Home > Artigo > Academias de ginástica

Academias de ginástica

Dando continuidade à abordagem acerca de como evoluíram as alternativas que a sociedade moderna buscam contra o sedentarismo e suas consequências, trataremos da ginástica e atividades físicas em academias. Em Belo Horizonte, as academias ao ar livre estão instaladas nas praças dos bairros – mas, aparelhos são usados pela população, sem nenhuma orientação de como cada pessoa deve fazer o exercício para seu tipo físico, idade e condicionamento.

No interior as academias ao ar livre estão em vários pontos das cidades e acontece a mesma coisa. Nossa sugestão é que as prefeituras façam convênios com as escolas, faculdades e universidades para que os estudantes da área esportiva possam fazer estágios e orientar os adultos, jovens e crianças no uso adequado das academias com os aparelhos.

Enquanto isso, quem pode pagar a mensalidade em academias – que a cada dia aumenta em Belo Horizonte e pelo Brasil –, com equipamentos de primeira geração, nas quais existem profissionais aptos a suprir a necessidade do aluno, está em vantagem.

Vale lembrar, que a prática de levantar pesos é uma atividade que sempre encantou o ser humano desde a antiguidade e, que talvez, por isso tenha estado presente no contexto esportivo desde o início dos Jogos Olímpicos da modernidade. O aspecto clássico da modalidade atrai a atenção de milhões de espectadores em todo o mundo.

Mas, justamente pela acirrada rivalidade desse grande interesse por um esporte tão clássico, a modalidade também viu-se atingida por escândalos de doping, o que se explica pelo fato de que a força muscular máxima pode ser significativamente aumentada com o ganho de massa muscular, e uma das formas de se acelerar o processo é a administração de fármacos que imitam a ação de formação de proteínas do hormônio sexual masculino, a testosterona. O esporte ficou maculado e, hoje, luta bravamente contra essa pecha, com bastante sucesso.

Outro ponto a ser discutido é que as pessoas começaram a levantar peso não apenas para vencer limites de carga, mas para parecerem musculosos. Era o advento do fisiculturismo, ou seja, treinava-se a força muscular não para melhorá-la, mas para se obter uma aparência forte. Aqui, uma vez mais, o uso indiscriminado de fármacos ilícitos e com devastador efeito sobre a saúde ganha espaço. Afinal, é justamente nesse contexto que sua efetividade é maior. E corpos extremamente musculosos não são alcançáveis sem essa “ajuda” química mais mácula sobre o exercício com pesos. A partir dos anos 80 e 90, surge um número significativo de estudos científicos que apontam para efeitos benéficos importantíssimos do treinamento da força muscular, mesmo aqueles utilizados pelo clássico levantamento de pesos ou pelos fisiculturistas.

A melhora da força muscular atua de forma impactante nos programas para redução da gordura corporal, o que, até então, acreditava-se ser apenas influenciado pelos exercícios prolongados e aeróbicos. A atividade, bem trabalhada, age no sentido de se obter melhor postura, e promove a execução mais facilitada de movimentos da vida cotidiana, como a perda de equilíbrio, tão comum em indivíduos em idade mais avançada, que podem ocasionar em fraturas. A imobilização decorrente das eventuais fraturas pode ser catastrófica. Isso porque ocorre que a manutenção da força muscular diminui a velocidade da redução do equilíbrio com o passar dos anos, auxiliando a evitar as fatídicas quedas e fraturas. Além disso, vencer as grandes resistências nos exercícios com pesos aumenta a sensibilidade dos músculos para a insulina, o que atua na prevenção e tratamento do diabetes mellitus tipo II e no tratamento do diabetes mellitus tipo I.

E não devemos nos esquecer: principalmente a partir dos anos 70, o treinamento da força muscular com pesos passa a ser componente fundamental da preparação física de atletas de alto rendimento de modalidades que nada têm a ver com o levantamento de pesos. Então, se por um lado, hoje em dia o levantamento de pesos ganha cada vez mais a imagem de modalidade livre de doping, levantar pesos em academias passa a ser uma excelente oportunidade do ser humano moderno se livrar da praga do sedentarismo, aquilo que na atualidade mais o adoece. Faça seu exercício físico, caminhadas diárias com orientação, para que sua atividade física esportiva não cause problemas no futuro, como lesões, distensões musculares e até fraturas. Saúde é fundamental!