que reconstruir o Estado”.  Muitos prefeitos estiveram presentes e, de imediato, o PTB, o PSD e o PPS já anunciaram disposição em se coligar ao PSDB.

TERMINAL TURÍSTICO JK – BH é uma cidade interessante. Como nascemos sob a égide do novo, tudo que construímos no início do município foi destruído 30 anos depois. Não ficou nada para contar a história da capital. É o caso da Igreja Matriz de Boa Viagem, histórica e todo no barroco, foi derrubada sob as ordens do então primeiro arcebispo da cidade, Dom Antônio dos Santos Cabral. Também o Grande Hotel foi jogado ao chão, em seu lugar construíram o conjunto Arcangelo Malleta, hoje todo degradado. E ainda o conjunto da Feira Permanente de Amostras, inaugurado em 1930, no local tivemos o primeiro Mercado Municipal que foi derrubado para dar lugar a rodoviária. Há pelo menos 30 anos, o então secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Minas, deputado Leopoldo Bessone construiu, depois de muita negociação com moradores, um terminal turístico que ganhou o nome de JK, por estar localizado no conjunto de mesmo nome ali nas proximidades da Praça Raul Soares. O lugar foi importante para levar os passageiros até Confins. Aliás, chegaram a construir um balcão de check-in onde o passageiro do voo já saía com o bilhete de viagem. De repente, o terminal JK perdeu sua função e, hoje, o pessoal que promove excursões usa-o precariamente. Lá agora é estacionamento, funciona uma AISP da polícia e as viaturas impedem a chegada dos ônibus no local. Enquanto isso, tivemos que improvisar um ponto de ônibus na Avenida Álvares Cabral para a ligação entre BH e Confins.

DA COCHEIRA

Pobre só leva a pior. A inflação está baixa, em torno de 3% ao ano, e a Cemig está anunciando um reajuste de 25% nas contas de luz.

O Atlético desinteressou-se por um torneio internacional, a Sul-americana, para se dedicar as outras competições. O time já foi eliminado da Copa do Brasil. Resta apenas o Campeonato Brasileiro.

Enquanto parte do PT tenta manter candidatura de Lula (PT), o governador Fernando Pimentel (PT) está articulando um apoio do seu partido a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência. Para isso, haveria o sacrifício de Marcio Lacerda (PSB) em não se lançar em Minas para apoiar Pimentel.

Também no PSDB de São Paulo está nascendo um movimento que visa trazer João Doria para ser candidato à vice de Alckmin e, em troca, o PSB apoiaria o ex-governador, com Marcio França ficando sozinho na candidatura do Estado com o apoio do PSDB.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 20 de maio

Antenor de Oliveira Paiva

Wanderson Basílio

Deputado Eros Biondini

Segunda-feira, 21

Ex-vereador José Lincoln Magalhães

Fernando de Magalhães Pinto

Ex-secretário Evandro de Pádua Abreu

Ex-vereadora Neuzinha Santos

Terça-feira, 22

Ex-governador Newton Cardoso

Antônio Ricardo

Tuca Rocha Ramos

Quarta-feira, 23

Lúcio Vaz de Melo

Deputado Dimas Fabiano

Márcio Coimbra Valério

Quinta-feira, 24

Luiz Lobo

Deputado Mauro Lopes

Dr. Cid Ribeiro da Cruz

Sexta-feira, 25

Padre Luiz Fernando

Éder Aleixo

Deputado Adelmo Leão Carneiro

Sábado, 26

Marcos Flávio Las Casas

Fernanda Leite

Dr. Newton Freitas Marques

A todos, os nossos parabéns!