Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Futuro de Adalclever?

As informações especulando o futuro político do atual presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB), continuam circulando nos bastidores.  Há três possíveis caminhos para o deputado:  a indicação para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, compor a chapa para concorrer ao Governo de Minas juntamente com Fernando Pimentel (PT) e uma possível candidatura à Câmara Federal. Haja especulação, gente…

Sucessão da Fiemg

O candidato ao cargo de presidente da Fiemg Alberto Salum já teria arrefecido seus contatos em busca de votos, dando margem a uma composição com o seu concorrente Flávio Roscoe. No entanto, ainda existe a possibilidade de uma terceira via no pleito, cujos nomes lembrados são os de Fernando Coura, empresário ligado à mineração, e do atual vice-presidente da entidade, Aguinaldo Diniz. A conferir…

Robson sem prestígio

Nos últimos anos, o empresário mineiro Robson Andrade ficou em Brasília para ocupar o cargo de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, por isso, se distanciou dos sindicatos do setor em Minas. A essa altura, ele não tem mais tanta força junto ao colégio eleitoral do Estado, justamente no momento da eleição para suceder o presidente da Fiemg, Olavo Machado.

Presidente cai cai…

“Se a popularidade e o prestígio do presidente Michel Temer (MDB) cair um pouco mais, o seu governo ficará insustentável”. Opinião da jornalista Natuza Nery.

Eleição no Crea-MG

Mesmo disputando com mais cinco concorrentes, o engenheiro civil Lucio Borges foi eleito presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) com a bagatela de 70% dos votos.

Comentário único. Ainda com relação ao Crea-MG, o engenheiro Jobson Andrade, que acaba de deixar a presidência do conselho, tentou a eleição para o conselho federal do segmento, mas foi fragorosamente derrotado.

Problemas na PBH

A impopularidade do secretário da Fazenda da PBH, Fuad Noman, é enorme junto aos funcionários da Casa. Segundo se comenta, foi dele a ideia que culminou com o fim das férias prêmios no âmbito municipal. Aliás, dizem que Noman teve esse mesmo comportamento quando era secretário de Estado da Fazenda na gestão dos tucanos no governo mineiro.

Premiação da Itatiaia

O calendário dos grandes eventos de Belo Horizonte começa nesta segunda, dia 29, quando a direção da Rádio Itatiaia recebe convidados para a entrega do tradicional Troféu Guará.

Filhos por animais

Em debate realizado na TV Cultura, o filósofo Luiz Felipe Pondé soltou a pérola: “O controle demográfico no Brasil é tão realista que as mulheres estão evitando ter filhos por inúmeros motivos e, para não se sentirem sozinhas, investem cada vez mais na criação de animais de estimação, como cães e gatos”.

 Gastos no Brasil

“A cada 5 anos, o poder público no Brasil aumenta em 200% a sua capacidade de gastar, embora não se saiba de onde consiga arrecadar tanto dinheiro”, comentário do jornalista João Borges.

Petistas desistem

Não é oficial, mas comentários ouvidos nos corredores da Assembleia Legislativa apontam para a confirmação de que alguns deputados federais do PT não seriam mais candidatos neste ano. Entre eles, Gabriel Guimarães, Odair Cunha, Miguel Corrêa e o próprio Patrus Ananias. Vale a pena esperar para conferir essa notícia.

Os amigos de Temer

“No embate com o judiciário no tangente a fracassada nomeação da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) para o Ministério do Trabalho, o presidente Temer (MDB) sabe que a situação é difícil, mas ele insiste em se defender por uma questão simples: quer provar sua lealdade ao presidente do partido, Roberto Jefferson. Ou seja, é uma ação do presidente visando demonstrar amizade com seus amigos e aliados”. Avaliação da jornalista Cristiana Lôbo.

Kalil X Pimentel

No meio político comenta-se a respeito de um suposto entrevero entre o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS), e seu padrinho político, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PHS). Coisa simples, nada capaz de fazer estremecer o laço entre ambos. Por outro lado, dificilmente o chefe do executivo da PBH ficaria como aliado ao governador Fernando Pimentel (PT) em uma eventual disputa à reeleição pelo governo de Minas. Será?

Saúde enferma

“O Instituto Maguinhos do Rio de Janeiro, considerado o maior centro de produção de vacinas do mundo, está com problemas estruturais sérios que podem comprometer a sua boa atuação, caso não haja investimento rapidamente”. Avaliação do paulistano Ricardo Sennes.

Espertos artistas

Uma analisada rápida na nova lei de incentivo à cultura mostra que se trata de uma boa ação do governo e do Congresso para ajudar no desenvolvimento do setor. No entanto, segundo avalia o advogado Roberto Queiroga, o importante é alertar as empresas no sentido de evitar concentração dos atendimentos apenas aos grandes nomes da música e do teatro. “Esses, por já serem conhecidos e prestigiados, não precisam de apoio.”, lembra.

Pensamento positivo

De volta à cena política partidária, o ex-deputado Virgílio Guimarães já percorre os quatro cantos do Estado na tentativa de ser eleito deputado estadual. Aliás, já tem amigos apostando que ele deverá ser o mais votado. Vamos devagar, gente…

Uber X PBH

A decisão da direção do aplicativo Uber em participar como um dos copatrocinadores do Carnaval de Belo Horizonte, sem dúvida, foi um tremendo golpe de mestre. Pois, como se sabe, para continuar operando na cidade, tudo vai recai sobre decisões da municipalidade. Povo esperto, sô!

100 anos de epidemia

“Coube ao então sanitarista Oswaldo Cruz, há mais de 100 anos, erradicar a epidemia da febre amarela. Agora, por incompetência do poder público, essa peste volta a matar pessoas em todos os rincões do Brasil. Isso é uma vergonha nacional”, vaticina o cientista político Gaudêncio Torquato.

Excessos na Caixa

Do alto de sua experiência como conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Dimas Ramalho disse que não sabe se são necessários 12 cargos de vice-presidente na Caixa Econômica Federal. “É muito cabide de emprego. Vê se nos grandes bancos particulares, como Bradesco e Itaú, existe uma estrutura dessas?” indagou.

Sem dinheiro

Técnicos do Banco Central, que circulam pelos meandros do Congresso Nacional, estão pessimistas com a falta de apoio dos políticos para que o governo implemente as reformas econômica e da Previdência. Segundo comenta, se nada for feito em 10 anos, o Brasil ficará completamente sem dinheiro para quitar as suas contas, inclusive os compromissos básicos. Ave Maria, gente.

Futuro incerto

Em uma roda de empresários mineiros, o nome do deputado federal e vice-presidente da Câmara, Fabio Ramalho (MDB), foi mencionado pelos presentes. Aí, veio a pergunta: qual é o futuro político de Fabinho Liderança? Ninguém soube responder, mesmo porque ele tem sido lembrado para disputar diferentes cargos, inclusive de senador.