Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Incerteza de Rodrigo Pacheco

O resultado da última reunião do diretório estadual do MDB praticamente definiu a saída do deputado federal Rodrigo Pacheco do partido. A retirada do parlamentar acontece apesar de alguns membros da legenda saberem que ele tem uma boa popularidade, especialmente, junto ao eleitor jovem, caso venha a ser candidato a governador.

Cena final: Por conta dessa realidade, Pacheco está se reunindo com diversos grupos com a finalidade de buscar alianças com vistas à sucessão de 2018. Amigos próximos dizem que tem havido muitas conversas, porém com resultados práticos ainda em construção.

Adalclever senador

Em Brasília, deputados federais mineiros do MDB já trabalham com a convicção da candidatura do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, ao Senado. Isso aconteceria em uma possível parceria com o grupo do PT. A conferir…

Clésio fora

Efetivamente, essa é a primeira grande eleição estadual e nacional na qual o nome do poderoso presidente Confederação Nacional do Transporte, ex-senador Clésio Andrade, sequer é lembrado. Tadinho dele, sô!

Esperto Zema

Lá no Triângulo Mineiro, região de influencia do megaempresário Romeu Zema, dizem que ele é pré-candidato a governador. No entanto, segundo consta dos bastidores políticos, a sua real intenção é eleger dois parentes próximos: um para deputado federal e outro para ser parlamentar estadual. Cruz credo, Dr. Zema. Quanta sede ao poder!

Walfrido fora

Tido como o dono de uma conta bancária das mais abastadas do Estado, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, segundo dizem na porta do Café Boca de Pito, se irrita quando querem fazer ilação de seu nome com a candidatura de seu irmão João Batista Mares Guia ao governo estadual. Ele, de acordo com os comentários locais, só se envolverá em projeto político caso o ex-presidente Lula (PT) venha disputar o pleito presidencial.

Saúde do Newtão

Recentemente foi sepultado o ex-presidente MDB, o histórico ex-deputado Armando Costa. No dia do funeral houve comentários com relação ao estado de saúde de outro emedebista também importante, o ex-governador Newton Cardoso, embora os presentes não tenham tecido maiores explicações sobre o assunto. Mas como dizem, onde há fumaça, há fogo. Não é mesmo, gente?

Politização da justiça

Irritado com a decisão da justiça de condenar o ex-presidente Lula (PT) em segundo instância, o deputado estadual do PT mineiro André Quintão disse: “Os membros do Judiciário deveriam assumir os cargos políticos de vez, já que é mais nítida a politização da classe. Uma vergonha nacional”, sentenciou o parlamentar.

Anastasia nacional

Ao avaliar o quadro político mineiro, cada vez mais confuso, o deputado do PTB Felipe Attiê disse que, para fugir destas intrigas locais, o senador Antonio Anastasia (PSDB) “deveria assumir de vez a sua condição de se tornar candidato a vice-presidente do Brasil. Afinal, os candidatos à presidente vindos de São Paulo sabem que sem o apoio de Minas, o segundo colégio eleitoral do país, fica difícil de conquistar o sucesso e o nome do senador tucano é uma reserva moral dos mineiros”, vaticinou o parlamentar petebista. Menos deputado…

Amil X Unimed

Há cerca de 10 anos instalada em Belo Horizonte, a Amil, plano de saúde procedente de São Paulo, continua em seu insosso prédio na Avenida do Contorno, no Lourdes. Enquanto isso, a sua concorrente, a Unimed, vai avançado por toda capital, construindo hospitais próprios, centro de atendimentos e tudo mais.

PT X PT

O pessoal do Palácio da Liberdade anda de cabelos em pé com as radicais posições de uma petista importante: a presidente da CUT, Beatriz Cerqueira. A preocupação é ainda maior no sentido de que se ela for eleita deputada estadual como pretende, o seu tom critico contra o governo mineiro poderia se acentuar ainda mais. É uma espécie de PT X PT, dizem pessoas próximas ao governador Fernando Pimentel (PT).

Defensivos agrícolas

Em Brasília, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) promete bater pesado para tentar convencer a bancada ruralista ao criar uma lei mais atualizada para permissão de uso de defensivos agrícolas nas lavouras brasileiras. Para ele, atualmente, são jogadas toneladas de veneno nas plantações que chegam à boca do brasileiro. “É um horror o que vem acontecendo atualmente”, comenta o parlamentar.

Sargento e o PDT

Ninguém tem coragem de comentar às claras, mas circulam rumores nos corredores da Assembleia Legislativa sobre a possibilidade do deputado Sargento Rodrigues deixar o seu partido, o PDT. Por enquanto, tudo não passa de especulação.

Ex-poderoso Danilo

Formalmente afastado da política partidária, o ex-todo-poderoso Danilo de Castro tem sido convocado a todo instante para conversas de bastidores, tendo em vista a sucessão para governador de 2018. Dizem que o homem tem o mapa das lideranças mineiras na cabeça. “Um verdadeiro computador ambulante”, comenta uma pessoa que o conhece.

Prefeito com Pimentel

Tem havido uma verdadeira romaria de prefeitos em Belo Horizonte para se reunir com o governador Fernando Pimentel (PT). Semana passada foram mais de 200. Uma loucura!

Apoio de Medioli

Os pré-candidatos ao Governo de Minas, Rodrigo Pacheco (MDB), Fernando Pimentel (PT), Marcio Lacerda (PSB) e Romeu Zema (Novo) nutrem a expectativa de contarem com o apoio do influente prefeito de Betim, Vittorio Medioli (POD). Coitado deles!

Aécio na berlinda

A vida do senador Aécio Neves (PSDB) não tem sido fácil. Em Brasília, ele continua mantendo um razoável grupo de apoio. No entanto, em Minas diminui cada vez mais o seu extenso círculo de bons contatos. No mundo empresarial então, não querem sequer ouvir falar o nome do senador tucano. Quem te viu, quem te ve.

Dono do PSDB

Sem meias palavras, o do historiador Marco Antonio Villa bateu pesado durante debate na TV Cultura. “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o verdadeiro dono do PSDB”, sentenciou o cientista. Cruz credo, gente!

Ditadura partidária

O comentarista e economista Antonio Corrêa de Lacerda avaliou que o enorme volume de dinheiro destinado ao Fundo Partidário Nacional irá proporcionar em breve, uma espécie de ditadura entre os partidos políticos brasileiros. “O coronelismo partidário será ainda mais forte”, prevê o professor.

Crivella

Na avaliação do historiador Marco Antonio Villa, a ausência do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) durante a maior festa popular brasileira, que acabou culminando com a tragédia das chuvas e tudo mais, é uma omissão irredimível do chefe do Executivo. “No futuro, o poderoso homem da Igreja Universal, irá pagar um preço alto politicamente por conta disso”.

Crivella II

Ainda com relação ao roteiro internacional do prefeito Marcelo Crivella (PRB), durante o Carnaval, o filósofo Mario Sérgio Cortella disse: “A decisão do prefeito de se afastar do Rio no Carnaval foi efetivamente imperdoável. Ele ainda vai ser cobrado muitas vezes por conta desse malfadado gesto”.

Intrusas em escola

A Escola Estadual Jornalista Jorge Paes Sardinha recebeu, além de seus alunos, outro visitante na volta às aulas: as abelhas. Alunos relataram para nossa produção que há uma grande colmeia próxima às salas de aula e que algumas crianças já tentaram jogar pedra nos insetos. Nossa equipe entrou em contato com a instituição e uma funcionária afirmou que o corpo de bombeiros sempre é acionado para resolver o problema, contudo, as abelhas voltam.

Comentário final: Parece um ciclo sem fim. É torcer para que elas jamais piquem ninguém.

Em construção

O Aeródromo Inhotim, em Betim, já tem a autorização da Anac para iniciar a construção. O investimento estimado é de R$ 140 milhões e o local estima gerar mais 650 empregos diretos e 800 indiretos. O empreendimento terá capacidade de receber aviões grandes, como o Boeing 737, que leva até 150 passageiros. Vale a pena conferir.

Lula em Minas

Na última semana, o ex-presidente esteve na capital, no Expominas, onde reforçou a sua pré-candidatura, no entanto, as circunstâncias podem traçar outra realidade: a agenda do petista continua cheia de compromissos pelo Brasil afora, mesmo sem saber ao certo se poderá ser ou não candidato. Vai entender.

Comentário único:  No mesmo dia que esteve em BH, ele aproveitou para visitar os betinenses a fim de fazer o dito “social” com os vizinhos da capital.