Home > Geral > Pais precisam organizar férias escolares dos filhos

Pais precisam organizar férias escolares dos filhos

O fim do ano traz consigo as férias escolares e, nesta época, é comum ver os pais se lamentando por não terem onde deixar as crianças ou, simplesmente, pela bagunça que elas fazem em casa no período sabático. Mas, será que o recesso escolar precisa ser um pesadelo?

Segundo a psicóloga da Escola Americana de Belo Horizonte, Michelle Rocha, os responsáveis devem tomar cuidado ao se programar o período. “Dependendo da forma como os pais lidam com a situação, a criança pode ter a ideia de que, para eles, passar um tempo com ela é um peso. Claro que dá pra entender o lado dos adultos, pois alguns não conseguem tirar férias e precisam arrumar alguém para cuidar do filho, mas é uma questão de organização”.

Michelle acrescenta que, se os pais puderem passar o período em casa com as crianças, é necessário que entendam como algo sadio e não uma obrigação. “Isso torna o momento leve e prazeroso. Se eles pensarem em atividades que as envolvam, terão uma oportunidade de aproximação e podem, inclusive, criar memórias para o resto do ano”.

Diversão é o que a estilista Graziella Freitas deseja agora. “Consegui conciliar meu recesso com o da minha filha e estou planejando atividades para fazermos juntas. Com a correria, eu raramente consigo passar um tempo tranquilo e divertido com ela”.

Ela elucida que, mesmo em meio a tantas brincadeiras, é necessário manter uma rotina e deixar a criança descansar. “Tem que ter equilíbrio. Ela deve brincar, mas também relaxar. Além disso, ter uma organização quanto aos horários da alimentação e banho são fundamentais. Muitos pais deixam as crianças dormirem até mais tarde, pode extrapolar o horário um pouquinho, mas não tanto, porque logo ela retorna as aulas”.

A psicóloga conclui dizendo que no mais é fazer cabaninha de lençol, brincar de corrida de obstáculos, mini-gincanas, noite do cinema com pipoca, karaokê, brincadeiras de adivinhação, passear, ir ao cinema, e museus”. Tudo isso contribui para a diversão nas férias”.

[table “” not found /]

[box title=”” align=”center”]Fique por dentro do que acontece em BH no site: www.bhforkids.com.br para a criançada aproveitar as férias.[/box]